E ao 13º dia aconteceu .... o primeiro furo :) Mas nada de stress, pois a rapaziada da Biclas.com (que me tem emprestado as binas para testar) artilhou-me a "trek" com câmara de ar supelente e ferramentas.
Tirando o furo, o dia foi calmo: saída de casa por volta das 11:00h e chegada à cantina da Cidade Universitária antes das 12:00h. Mas desta vez com algumas modificações, aconselhadas pela rapaziada que comenta no blogue: roupa leve (apenas uma T-shirt e um casaco de malha fina, em vez do tradicional blusão de inverno), assento mais baixo (para uma posição de condução mais cómoda e urbana), e sem capacete (eu sei, isso vai contra as regras de segurança). Suei metade do que costumava suar. Ah!! E claro, nem pensar ir pelo Parque Eduardo VII :) Fui pela Fontes Pereira de Mello. Sem stress por aí.
(Bina estacionada na Fontes Pereira de Mello, junto do C.C. Imaviz)
Pelo caminho, já na Cidade Universitária, fui abordado por duas moças que me reconheceram, tendo-lhes respondido a uma série de questões que me colocaram sobre a cidade, as bicicletas e a minha tese. Já agora, se me virem por aí, não hesitem em falar comigo. Tenho muito gosto em partilhar esta experiência com todos, e em partilhar das vossas experiências.
(Binas estacionadas na Cidade Universitária: Faculdade de Direito e Cantina Velha)
Depois de almoço segui para o gabinete de engenharia no Bairro Santos (mesmo ali ao lado), à noite voltei à cantina para jantar e, como já passava das 20:30h, voltei para casa de metro. Mobilidade Integrada meus caros. Aproveitar o que temos de melhor na cidade. 6 km de bina, 4 km de metro.
(Cais da estação de metro da Cidade Universitária)
Um abraço a todos.
5 comentários:
Não é verdade que o capacete seja obrigatório!
O artigo 82 do código da estrada refere apenas velocípedes com motor!
Para qualquer dúvida consultar as FAQ do código da estrada e a bicicleta, compiladas pela Ana do Cenas a Pedal
Miguel, obrigado pelo teu comentário. Mas eu referi "contra as regras de segurança" e não "contra as regras do código da estrada" :) Um grande abraço.
Oops!
Um enorme pedido de desculpas deste lado...
Leitura aconselhada sobre o tema dos capacetes - notar a diferença nos diversos standards:
http://cyclehelmets.org/papers/c2023.pdf
O resto do site também é muito interessante.
Já agora, um dos maiores riscos para o aumento do número de ciclistas é a publicidade que tem de ser uma actividade perigosa - principalmente ganha graças aos lobbies pró-capacete (pois precisam de 'assustar' as pessoas para as convencer a usar capacete)!
Todos os estudos apontam para que quanto maior o número de ciclistas, mais seguras são as condições para todos eles!
E uma constatação de um facto é que em todo o lado que se aprovou legislação a obrigar a utilização do capacete, o número de ciclistas caiu consideravelmente!
Ainda bem :P Cabelo comprido em cabeça de menina suadora... Basicamente chego ao trabalho com o cabelo todo molhado e sem penteado defenido!
Mas estou só a considerar a compra de um capacete mais arejado...
Enviar um comentário