2 Grandes eventos:
1º Ida pela primeira vez ao Prior Velho de bike. A 15 km de distância de casa, totalmente percorridos de bike.
2º Abertura às bicicletas do Picoas Plaza. Já é permitido o estacionamento das nossas máquinas no interior do átrio das esplanadas deste espaço.
Santos » Cidade Universitária » Prior Velho » Picoas » Santos
Da cota 05m à cota 85m, 29 km percorridos no total do dia
Pela primeira vez decidi ir dar aulas ao Prior Velho, deslocando-me de bike. Mas não fiz a viagem directa. Passei primeiro pela cantina da Cid. Univ. para almoçar e pelas 12:30h lá arranquei pela Av. do Brasil até ao Relógio, percurso que já conhecia, das minhas idas ao ISEL, em Chelas. Mas desta vez cortei para o Aeroporto.
(imediatamente a seguir ao Relógio, há uma zona pedonal que , como vêm, tem pouco uso por parte de peões. Segui por lá para testar. Notem na zona verde com cerca de 2 metros de largura que separa a via do passeio. Na Finlândia circulei por muitas zonas semelhantes, antes de entrar no centro da cidade. É extremamente agradável, confortável e seguro circular em zonas separadas da estrada por uma faixa verde)
As vias que passam pelo aeroporto são de tráfego moderado e velocidades moderadas. Têm largura suficiente para permitir a um ciclista andar com relativa segurança, e as inclinações são suaves (inferiores a 3%) e em muitos casos muito suaves ou planas (inferiores a 1%).
Mais à frente apanhei uma ciclovia. Perdão, uma trolleyvia :). Foi criada para facilitar aos funcionários de bordo dos aviões deslocarem-se com as suas malas de viagem com rodas.
(Uma autêntica ciclovia, mas infelizmente não foi criada para ciclistas)
(continuação. Notem a faixa verde que a separa do arruamento)
Uns metros mais à frente, entrei na via principal que permite o acesso à cidade aeroportuária. 2 vias de circulação em cada sentido, com lombas e bandas sonoras que promovem a redução da velocidade dos veículos e tornam mais segura esta via para ciclistas. Para além disso, uma das vias é um corredor BUS. E por ali circulam muito poucos táxis ou autocarros.
Podem notar pelas fotos, tiradas por volta das 12:50h que o tráfego nesta via é muito reduzido a esta hora. E vai dar direitinha ao Prior Velho.
Extremamente fácil pedalar do Relógio ao Prior Velho. Uma boa surpresa.
(um formando meu do Cenfic, o Rui, a experimentar a minha "urbana")O regresso foi feito pelo mesmo percurso, seguindo pela Avenida do Brasil até à Cid. Universitária.
(Antes de passar novamente pelo Relógio, pela zona pedonal, com reduzido tráfego de peões e faixa verde de separação)(Início da Avenida do Brasil, lado nascente. Desde o relógio até ao topo, esta avenida tem uma zona pedonal de cada lado, com reduzido tráfego de peões)
Passagem pelo Centro Comercial Picoas Plaza, para participar na abertura oficial daquele espaço às bicicletas, bem como a colocação de estacionamentos para as mesmas. 3 utilizadores tiveram o privilégio de hoje, pela primeira vez, usufruirem deste espaço fantástico, deslocando-se até lá de bike: eu, o Filipe e a Joana.
Tempo ainda para reencontrar por lá outra cara conhecida que, apesar de não ser utilizadora diária de bicicleta na cidade, é grande apaixonada pela cidade, pela qualidade de vida e pelos passeios a pé.
Conclusões: foi com grande satisfação que descobri mais um percurso facilmente ciclável, mesmo com as condições existentes. Tráfego moderado, 2 vias de circulação em cada sentido, bandas sonoras e lombas para redução da velocidade, corredor BUS, largura para ciclistas.
Nota negativa: a falta de semáforos para peões em algumas das entradas e saídas da Rotunda do Relógio, que dificulta a mobilidade com rapidez e segurança de quem passa por ali a pé ou de bicicleta.
Penso que numa primeira fase da empreitada "tornar Lisboa ciclável", a câmara poderá definir, ainda que temporariamente, zonas cicláveis em infraestruturas existentes na cidade, nomeadamente zonas pedonais de reduzido tráfego de peões.
Durante o período de execução destas zonas cicláveis pela cidade, que estimo demorar cerca de 4 a 6 anos a ser materializado, a opção passa por estudar caso-a-caso, sendo que as várias soluções a adoptar passam pela criação de corredores para ciclistas nas bermas das vias, pelo alargamento de corredores BUS para 4m e respectiva permissão de utilização por parte de bicicletas, ou até mesmo zonas partilhadas por automóveis-bicis ou peões-bicis. Depende da zona em análise. Haja vontade política.
Paulo Santos
10147m de altitude e 1117km percorridos de bike em Lisboa desde 01/Jan/2008
2 comentários:
Oi.
Sou a Joana, que conheceste no Picoas Plaza.
Gostei de conhecer o projecto! Continua!
Boas pedaladas!
Baci,
Joana
já lá deixei a minha "pasteleira-futurista" no picoas plaza durante o almoço de hoje!
Enviar um comentário