Mais um dia de bicicleta pela cidade. Saída pelas 10:15h, pois tinha reunião na CM Lisboa, na Rua Alexandre Herculano, com o responsável pelo Departamento de Segurança e Tráfego. Segui com é hábito pela Rua de S. Paulo, pois naquele sentido é apenas para BUS, o que reduz imenso o tráfego, e graças ao piso irregular, reduz a velocidade média dos veículos. Passei em frente aos Paços do Concelho, parei na without stress para cumprimentar aquela rapaziada que me está a apoiar incondicionalmente e segui pela Rua Augusta. Gosto particularmente desta rua da cidade. Tem carisma, história e gente. Segui pelo Rossio, Restauradores e subi a Av. da Liberdade pelas vias laterais. É curioso como um erro construtivo pode tornar-se numa vantagem para um ciclista: a via lateral que sobe, é demasiado larga para um carro, mas demasiado estreita para 2. O que faz com que o espaço que sobra seja mais que suficiente para se pedalar com segurança em plena via. Nota positiva para todos, repito, TODOS os que se cruzaram comigo de carro sem me dificultarem uma única vez a marcha. No edifício da câmara estacionei o bólide mesmo em frente à portaria do prédio, e tranquei-o nas grades do passadiço. Pedi ao porteiro para ir dando uma vista de olhos :) A reunião demorou quase 2 horas e foi simplesmente excepcional. É curioso verificar como existe uma vontade enorme de todos os técnicos da câmara com quem já reuni. Acreditem que é mesmo verdade. Acho que só falta mesmo mais gente a andar nas ruas a pedalar.
Dali segui para a cidade universitária, indo pela Rua Castilho, alto do Parque Eduardo VII, onde parei um pouco para apreciar a vista, segui dali para a Av. 5 de outubro, Campo Grande e Cidade Universitária. A Cantina Velha continua a ser um dos espaços mais agradáveis da cidade para se almoçar. E por 2€, qualquer estudante universitário tem uma refeição completa.
Dali segui para a cidade universitária, indo pela Rua Castilho, alto do Parque Eduardo VII, onde parei um pouco para apreciar a vista, segui dali para a Av. 5 de outubro, Campo Grande e Cidade Universitária. A Cantina Velha continua a ser um dos espaços mais agradáveis da cidade para se almoçar. E por 2€, qualquer estudante universitário tem uma refeição completa.
Depois de almoço, decidi aventurar-me pela primeira vez até ao ISEL (em chelas, junto à RTP). Segui pela Av. do Brasil, Rotunda do Relógio, Av. Marechal Gomes da Costa e voilá, avisto o ISEL em menos de 30 minutos de percurso. Cerca de 5 km. O que dá uma média de 10 km/h de bina. Nada mal para um principiante como eu.
Já percorri cerca de 10 km hoje. E estou a cerca de 8 km de casa (distância Santos - ISEL). Daqui a pouco vou seguir pela Rua de Xabregas até lá baixo à marginal. Sempre a descer. Pois só se sobe num sentido :) Depois, Santa Apolónia, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Santos. Plano. Quase 20 km num só dia. Começo a ganhar mais à vontade e confiança nesta deslocações por Lisboa, de bicicleta. É curioso como no início do projecto, não sabendo o que iría encontrar, tinha um pouco aquela ideia pré-concebida de que era difícil deslocar-me pela cidade de bicicleta. Cada vez que dou ao pedal, descubro exactamente o contrário. Uma cidade lindíssima, com gente fabulosa, que afinal apenas aguarda há séculos que a tratêmos com a dignidade que esta senhora de 2000 anos merece. Cumprimentos a todos.
