De Santos à RTP, em Chelas, de bicicleta convencional
Da cota 05m à cota 85m, 31 km
O dia Europeu sem carros motivou um grande interesse por parte da comunicação social por projectos ligados à mobilidade sobre veículos não poluentes. Vai daí, e a RTP convidou-me para ir falar durante uns minutos no programa Portugal no Coração, apresentado pelo João Baião e a Tânia Ribas de Oliveira. Levei a minha convencional, e pedi a outra pessoa para me levar a eléctrica. Estiveram as duas em estúdio.
O dia começou bem cedo, com a deslocação de bicicleta até ao gabinete de engenharia no Rêgo, pelas 08:00h. 6.7 km pela fresca da manhã.
(Curiosidade: esta bicicleta amarrada, no Rêgo, era novinha em folha. Acabadinha de comprar. Tinha até 2 cadeados, por segurança. Conclusão: alguém começou agora a usar a bicicleta como meio de deslocação para o trabalho. Mais um bom exemplo a juntar-se aos muitos que já o fazem)
Almoço na cantina da cidade universitária pelas 12:00h, a 1500m, e pelas 13:00h lá pedalei até Chelas, para ir ao ISEL falar com colegas e professores, antes de ir para os estúdios da RTP. 5 km percorridos pelas Av. do Brasil e Marechal Gomes da Costa.
(Esta estava amarrada no interior do campus do ISEL, junto à residência universitária)
Pelas 15:00h já estava nos bastidores do estúdio 2 da RTP (a RTP fica mesmo em frente ao ISEL), na sala de maquilhagem. Entrada em estúdio pelas 15:55h e 6 ou 7 minutos bastaram para ter feito mais um adepto das bicicletas na cidade: o João Baião, que ainda mesmo durante o "directo" não se conseguiu conter e deu umas voltas de bicicleta pelo estúdio de gravação do Portugal no Coração.
(O João aqui a testar a "eléctrica", num dos intervalos da gravação, depois da minha entrevista)
Ao final da tarde, passagem pela cidade universitária para jantar na cantina com a "rapaziada" e posterior regresso a casa, pelas 20:30h, até a Santos.
Curiosidade: após 3 dias de testes com a eléctrica, foi bom voltar à minha "urbana", assistida exclusivamente a pernas, e verificar que estou perfeitamente adaptado a ela, tendo até sentido a sua falta. Claro que a eléctrica tem uma série de vantagens, e é optima para determinado tipo de pessoas, mas para mim ...... Acho que me estou a tornar num "purista" :) perfeitamente adaptado a dar ao pedal ... para o trabalho.
Maiores cumprimentos
Paulo Santos
1574 km de bicicleta convencional, em Lisboa, desde 01.01.2008
4 comentários:
Acho que as duas se complementam nas necessidades, se soubermos previamente qual o trajecto que vamos efectuar durante o dia, isso pode ajudar bastante na opção e no desempenho.
Gostaria de saber se a bateria é fixa e carregada só junto da bicicleta ou pode ser retirada da mesma e fazê-lo na corrente eléctrica de casa ou escritório.
Cumprimentos
Paulo, tu estás em todo o lado. Que bom! Sempre a promover a bicicleta. Caso consigas o vídeo desse programa coloca-o aqui ou envia-me. Gostaria muito de ver.
Um abraço, Hugo
http://mozambiquebikeculture.blogspot.com/
Rui, sem dúvida que estamos perante um máquina excepcional. A "eléctrica" é a solução para muita gente, pois satisfaz quer em percursos longos (mais de 10 km)quer nas subidas (mais de 5%). A bateria é amovível e pode ser levada para casa para carregar. Eu carrego-a na garagem, com autorização dos vizinhos, claro.
Hugo, estou a tratar da questão do video. Assim que o tiver, digo-o.
Um grande abraço.
Paulo Santos
Paulo, parabéns pela excelente forma como aproveitou o pouco tempo de antena. Em minha opinião, conseguiu "vender" muito bem o produto, sendo muito claro na defesa das vantagens do uso da bicicleta;)
Relativamente à "eléctrica", que por gentileza sua, já tive oportunidade de experimentar, tem as suas vantagens e desvantagens.
Se quisermos ser levados pela bicicleta, a "eléctrica" será a melhor opção. Por outro lado, para quem prefere sentir a resistência dos pedais, e por conseguinte fazer exercício físico, ou seja 2 em 1, que é o meu caso, então a bike pura vai continuar a merecer a preferência de muita gente, até pelo peso pluma, comparativamente com a "elèctrica", factor muito importante para quem não tem garagem e mora acima do r/c!
Abraço
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