Após um regresso às pedaladas na segunda-feira, com 25 km percorridos depois de uma semana parado, notei no final do dia algum cansaço nas pernas. Mas nada de extraordinário.
Dois dias mais calmos compensam isso.
Na terça, 15 km percorridos nos percursos casa (Santos) - Cidade Universitária - casa. Passei lá a tarde a actualizar este blogue e a fazer algumas pesquisas para a tese.
Na quarta, uma escalada de 100m de altitude até às Amoreiras, depois do almoço, para ir dar aulas à EPCG. Claro que ao final da tarde, aguardava-me a mesma escalada, mas no sentido inverso. 10 minutos para chegar a casa. Das Amoreiras a Santos, é sempre, SEMPRE, a descer. Pela Artilharia I, Rato e Rua de São Bento. 10 minutos que contrastam com os 30 gastos a subir :)
Duas notas:
Quando ía a subir a Rua Augusta (bem devagar devo salientar, pois aí é para respeitar os peões) apercebi-me a determinada altura que estava a ser seguido. Quando olhei para o lado reparei em dois agentes da Polícia Munipal, nos seus Segways. Mas não se assustem. Queriam apenas cumprimentar-me e dar dois dedos de conversa. Conheço-os, pois costumam estar na loja da Biclas. É que também eles são grandes adeptos da bicicleta. Um deles vai dar em breve o seu testemunho como utilizador diário de bicicleta na cidade de Lisboa.
E quando ía a meio da Av. da Liberdade oiço alguém a gritar "PAULO... PAULO...". Era um colega do ISEL (e de aventuras Europeias :)), o Flávio, que estava por ali a passear e não quis deixar passar esta oportunidade de me falar. Também ele já pedalou diariamente (como eu) na Alemanha. Vai ser um dos meus convidados para experimentar deslocar-se de casa (Moscavide) para o ISEL (Chelas) e dar o seu testemunho dessa experiência.
Estes encontros casuais são umas das mais valias desta forma de deslocação. Dificilmente aconteceriam se me deslocasse de automóvel.
Além disso, agora saio sempre de casa com tempo, ou seja, dou uma margem temporal maior para me deslocar, o que tem duas consequências imediatas: nunca ando atrasado ou com pressa (o que reduz o stress) e tenho sempre tempo para falar com as pessoas que encontro pelo caminho.
Boas pedaladas a todos.
O projecto dos "100 dias"
01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3
1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues
Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3
1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues
Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»
Dias 040 e 041 - 26 e 27/02/2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............
São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »
Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes
Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................
O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
C.V. resumido
Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com
Dados Pessoais
Nascido em 1973
Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.
Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.
Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.
Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.
Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.
Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.
Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.
Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:
- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).
Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.
2 comentários:
Caro Paulo,
Estive dois dias em Ovar, por motivos profissionais.
A exemplo do que certamente se passará em outras cidades, Marinha Grande tinha muita gente a andar de bicicleta, não sei se ainda tem, também Ovar, tem ainda actualmente um movimento de bicicletas muito interessante. Existem vários locais para estacionar as muitas bicicletas que circulam pela cidade.
No centro da cidade, as ruas são estreitas, o que não impede de carros e bicicletas circularem simultaneamente.
Engraçado, que passei por uma senhora de mais de 70 anos, que na altura levava pela mão a sua pasteleira à antiga!
Lá fora é habitual. Aqui, será uma rara excepção.
Portanto, em Ovar anda-se de bicicleta, porque provavelmente sempre se andou, é um hábito.
Em Lisboa, nunca se andou, va-se lá saber porquê. Certamente, não será pela esfarrapada desculpa das 7 colinas!
Força aí no pedal;-)
Abraço
Vi-te no Rato esta semana...
Só falta o capacetezinho da praxe...
:D
Enviar um comentário