O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 080 - 17/05/2008

Aqui está o link para quem não viu a reportagem do Terra Alerta na SIC sobre a cidade de Lisboa e as bicicletas. 8 minutos de reportagem em prime time.

SANTOS » CIDADE UNIVERSITÁRIA » PRAÇA DO COMÉRCIO » SANTOS
24.70 km

Hoje é dia de aula de futebol no Estádio Universitário. De Santos até lá são quase 9km. Como é sábado, gosto de ir pela Av. 5 de Outubro, pois é sempre a descer até Entrecampos. No Campo Grande vi a confusão de trânsito que estava, devido à benção das fitas, o que dá sempre um gozo enorme, principalmente porque vejo o ar de desespero dos condutores enquanto estão parados no trânsito. E eu ... sempre a andar. 40 minutos de percurso sem pressas.



(a minha bike junto a uma dos últimas tendas no Desafio do Coração)

Depois do almoço na cantina, voltei à cidade universitária para participar na 4ª Edição do Desafio do Coração. Gente de todas as idades fazia um percurso estabelecido entre 23 tendas, cada uma com uma lição sobre boas práticas de vida. Numa delas medi a tensão arterial e noutra os IMC (índice de massa corporal) e %MG (percentagem de massa gorda). Ora aqui vão então alguns números, para impressionar quem precisa de emagracer.

Tensão Arterial: 132 / 74
IMC: 24.5
%MG: 15.5
Perímetro da cintura: 90 cm

Estes dados só por si não diriam muito se eu não dissesse que da última vez que tinha realizado análises tinha uma %MG de 19.5%, quase a atindir o limite de 20% e a entrar na zona da obesidade. Agora, 80 dias de bike depois, passei de uns gordos 80kg para uns musculados 75kg.

Já agora, o meu colesterol é tão baixo, que a maquineta só me sabia dizer que estava abaixo dos 150 :)

Ora digam lá que a bicicleta não é de longe, o melhor meio de transporte na cidade?

Menos Peso, colesterol baixíssimo, maior IMC, menos %MG, tensão arterial regular, mais dinheiro na conta bancária (o que poupo em combustível e desgaste do carro), menos stress, mais tempo e mais qualidade de vida. Ah! E a oportunidade de conhecer gente do mais interessante que há, ou seja, outros utilizadores diários de bicicleta.

Na volta para casa, passagem pela Praça do Comércio para participar na animação já habitual que este espaço proporciona aos fins-de-semana.


(A animação na Praça do Comércio)

Um grande abraço.

19 comentários:

delta disse...

Olá desde esta manhâ,
Afinal eu tinha razão, ou seja, está mais magro. Perdão, menos gordo!
Os seus valores estão bons, mas os meus, para um rapaz de fifty five, não ficam atrás, graças aos kms que faço de bike quase diariamente.
Os meus são:
T.A. 127 / 77
Col. 185
IMC 23,6
MG 25,7
74 kgs
1,77 m

E viva a bicicleta...

guerradossantos@gmail.com disse...

A bicicleta é sem dúvida um excelente meio de manter a forma física. Para gente de qualquer idade. Entre mim e o delta existe uma geração de diferença, mas um coisa em comum: a paixão por uma vida saudável.
Maiores cumprimentos.

Bessa disse...

Excelente trabalho. Os meus parabéns pela atenção que está a conseguir para esta causa. Eu sou utilizador diário de uma scooter e até já vendi o carro. Actualmente faço um percurso de diário de 15km x2 e só não vou de bicicleta porque achei que seria demasiado perigoso. Estou a começar a mudar de ideia...
Um abraço.

M. Bessa
Scooter Log

guerradossantos@gmail.com disse...

Bessa, qual é o seu percurso diário? De onde para onde se desloca? Talvez o possa ajudar a escolher o melhor percurso. Um grande abraço.
Paulo Santos.

João Soares disse...

Parabéns por esta sua iniciativa.
Brevemente farei um destaque no meu blogue Bioterra.
A força da razão move montanhas de preguiça (risos)
Um abraço pedalente.

Tugaonbike disse...

Caro Paulo
Como é do teu conhecimento neste fim de semana não pedalei pois estive a colaborar na organização da Corrida do (Glorioso) Benfica.

Por este facto não vim ao blog e hoje fiquei espantado ao ver as fantásticas "prosas" do dia 079 algumas de fino recorte "poético" em especial a da AnaBananaSplit.

