O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 031 - 10/02/2008

Um domingo cheio de sol. Apetece tudo menos ficar em casa. Logo, passea-se ... de bike. E convida-se uma amiga a dar uma volta ... de bike. É isso mesmo! Cafézinho com uma amiga nos jardins do CCB, em Belém. Saída de casa pelas 14:45h, passagem pelo Jardim de Santos e percurso pela 24 de Julho, até Alcântara, onde me encontrei com a Laura, também ela utilizadora diária de bicicleta. Seguimos pela Rua da Junqueira, onde só nos tivémos de desviar um pouco para deixar passar o eléctrico :) Chegados a Belém, amarrámos as bikes no estacionamento para bicicletas mesmo em frente ao CCB, e descontraídos, tomámos um cafézinho sentados na relva dos jardins de inverno do CCB, debaixo de uma oliveira, com vista para o Tejo :) Que tarde agradável, que conversa descontraída (lembro que ultimamente tive um pico de trabalho que me tem impedido de aproveitar os domingos para descansar). Sem estresses. Sem pressas.

Regresso, pelas 17:00h, junto ao rio até às docas, onde me despedi da Laura, tendo depois seguido pelas Janelas Verdes até Santos, para experimentar aquele percurso.

Cerca de 10 km percorridos na maior das descontracções. E que belo dia de descanso. Já me fazia falta.

Só uma nota: ando agora com uma bike emprestada por um grande amigo, uma magnífica "condor" com selim de molas :), que já não andava há uns bons 3 anos. Isto, enquanto espero pela minha "urbana".

Um grande abraço a todos.

7 comentários:

Filipe disse...

Sem dúvida um Domingo óptimo para andar de bicicleta, e foi o que também fiz, fui para Cascais, onde eu e mais 8 amigos pegámos nas "BICAS" - Bicicletas da Câmara Municipal de Cascais, que são de utilização gratuita, e lá fomos nós dar umas voltas por aquela vila.
Foi um espectáculo, principalmente pelo facto de passarmos por todo aquele trânsito que afecta cascais aos Domingos, mas também por ver que não fomos os únicos com esta ideia, as "BICAS" tinham sido todas requisitadas (são pelo menos 250 BICAS, numa rápida pesquisa pela net), cada vez mais gente as utiliza, principalmente ao Domingo.

Claro que esta seria uma excelente ideia para a cidade de Lisboa, Bicicletas de utilização gratuita, espalhadas por vários pontos da cidade, tal como acontece em várias cidades da Europa.
Uma mais-valia para todos...

Troca Letras disse...

Preciso que me ajudem a escolher os melhore de sempre da Musica Portuguesa
Está todo aqui explicado.

laura disse...

:)))
Uma tarde simpática, de facto. nada como um café na relva para esquecer as canseiras da semana :)
Beijo

jorge disse...

Caro Paulo Santos,

tenho acompanhado as suas aventuras "biciclistas" em Lisboa, neste seu blog, e perdoe-me a comparação: é a minha "telenovela" diária! Várias vezes ao dia visito o seu blog à espera das actualizações.
Cruzei-me consigo no dia do passeio / manifestaçao que não se efectuou (na Expo)e notei que as poucas pessoas presentes eram pessoas para quem a bicicleta é o meio de transporte preferencial, o que infelizmente não é o meu caso: vivo a 14 Km do local de trabalho (nada de mais) mas tenho duas crianças cujo infantario se situa a 5 kms de casa. Ainda assim tenho por hábito aos fins de semana ir com eles e um casal amigo e respectivas crianças andar de bicicleta ou patins. E sabe tão bem partilhar com os meus filhos estes hábitos saudáveis.
A bicicleta a mim ajudou-me a deixar de fumar tornou-se o substituto do cigarro!
Acabei por comprar também uma bicicleta desdobravel para poder mais facilmente transportá-la e este Domingo fui nela dar um passeio entre O centro Cultural de Belém e as Docas. Do Centro Cultural de Belém atravessei, pela passagem superior (com a bike às costas) para a Torre de Belém onde muita gente usufruia daquele espaço para jogar à bola, correr e até praticar Tai Chi Chuan (cerca de 30 pessoas) segui em direcção às Docas (sempre que me foi possivel, junto ao Rio. Foi uma alegria imensa ver o Tejo cheio de veleiros e as pessoas a andarem a pé ou de bicicleta, sozinhas ou em grupo e a usufruirem daquela paisagem que sem dúvida acaba com qualquer réstea de streess que persistir.
Afinal Lisboa tem mesmo um encanto especial (que de automóvel não se vislumbra).

Peço desculpa por este longo texto.

Continuarei a assistir aos "episódios" diários.

Para si, desejo as maiores felicidades neste e noutros projectos.

Jorge Santos

Prof. Karamba disse...

olá,
descobri o teu blog quando deixaste a tua bicicleta na cantina velha da universidade. Foi o que me inspirou a voltar a caminhar de bicicleta em lisboa. Agora vou todos os dias do bairro das colonias até ao hospital santa maria. Costumava andar de bicicleta todos os dias quando vivia no reino unido mas em portugal deixei de usar este modo de transporte porque tinha medo dos carros. Agora com o teu blog decidi fazer a experiencia e estou muito contente. Um grande obrigado. Loic

guerradossantos@gmail.com disse...

Filipe, penso que está na forja algo do género para Lisboa. É aguardar.
Laura, mais uma vez obrigado pela companhia, neste domingo.
Jorge, parabéns pela sua descoberta. A cidade de Lisboa tem realmente um grande fascínio, mesmo quando comparada com outras capitais Europeias. É um privilégio viver nela, ainda para mais com este clima fantástico.
Prof. Karamba, manda-me o teu testemunho por mail, de quem anda diariamente de bicicleta pela cidade. Se me vires pela cantina, não hesites em falar comigo.
Um grande abraço a todos.

BB disse...

Paulo, estás de parabéns pelos aqui comentários deixados. Há razões para estares orgulhoso. Não se pode mudar o mundo, mas se uma iniciativa como esta, serve de inspiração a alguém .... :)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.