De bicicleta eléctrica .... por Sintra.
15 km pelas ruas e parques da romântica e inclinada Vila de Sintra.
Este domingo fui convidado por um empresário português para testar dois dos veículos que este comercializa em Portugal, na gama de veículos não poluentes: uma bicicleta assistida electricamente e uma scooter também totalmente eléctrica.
Para ficar a conhecer a capacidade deste tipo de veículos só há mesmo uma forma: EXPERIMENTÁ-LOS !!!
(bicicleta assistida electricamente, junto ao Palácio Nacional de Sintra)
Como funciona então uma bicicleta destas?
No eixo da roda de trás está acoplado um motor eléctrico, alimentado por uma bateria, com autonomia para 50 a 60km. Assim que começamos a pedalar, o sistema automaticamente arranca com a tracção eléctrica. Na maioria dos casos, nem precisamos de fazer esforço nas pernas, apenas o movimento necessário para girar os pedais, e deixar o motor eléctrico fazer o resto. Em plano, esta bicicleta atinge os 25km/h, só com a energia do motor. Em subidas de até 4 ou 5% (p.e. a Av. da Liberdade, no troço final), avança por volta dos 12 km/h e até 10%, conseguimos subir a 5 km/h, sem fazer esforço. Claro que se quisermos ir um pouco mais depressa, poderemos dar uma ajudinha ao motor eléctrico, pedalando com maior intensidade. A bicicleta dispõe de 6 mudanças, para facilitar a marcha.
Acessórios de origem: Luzes dianteira e traseira; luzes de stop; descanso, porta bagagens, espelhos retrovisores; cesto no guiador; 6 mudanças de punho; chave de segurança na bateria; carregador.
Peso: aprox 30 kg com bateria, que são anulados pela capacidade do motor eléctrico de 250w.
Preço: 890€, com tudo incluído.
Carregamento: aprox. 3h
Consumo: aprox. 0,40€ por cada 100 km :)
(outra perspectiva da bicicleta assistida electricamente)
Após um passeio de 15 km pelos parques de Sintra, este empresário sugeriu-me utilizar uma destas bicicletas durante umas semanas, em Lisboa, para a pôr à prova. Naturalmente aceitei o convite, pelo que em breve irei pedalar pela cidade de Lisboa, diariamente, com um novo veículo que me vai permitir melhorar em dois aspectos a minha prestação de ciclista: (i) percorrer maiores distâncias com (ii) muito menos esforço, e consequentemente menos suor :)
Outro dos veículos testados, foi esta Scooter Eléctrica. Com um motor de 1500w, esta máquina atinge os 45 km/h em plano, e numa inclinação acentuada de 10%, atinge os 15 km/h partindo do zero, ou os 25 km/h com balanço. É um veículo com matricula, pelo que vem equipado com todos os acessórios obrigatórios de segurança, incluindo a mala.
Preço: 1500€
Autonomia: 50-60km
Nº de lugares: 1
E assim se aumenta o leque de opções para se atingir uma liberdade plena de escolha, na nossa mobilidade diária, na cidade de Lisboa.
Maiores cumprimentos.
Paulo Santos
12 comentários:
Olá Paulo
Tenho só uma dúvida, quando se pedala, a bateria carrega ou é preciso mesmo ligar à ficha?
Um abraço!
- Luís Marques
Olá Luís. A bateria tem mesmo de ser carregada numa tomada de electricidade. Não carrega quando se pedala, apesar da ideia ser interessante. Carrega em 3 horas, e cada carregamento dá para 50 a 60km, consumindo cerca de 20 cêntimos de electricidade.
Um grande abraço.
Hmmm "na gama de veículos não poluentes"
Este "não poluentes" será sempre relativo, mas ok.. não sai fumo do inexistente escape!
(saí antes das centrais electricas ali ao virar da esquina :p )
Mas sim, concordo que podem ser veículos complementares á tradicional bicicleta (sendo que a scooter é horripilante, no meu ponto de vista, errr, estético).
