De Santos a Chelas
Da cota 05m à cota 90m, 27 km de bicicleta eléctrica
Hoje saí de casa pelas 11:30h, com destino ao ISEL, em Chelas. Mas primeiro passei pela Biclas, para assistir à inauguração dos estacionamentos para bicicletas, mesmo em frente à loja.
(Numa pequena brincadeira, retirámos as fitas de obra que ainda envolviam os novos estacionamentos colocados pela câmara, em frente à loja. Na foto pode ver-se a bicicleta eléctrica que ando a testar)
Depois montámos um ciclómetro com fio (gentilmente cedido pela Biclas.com) nesta bicicleta, pois devido ao "ruído" electro-magnético, o meu ciclómetro sem fios não funciona :(
Pouco depois meti-me a caminho até Entrecampos, num percurso feito sem qualquer suor, graças ao motor eléctrico da bike.
(O Ernesto, um colega com 60 anos, que apesar de há anos não andar de bicicleta, subiu sem dificuldade a Av. das Forças Armadas, com o auxílio do motor eléctrico)
Depois de almoço, a ida até ao ISEL fez-se a uma velocidade média de 19 km/h. A Av. do Brasil tem inclinação suave, e a Av. Marechal gomes da Costa, nos primeiros 300m a seguir à Rotunda do Relógio, fazem-se sem esforço a 11 km/h.
Recordo que esta bicicleta tem um motor eléctrico no eixo da roda de trás, alimentado por uma bateria com autonomia para 50 km.
Ao final da tarde, de volta a Entrecampos para jantar e depois regresso a casa pela Av. 5 de Outubro, Fontes Pereira de Melo, Braancamp, Rato e Rua de São Bento.
Velocidades comparativas entre a bicicleta convencional e a eléctrica, a subir, sem esforço do ciclista
Rua/Avenida (inclinação) - Convencional (km/h) - Eléctrica (km/h)
Av. Liberdade (4.5%) - 9.0 - 16.5
Fontes P. Melo (3.5%) - 12.0 - 20.0
Av. Brasil (1% a 3%) - 15.0 - 22.0
Mar. Gomes Costa (6.0%) - 7.0 - 13.0
Parque Eduardo VII (10.0%) - 6.0 - 11.0
Gasto energético: 0.10€ (1€ por cada 250 km)
Paulo Santos
47 km de bicicleta eléctrica em Lisboa, desde 19.09.2009
Sem comentários:
Enviar um comentário