Já percorri cerca de 10 km hoje. E estou a cerca de 8 km de casa (distância Santos - ISEL). Daqui a pouco vou seguir pela Rua de Xabregas até lá baixo à marginal. Sempre a descer. Pois só se sobe num sentido :) Depois, Santa Apolónia, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Santos. Plano. Quase 20 km num só dia. Começo a ganhar mais à vontade e confiança nesta deslocações por Lisboa, de bicicleta. É curioso como no início do projecto, não sabendo o que iría encontrar, tinha um pouco aquela ideia pré-concebida de que era difícil deslocar-me pela cidade de bicicleta. Cada vez que dou ao pedal, descubro exactamente o contrário. Uma cidade lindíssima, com gente fabulosa, que afinal apenas aguarda há séculos que a tratêmos com a dignidade que esta senhora de 2000 anos merece. Cumprimentos a todos.
9 comentários:
Fico feliz em saber que tudo corre bem e que te estás a apaixonar pela cidade (se ainda não estavas, claro...).
Abraço.
Fico muito contente por saber que há interesse da CML (se bem que o leio há mais de uma década).
Espero também que não se caia no erro de construir ciclovias segregadoras,que se aprenda com a experiência no estrangeiro e que se ouça os ciclistas da cidade.
A ler:
http://mariojalves.googlepages.com/problemas_segregacao_bicicleta.pdf
http://mariojalves.googlepages.com/encorajarousodabicicletav1.pdf
oops... ficaram cortados os endereços dos textos do Mário Alves
Encorajar bicicleta
perigo das ciclovias
Parabéns pelo desempenho ciclístico.
Quanto ao entusiasmo dos Funcionários da Câmara... ver para crer, como S. Tomé. Pois se tal entusiasmo não tem ocasionado nada de expressivo...
Parabéns pela iníciativa.
Pelo seu relato, até parece que é fácil ciclar em Lisboa!!!
Com esse andamento, nem as 7 colinas serão problema!
Relativamente à Câmara, prometer não custa nada...
Assim tem sído nos últimos 20 anos, pelo menos, apesar de todos terem sído grandes "defensores" das ciclovias. Até o Santana, que aprovou o Alvalade XXI, em cima da cliclovia existente...
Ontem, realizou-se um passeio de bikes que atravessou Lisboa. Creio que era importante que todos os fins de semana se repetisse. Assim, a onda de bikes poderia crescer e, talvez assim a Câmara podesse finalmente começar a criar algumas ciclovias.
Força no pedal
já se repete um passeio todos os meses de bicicletas há 4 anos (massacriticapt.net)
quanto a ciclovias, que a maioria dos ciclistas mais habituados a lisboa rejeitam, sugiro os links que deixei acima.
Já começa a ver que as famosas 7 colinas só servem de desculpa não é verdade?
Caríssimos, definitivamente não estou só neste projecto. Na realidade, começo agora a perceber que sou apenas mais um. Mais um a agir dia-a-dia para que nós, e as futuras gerações, tenham o privilégio de poder andar de bicicleta por uma das cidades mais belas da Europa, com um dos melhores climas (apesar de alguma chuvita nos últimos dias:).
E definitivamente, falar em ciclovias não é prioritário. Comecemos a falar, isso sim, em zonas cicláveis. E a cidade oferece muitas oportunidades. Em breve começarei a dar mais informação técnica e de engenharia sobre as vias da cidade. Preciso apenas de mais uns dias para me adaptar completamente a este novo meio de transporte.
Cumprimentos a todos.
Olá a todos :)
Eu também me re-apaixonei pela bicicleta. Até agora tenho andado só aos fins de semana... Para me re-habituar. Primeiro levava a bicicleta de carro até ao local onde queria andar. Agora estou na fase em que desço a minha colina e vou até de Santa Apolónia até ao Trancão e volto. Este fim de semana estiquei-me mais um bocadinho e fiz Sta Apolónia-Trancão-Torre de Belém-Sta Apolónia :)
Infelizmente ainda não consigo subir a minha colina :s E o trânsito assusta-me um pouco... Mas amanhã espero fazer o meu primeiro percurso oficial em dia de semana casa-trabalho! Espero :) Porque o dia em que conseguir domar a minha colina espero não parar mais :)
Enviar um comentário