O Sérgio tem razão. Este veículo é "não poluente" em termos de emissão directa. Indirectamente, contribui com algumas gramas de CO2 para a tmosfera terrestre, pois a electricidade que carrega a bateria, em Portugal, ainda só é 40% produzida através de energias renováveis. Contudo, poluirá largas dezenas de vezes menos que um veículo automóvel.
Cumprimentos.
Olá.
Mas se a bicicleta for carregada de noite poderá ser considerada de emissão 0. Isto porque de noite a produção electrica excede o consumo...
E que tal combinares um encontro no Picoas Plaza para podermos experimentar a nova máquina?
Rui Sousa
Boa-Noite!
Só agora estou a enviar o meu primeiro comentário, mas já o acompanho desde que foi ao Sociedade Civil falar do seu projecto.
Dou-lhe os meus parabéns pelo seu excelente trabalho e igualmente pelo seu empenho nesta causa que nos diz respeito a todos nós.
Deixo aqui a nota de que moro em Matosinhos (Porto), e desde que foi ao programa da RTP2, Sociedade Civil, que passei a reparar mais na quantidade de bicicletas que andam na rua, na qual posso concluir que comparativamente ao ano passado o número terá aumentado talvez de dez a quinze vezes mais. O motivo desse aumento deve-se sobretudo ao aumento dos combustíveis que se fizeram sentir recentemente.
Para terminar gostaria de lhe perguntar se a empresa desse tal empresário portugês possui site na Internet.
Com os maiores cumprimentos, Gil Cavalheiro
Caro Rui Sousa, está combinado. Assim que tiver a máquina anunciarei um final de tarde no Picoas Plaza, de forma a todos poderem experimentar uma bicicleta assistida electricamente.
Caro Gil, obrigado pelo apoio a este tipo de iniciativa. Infelizmente esta empresa ainda não tem site de internet, pois chegou à pouco tempo a Portugal. De qualquer forma fique atento ao nome MVP - Mobilidade e Veículos Não Poluentes.
Cumprimentos a todos.
Paulo Santos.
Aguardo com alguma expectativa a sua experiência com a referida bicicleta, certamente que trará melhorias no desempenho e na economia de esforço entre muitas outras. No entanto imagino que o seu peso de 30 kg, traga consigo alguma restrição na mobilidade própria de uma bicicleta convencional quando a transportamos à mão (Ex: subir uma escadaria).
Gostaria futuramente ter o retorno da sua experiência com a mesma e saber também qual a reacção das autoridades policiais, quando se fizer mover pelos passeios quando necessário, tal como já referiu. A minha dúvida, advêm pelo facto dessa bicicleta ser mais encorpada. Até hoje nunca tive qualquer repreensão nessa prática, pois quando é necessário também o faço.
Abraço e bom ensaio
Paulo
Por acaso tb gostava de ter experimentado.
VB
Rui Salvaterra, sem dúvida que esta não é propriamente uma bicicleta leve, ou para subir escadas. Contudo, pelas ruas íngremes de Sintra, respondeu muito bem às variações de inclinação, apesar da penalização na velocidade, que naturalmente reduz em subida.
Tugaonbike, assim que tiver a bicicleta vou organizar encontros para que todos a possam testar.
Cumprimentos.
Caro Paulo,
Uma excelente alternativa como resposta aos trajectos com inclinações acentuadas.
Algumas das bicicletas de utilização partilhada a instalar em Lisboa deveriam ser assim (pelo menos as destinadas a zonas com maiores desníveis).
Estou a ponderar a aquisição de uma bicicleta destas, no entanto a minha principal dúvida além do peso das mesmas é a duração e custo das baterias.
Uma das melhores opções para mim ainda são as bicicletas dobráveis.
Um abraço,
Nuno Xavier
Nuno, cada bateria dá para cerca de 400 carregamentos completos, o que multiplicado pela autonomia de cada carga, faz com que esta tenha uma longevidade de 20000 km :). Uma bateria nova custa cerca de 120€. Cumprimentos.
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