O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 126 - 11.09.2008

De Santos à Baixa e ao Chiado
Da cota 05 à cota 40m, 5.6 km

As noites Lisboetas continuam a ser apetecíveis, mesmo com uma pequena baixa da temperatura. 18ºC pode já ser fresco para algumas pessoas, mas não para quem se faz deslocar pela cidade de ...... bicicleta.

Se há coisa que eu não senti ainda este ano, foi frio. Pedalar para ir para o trabalho, dar aulas, para a universidade, ao supermercado, ao cinema, ao encontro dos amigos, ou simplesmente vaguear pela cidade, tem destas vantagens.

Esta noite, depois de jantar não me apetecia estar em casa. Com a Baixa mesmo aqui ao lado (1500m), 6 minutos a pedalar colocam-me na Rua Augusta numa ápice. Os carris do eléctrico já não metem medo, principalmente com a minha urbana de roda 28" que atravessa tudo sem problemas, e até mesmo a calçada da Rua do Arsenal se tornou suportável, já que a utilizo quase todos os dias.

Depois de umas voltas pelo Rossio e pela Praça da Figueira, sigo até ao Chiado, subindo na mudança mais leve que tenho na bicicleta, pelas Ruas do Carmo e Garrett.
A 5 km/h, sem pressas, o esforço é reduzido ao mínimo indispensável para fazer avançar a minha bicicleta naqueles cerca de 8 a 9% de inclinação e uns 800m de distância. Estas são das ruas mais inclinadas que subo nas minhas pedaladas pela cidade.

Tirando ruas deste género, todas as outras têm inclinações muito inferiores, abaixo do 5%. Av. da Liberdade, Fontes Pereira de Mello, Av. da República (muito suave), Av. António de Augusto de Aguiar que muitas vezes me leva à Praça da Espanha, são todas avenidas mais suaves que estas ruas, que subo ocasionalmente.

Mas o gozo de andar de bicicleta pela zona histórica da cidade supera o esforço. E não sou o único. Vi talvez uma dezena de utilizadores de bicicleta esta noite, e mais uma meia dúzia equipados a rigor para a prática de desporto ciclistico. Uma criança inclusivé. Todos com luzes, como deve ser à noite. Eu chego mesmo a andar com as luzes ligadas durante o dia. Estudos indicam que assim reduzo em muito as probabilidade de acidente.


(A minha máquina no Largo do Camões. Reparem nos reflectores deste tipo de pneus, que "devolvem" a luz do flash. Excelentes para circular à noite, pois os automobilistas vêem-me melhor. Para além é claro, das luzes à frente e a trás)

Apesar de ter saído sozinho de casa, rapidamente arranjo companhia para conversar. Um casal de espanhóis que acha graça à bandeira que identifica o meu projecto. Rapidamente trocamos impressões sobre as bicicletas e a sua cidade natal, Barcelona, totalmente rendida às bicicletas.

Um grupo de estudantes Gregos que vieram de Braga para conhecer a capital. Indico-lhes o caminho para as ruas do Bairro Alto, onde se podem divertir.

3 Cabo Verdianos animam o Largo do poeta Chiado, com musicas da sua terra natal.

E assim se passa 1:30h, numa Lisboa a que alguns ignorantes* teimam em apelidar de confusa, barulhenta e poluída, pois a única coisa que conhecem é a 2ª circular e o eixo Norte-Sul em horas de ponta.

Mas Lisboa é isto: cultural, divertida, animada, fresca pela noite, e romântica ao seu próprio estilo, proporcionando relações humanas e estimulando os sentidos.

*ignorantes - aqueles que falam daquilo que não sabem, daquilo que desconhecem ou do qual não têm experiência.

Paulo Santos
1464 km percorridos de bicicleta, como meio de transporte, em Lisboa, desde 01.01.2008

3 comentários:

Rui Sousa disse...

Olá.

Hoje vi-te pela primeira vez a pedalar! Já achava estranho não nos termos cruzado nunca.

Estavas a acabar de subir a Av. da Liberdade, vinhas na companhia alguém com uma bicicleta de estrada.

Eu vinho no chasso da BikeTour a atravessar na passadeira.


Rui Sousa

guerradossantos@gmail.com disse...

Olá Rui. Vinha efectivamente a conversar com outro ciclista, que conheci pelo caminho. Quando isto voltar a acontecer, não hesites em meter conversa. Gosto de trocar impressões com toda a gente, principalmente com outros utilizadores diários de bicicleta. Já agora, que tal se portam essas máquinas do bike tour em cidade? Também tenho uma, mas não voltei a usá-la, pois tenho a minha BH "urbana".
Cumprimentos.
Paulo Santos.

Rui Sousa disse...

Eu ia para o trabalho e entretanto já tinhas passado, fica para a próxima :)

Como se portam os chassos? Fazem o serviço mínimo e são óptimas para deixar presas num poste sem preocupações, a não ser que roubem o cadeado :) Já tem quase 3 anos, uns 1000 km e ainda não se partiu ao meio!

Já tem algumas alterações, troquei os abrandadores por uns travões melhorizitos e o selim por outro mais confortável.

Normalmente ando com uma Masil de aço, muito confortável por não ser de alumínio. Mas quando tenho de ir a algum lado fora do normal levo a Biketour por causa dos roubos.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.