O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dias 095 e 096 - 13 e 14/06/2008

Santos » Baixa » Santos

Neste fim-de-semana prolongado, acabei por ficar em Lisboa devido a uma carga excepcional de projectos que tenho de terminar antes das férias de verão, que serão no mês de Agosto.

As voltas de bike acabaram por ser simples. Digo simples, porque comparadas com os 20 a 30 km que por vezes faço num dia, pela cidade, estas voltas pela Baixa são do mais fácil que há: percurso 100% plano pelas ruas da marginal de Lisboa (Ruas da Boavista, de São Paulo, do Arsenal, Augusta, etc ...), pouco trânsito, distâncias curtas (menos que 5km).

Na Sexta fui tomar um café à Rua Augusta, sozinho. No sábado, no Martinho da Arcada, encontro com um grande amigo, apoiante destas causas.

Gosto sempre de passar pelo miradouro de Santa Catarina, pelo prazer que dá, na vista que tem sobre o Rio.

Boas pedaladas.

Paulo Santos
10600m de altitude e 1157 km percorridos de bike em Lisboa desde 01/Jan/2008

5 comentários:

carneiro disse...

Amigo Paulo,

Ou me enganei nas contas, ou a sua média de pendente é de 9,16 %.

Se assim for é muito elevada e, de algum modo, desdiz o discurso da facilidade (que do meu ponto de vista não existe na cidade de Lisboa, conforme tenho reiterado).

Abraço.

Ah...e não se esqueça, "ciclistas e águas friezes fazem as mulheres felizes..."

guerradossantos@gmail.com disse...

Ainda não tinha feito essa conta :) De qualquer forma, a minha média de pendente é de 10600m de altitude em 1100km, ou seja, menos de 1%, e não de 10%. O que prova a minha teoria de que Lisboa (em média :)) é quase plana. Um abraço.
Paulo Santos

carneiro disse...

As minhas contas devem, mesmo, estar mal feitas. Estou farto de dar voltas, mas não dou com o busilis. É impossível dar uma média de quase 10 % de pendente...

Um por cento já era excessivo, quanto mais dez por cento...Mas sempre fui mau a fazer contas...

Abraço.

carneiro disse...

Acredito em si quanto aos 1%.

O que só prova a média das galinhas. Você tem duas, eu não tenho nenhuma, logo em média cada um de nós tem uma galinha.

Ademais, quando espraio o olhar por Lisboa, até parece que estou em Beja... è tudo tão plano que até surgem miragens de colinas...

Já agora em termos de médias: no sábado fui ao Montejunto. Fiz 144 Km num acumulado de 1600 metros. A média pouco passa os 1%. Como sabemos, subir o Montejunto é fácil e não custa nada. É como Lisboa: é praticamente plano...
Abraço.

guerradossantos@gmail.com disse...

10600m a dividir por 1100000m (1100km) dá aproximadamente 0.01, ou seja, 1%. Um grande abraço e bons "friezes ..."

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.