De Santos ao Castelo ... de bicicleta eléctrica.
Da cota 05m à cota 90m, 5 km de manhã, 20 km à noite (aprox.)
Hoje foi o primeiro dia de testes à bicicleta eléctrica, cedida por um empresário português, durante umas semanas.
De manhã necessitei de ir às finanças e ao banco, à Baixa. 2 km até lá, em plano, nesta bicicleta, fazem-se a 25 km/h, com o auxílio do motor eléctrico. Nada de especial, tendo em conta que na minha bicicleta, em plano, sem grande esforço, atinjo os 20 km/h facilmente.
(A eléctrica estacionada e trancada na Rua dos Correeiros, na Baixa, junto às Finanças)Ao passar pela Câmara Municipal, deparei-me com as obras para a colocação destes 2 conjuntos de estacionamento para bicicletas. Um primeiro passo, dos muitos que a Câmara ainda terá de dar. A melhorar, o tipo de estrutura, pois esta tem limitações ao nível do apoio e encosto da bicicleta, principalmente os modelos urbanos, como a minha.
À noite, saída até ao Bairro Alto, para um encontro com amigos que, para variar, estavam atrasados, pelo que resolvi dar uma volta um pouco maior: ir ao Saldanha na eléctrica.
Caríssimos, a facilidade que esta máquina tem em me transportar mais aos meus alforges, sem praticamente esforço na subida, é uma coisa excepcional. Ainda não tenho velocímetro nesta, pelo que não tenho ainda dados concretos, mas de certeza que ultrapassam as expectativas.
Regresso a descer a Fontes Pereira de Mello e a Avenida da Liberdade, pela central.
Aproveitei estar na Baixa, e resolvir ir ao Castelo, para ver a nível de esforço. Caríssimos: ZERO. Esta máquina consegue, quase sem o meu auxílio, subir a calçada até à Sé, e daí até ao topo, antes de se virar para o Castelo, onde voltei para trás. Fica aqui a promessa de ir mesmo ao Castelo, num dia destes.
(A eléctrica, no Miradouro de São pedro de Alcântara, depois de ter ido ao Marquês, Saldanha, Sé e Castelo, sem me exigir grande esforço:))
Paulo Santos
25km de bicicleta eléctrica por Lisboa, desde 19.09.2008
6 comentários:
Cuidado, Paulo... Olhe que depois já não consegue voltar à sua bicicleta com motor de hidratos de carbono... :)
Quanto aos wheelbenders, enfim, é um passo no bom sentido pela câmara. Mas achava mais proveitoso para se incitar ao uso da bicicleta pintar traços no chão para um metro de ciclovia em cada rua. Porque qualquer pessoa estaciona a bicicleta amarrada a um poste; terem um mínimo de segurança a circular na estrada é que acho que será o factor principal...
Já agora, só um alerta em relação à escolha do local desses estacionamentos: a Faculdade de Ciências tem um estacionamento para bicicletas, no chamado "Jardim de Pedra", aquele espaço perfeitamente inútil em frente à Torre do Tombo. NUNCA tem lá bicicletas estacionadas, até porque está sempre deserto e com cacos de vidro no chão. Todos os que se deslocam para a faculdade de bicicleta, como eu, prendem a bicicleta junto dos seguranças, no edifício C5. Mais vale prevenir... :)
Sem dúvida Luís. O principal critério, pelo menos para já, na escolha do local para colocar estacionamentos para bicicletas, é a segurança contra roubo. Locais ermos e sem visibilidade, onde pouca gente passa, são de todo a evitar. Um bom exemplo é o Picoas Plaza, que colocou estacionamentos dentro do próprio espaço comercial, visivel de qualquer uma das esplanadas daquele espaço.
Cumprimentos.
Paulo Santos
Pois aqui fica o testemunnho de que a cidade ganhou mais um ciclista: eu. Depois de um "ensaio" de 300 km de rodagem e testes pela cidade, passarei a fazer as minhas deslocações diárias casa (Almirante Reis) trabalho (Tapada da Ajuda) de bicla. 40 minutos para lá, 30 minutos de regresso, são 8 km para cada lado. Faço Rua Augusta, largo do munícipio, cais do sodré, depois junto ao rio, passo por baixo da linha de comboio em Alcantara, e depois é uma subidazita desde o Calvário (agora já sei porque é que se chama assim...) até ao Instituto. Talvez nos cruzemos por aí, eu ando numa trek vermelha e branca.
Francisco, PARABÉNS !!! Mas que excelente testemunho de como começar: primeiro testa-se, procura-se a melhor alternativa, e depois ataca-se em força. Daqui a uns dias manda-me o teu testemunho de como está a correr esta tua nova experiência.
Cumprimentos.
Paulo Santos
Olá Paulo,
O teu projecto chegou, afirmou-se e conquistou lugar na sociedade portuguesa. Desmistificou de forma eficaz, e com grande cobertura mediática, todos os argumentos de que não é possível andar de bicicleta em Lisboa. E sabes o que contribuiu mais para isso? O teu exemplo diário. Podias ter feito mil estudos, publicado nas melhores revistas cientificas, aparecido em todas as televisões. Mas isso não era nada comparado com o exemplo. Lideramos e modificamos comportamentos pelo exemplo que damos. É o que estás a fazer. E assim sugiro que vejas o Diário de Notícias de hoje. Mais uma referência ao teu projecto.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
HOJE, 22 DE SETEMBRO 2008
http://dn.sapo.pt/2008/09/22/sociedade/lisboa_e_capitais_mais_poluicao.html
Excerto:
"Andar de bicicleta
A segurança, as condições meteorológicas e topográficas são geralmente os principais obstáculos invocados para não utilizar a bicicleta no dia-a-dia. Argumentos que têm sido desmontados por várias experiências nas cidades portuguesas, como mostra o blogue "100 dias de bicicleta em Lisboa" (100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com). Paulo Guerra dos Santos percorreu a capital em duas rodas para a sua tese de mestrado sobre a "Contribuição do modo bici na gestão da mobilidade urbana" e concluiu que "Lisboa é uma cidade ciclável, para uma grande parte da população que nela vive, estuda e trabalha." Para superar as dificuldades pode contar com a ajuda de blogues como "A bicicleta é um meio de transporte e eu "Vou de Bicicleta" para todo o lado" (voudebicicleta.eu) e "Bicicleta na cidade" (bicicletanacidade.blogspot.com), apenas dois dos muitos em que se partilha informação útil para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte. Quanto à segurança, pressione as autoridades locais para melhorarem as infra-estruturas para o trânsito de bicicletas, aconselha a organização."
Boas.
Gostava de saber se já existem modelos para venda?
Cumprimentos
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