O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 005 - 07/01/2008

Mais um dia de bicicleta pela cidade. Saída pelas 10:15h, pois tinha reunião na CM Lisboa, na Rua Alexandre Herculano, com o responsável pelo Departamento de Segurança e Tráfego. Segui com é hábito pela Rua de S. Paulo, pois naquele sentido é apenas para BUS, o que reduz imenso o tráfego, e graças ao piso irregular, reduz a velocidade média dos veículos. Passei em frente aos Paços do Concelho, parei na without stress para cumprimentar aquela rapaziada que me está a apoiar incondicionalmente e segui pela Rua Augusta. Gosto particularmente desta rua da cidade. Tem carisma, história e gente. Segui pelo Rossio, Restauradores e subi a Av. da Liberdade pelas vias laterais. É curioso como um erro construtivo pode tornar-se numa vantagem para um ciclista: a via lateral que sobe, é demasiado larga para um carro, mas demasiado estreita para 2. O que faz com que o espaço que sobra seja mais que suficiente para se pedalar com segurança em plena via. Nota positiva para todos, repito, TODOS os que se cruzaram comigo de carro sem me dificultarem uma única vez a marcha. No edifício da câmara estacionei o bólide mesmo em frente à portaria do prédio, e tranquei-o nas grades do passadiço. Pedi ao porteiro para ir dando uma vista de olhos :) A reunião demorou quase 2 horas e foi simplesmente excepcional. É curioso verificar como existe uma vontade enorme de todos os técnicos da câmara com quem já reuni. Acreditem que é mesmo verdade. Acho que só falta mesmo mais gente a andar nas ruas a pedalar.

Dali segui para a cidade universitária, indo pela Rua Castilho, alto do Parque Eduardo VII, onde parei um pouco para apreciar a vista, segui dali para a Av. 5 de outubro, Campo Grande e Cidade Universitária. A Cantina Velha continua a ser um dos espaços mais agradáveis da cidade para se almoçar. E por 2€, qualquer estudante universitário tem uma refeição completa.
Depois de almoço, decidi aventurar-me pela primeira vez até ao ISEL (em chelas, junto à RTP). Segui pela Av. do Brasil, Rotunda do Relógio, Av. Marechal Gomes da Costa e voilá, avisto o ISEL em menos de 30 minutos de percurso. Cerca de 5 km. O que dá uma média de 10 km/h de bina. Nada mal para um principiante como eu.

Já percorri cerca de 10 km hoje. E estou a cerca de 8 km de casa (distância Santos - ISEL). Daqui a pouco vou seguir pela Rua de Xabregas até lá baixo à marginal. Sempre a descer. Pois só se sobe num sentido :) Depois, Santa Apolónia, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Santos. Plano. Quase 20 km num só dia. Começo a ganhar mais à vontade e confiança nesta deslocações por Lisboa, de bicicleta. É curioso como no início do projecto, não sabendo o que iría encontrar, tinha um pouco aquela ideia pré-concebida de que era difícil deslocar-me pela cidade de bicicleta. Cada vez que dou ao pedal, descubro exactamente o contrário. Uma cidade lindíssima, com gente fabulosa, que afinal apenas aguarda há séculos que a tratêmos com a dignidade que esta senhora de 2000 anos merece. Cumprimentos a todos.

9 comentários:

laura disse...

Fico feliz em saber que tudo corre bem e que te estás a apaixonar pela cidade (se ainda não estavas, claro...).
Abraço.

Miguel Carvalho disse...

Fico muito contente por saber que há interesse da CML (se bem que o leio há mais de uma década).
Espero também que não se caia no erro de construir ciclovias segregadoras,que se aprenda com a experiência no estrangeiro e que se ouça os ciclistas da cidade.

A ler:
http://mariojalves.googlepages.com/problemas_segregacao_bicicleta.pdf
http://mariojalves.googlepages.com/encorajarousodabicicletav1.pdf

Miguel Carvalho disse...

oops... ficaram cortados os endereços dos textos do Mário Alves

Encorajar bicicleta

perigo das ciclovias

carneiro disse...

Parabéns pelo desempenho ciclístico.

Quanto ao entusiasmo dos Funcionários da Câmara... ver para crer, como S. Tomé. Pois se tal entusiasmo não tem ocasionado nada de expressivo...

delta disse...

Parabéns pela iníciativa.
Pelo seu relato, até parece que é fácil ciclar em Lisboa!!!
Com esse andamento, nem as 7 colinas serão problema!
Relativamente à Câmara, prometer não custa nada...
Assim tem sído nos últimos 20 anos, pelo menos, apesar de todos terem sído grandes "defensores" das ciclovias. Até o Santana, que aprovou o Alvalade XXI, em cima da cliclovia existente...
Ontem, realizou-se um passeio de bikes que atravessou Lisboa. Creio que era importante que todos os fins de semana se repetisse. Assim, a onda de bikes poderia crescer e, talvez assim a Câmara podesse finalmente começar a criar algumas ciclovias.
Força no pedal

Miguel Carvalho disse...

já se repete um passeio todos os meses de bicicletas há 4 anos (massacriticapt.net)

quanto a ciclovias, que a maioria dos ciclistas mais habituados a lisboa rejeitam, sugiro os links que deixei acima.

Frederico disse...

Já começa a ver que as famosas 7 colinas só servem de desculpa não é verdade?

guerradossantos@gmail.com disse...

Caríssimos, definitivamente não estou só neste projecto. Na realidade, começo agora a perceber que sou apenas mais um. Mais um a agir dia-a-dia para que nós, e as futuras gerações, tenham o privilégio de poder andar de bicicleta por uma das cidades mais belas da Europa, com um dos melhores climas (apesar de alguma chuvita nos últimos dias:).
E definitivamente, falar em ciclovias não é prioritário. Comecemos a falar, isso sim, em zonas cicláveis. E a cidade oferece muitas oportunidades. Em breve começarei a dar mais informação técnica e de engenharia sobre as vias da cidade. Preciso apenas de mais uns dias para me adaptar completamente a este novo meio de transporte.
Cumprimentos a todos.

Blackbelly disse...

Olá a todos :)

Eu também me re-apaixonei pela bicicleta. Até agora tenho andado só aos fins de semana... Para me re-habituar. Primeiro levava a bicicleta de carro até ao local onde queria andar. Agora estou na fase em que desço a minha colina e vou até de Santa Apolónia até ao Trancão e volto. Este fim de semana estiquei-me mais um bocadinho e fiz Sta Apolónia-Trancão-Torre de Belém-Sta Apolónia :)

Infelizmente ainda não consigo subir a minha colina :s E o trânsito assusta-me um pouco... Mas amanhã espero fazer o meu primeiro percurso oficial em dia de semana casa-trabalho! Espero :) Porque o dia em que conseguir domar a minha colina espero não parar mais :)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.