De Santos ao Rêgo e Cidade Universitária
Da cota 05 à cota 100m, 7 + 2 + 2 + 4 + 5 km
Hoje foi um dia de descobertas fantásticas com a eléctrica. No passado dia 131 deste projecto, coloquei o estudo dos tempos que demorei porta-a-porta, de casa ao trabalho, neste mesmo percurso, usando a minha "BH" convencional. Coloco agora aqui os dados de um dia semelhante, mas com a eléctrica:
08:05h - Saída de casa (porta de casa)
08:08h - Saída em bicicleta do portão da garagem
08:14h - Praça do Município
08:17h - Rossio
08:18h - Restauradores
08:23h - Marquês de Pombal
08:30h - Praça de Espanha
08:34h - Estacionamento no piso -2 do edíficio, no Rêgo
08:36h - Entrada no escritório
Caríssimos, 26 MINUTOS !!!!!! Um tempo excepcional para percorrer os 7 km que separam o portão da garagem do meu prédio do estacionamento subterrâneo do edifício de escritórios onde trabalho. Contra os cerca de 45 que demoro em média com a convencional.
16.2 km/h de média, para subir da cota 05m à cota 80m. ZERO suor. É curioso que hoje, no escritório, cumprimentei todos os (as) colegas, ainda antes de ir trocar de camisola à casa de banho. E nem precisei de passar a toalha pelo tronco.
Este é sem dúvida um veículo que permitirá a muita gente deslocar-se de bicicleta para o trabalho, sem ter a preocupação do suor. E os consumos? 1€ de electricidade, por cada 250 km percorridos :)
(A eléctrica, estacionada no piso -2, num edifício de escritórios no Rêgo)
Pelas 12:00h, aproveito a proximidade, para ir almoçar à Cantina I da Cidade Universitária. Vejam como 2km é "proximidade", quando se anda de bicicleta.
Regresso ao gabinete pelas 13:00h. 4 km ida e volta, que agora na eléctrica se fazem em metade do tempo.
Ao final da tarde, combinei com o Hugo van Zeller (outro utilizador de bicicleta) um café no Picoas Placa. 12 minutos bastaram para fazer o percurso do Rêgo até Picoas, passando pelo túnel do Rêgo, Gulbenkian e Saldanha.
(Eu e o Hugo, junto das nossas máquinas, nos estacionamentos para bicicleta do Picoas Plaza)
Pelas 20:00h, descida até casa, acompanhado pelo Hugo até à Baixa. A faixa do BUS, na Av. Fontes Pereira de Melo era "nossa", percorremos a Rotunda do Marquês na 2ª faixa da direita, praticamente à mesma velocidade que o restante tráfego, e descemos a Av. da Liberdade, ora por estrada, ora por passeio, que aqui é largo o suficiente e com muito pouco tráfego de peões.
Paulo Santos
93 km de bicicleta eléctrica por Lisboa, desde 19.09.2008
4 comentários:
Quando foram colocadas esses estacionamentos de Bikes ?
Olá.
A propósito de bicicletas eléctricas, parece que vai haver boas novidades (uma nova bateria):
http://www.businesswire.com/portal/site/google/?ndmViewId=news_view&newsId=20080924006346&newsLang=pt
Rui Sousa
1 Euro por 250Km?!...
Já há dias li esta frase...
Em que se baseia este custo?
As baterias são carregadas com electricidade (rede 220V) ou são carregadas pelo próprio movimento dos pedais?
Questionando de outra forma, a bicicleta é autónoma? ou necessita de carga eléctrica fornecida pela rede?
Wasserluft, estes estacionamentos já foram colocados em Junho, em parceria com este projecto.
Rui, obrigado pelo link.
Pedroh, esta bateria consome 2kw no seu carregamento completo, ligado à corrente eléctrica, tendo depois uma autonomia de mais de 50km. Consome portante 10kw em 5 carregamentos completos, correspondente a 250km. O preço do kw/h em regime bi-horário não chega a 10 cêntimos. 10kw vezes 10 cêntimos = 1€.
Paulo Santos
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