Como já repararam eu não sei escrever especialmente no que toca há falta de pontuação mas a falar e a agir ninguem me agarra.

Por isso só deixo aqui uma sugestão á Ana... como proprietária da Cenasapedal apresente ao Paulo uma proposta de estacionamentos para "bikes" que sejam económicos do primeiro mundo e que não estraguem as nossas "carissimas"(?) bicicletas.

Desculpem qualquer coisinha.

Boas pedaladas.
VB

guerradossantos@gmail.com disse...

João, obrigado pelo apoio.
VB, fica o apontamento sobre os estacionamentos.

Obrigado a todos.

Paulo Santos

anabananasplit disse...

Caro Vítor, a não ser que o Paulo planeie comprar suportes de estacionamento de bicicletas, não estou a ver por que a Cenas a Pedal lhe haveria de apresentar proposta alguma nessa vertente...

Vejo que ficou ressentido da opinião que tenho expressado acerca dos suportes disponibilizados no dia da reportagem. Louvo-lhe a iniciativa e a gentileza de contribuir com uma das estruturas. Disse que era um homem de acção e aquela foi boa, sem dúvida. :-) Isso não invalida que faça críticas construtivas à opção feita em termos de tipo de suporte, num contexto não de excepção (como foi o dia da reportagem) mas num cenário de adopção pela administração do centro comercial (ou qualquer outra entidade) de suportes daquele tipo, num carácter permanente.

guerradossantos@gmail.com disse...

Olá Ana.

[Não permite prender a bicicleta como é necessário, propicia o empenamento das rodas, não serve para bicicletas com travões de disco nem com pneus mais largos (como a do rapaz da cruiser no dia da reportagem...).]

Vou comentar item a item.
O tipo de estacionamento que o Picoas Plaza vai, gentilmente, colcar no átrio interior permite prender a bicicleta com qualquer tipo de corrente. O empeno das rodas acontece quanto existe pressão lateral sobre o raios, o que não acontece com este tipo de estacionamento, que salvaguarda os mesmos. Os travões de disco estão salvaguardados, pois este tipo de estrutura não toca nos mesmos. Tem toda a razão em relação a pneus mais largos. Contudo, em termos urbanos, o mais comum é usar-se um pneu liso e mais fino. Certamente que nem toda a gente andará pela cidade em cruisers, com o Hugo (que de resto nem se queixou, pois a bike dele tem descanso).

Ainda a hei-de ver a frequentar aquele espaço excepcional :) com a sua bike lá estacionada.

Um grande abraço Ana.

neli disse...

OLÁ,
tou a escrivir da espanha, perdón, por nâo conhecer moito bem o seu idioma, eu gostaría saber, que coisas podería façer na fim de semana em lisboa, eu conheço bem a cidade na passagem do ano eu fiquei con saudades por nào ter unha bicicleta para pasear nas docas, eu vou lâ pasar o S. antonio e gostaría saber que mais podería façer ou visitar, donde aparcar sen perigo de ficar sem ela e coisas asim. Os meus parabems polo blog do cual gustei moito.
No Cp podo façer a viagem e tambem no metropolitano no fim de semana. Obrigada pola resposta.
neli
andocomohormiguitas.blogspot.com

anabananasplit disse...

Ai Paulo,... eu já frequento, de vez em quando, umas vezes (maior parte) com a minha bicicleta dobrável (que levo comigo, outras com a grande, que tenho deixado no parque subterrâneo. Se me deixassem levar a grande para dentro da praça, não usaria os wheel-benders, prendia-a a algum gradeamento (se os seguranças não viessem logo a correr a dizer que não podia), ou a si própria, se a mantivesse debaixo de vista.

Isto não é a Alemanha, aqui a maior parte do pessoal a começar a usar bicicleta compra BTTs, com pneus mais largos, e a maior parte nem instala o apoio de descanso - mesmo que instalasse, os suportes são mais do que para "suportar", são para prender a bicicleta de uma forma segura e eficiente.

O empenamento das rodas não teria a ver com a estrutura tocar nos raios, mas com a facilidade com que um toque ou empurrão na bicicleta entorta a jante.

Os wheel-benders não oferecem os dois pontos mínimos de apoio para suportar a bicicleta e oferecer uma maneira de prender facilmente o quadro (não dá para prendê-lo com um cadeado em U).

Quanto aos travões de disco, depende do tipo de wheel-bender, o cedido pelo seu patrocinador não deve oferecer problemas, mas o cedido pelo Vítor Branco já é capaz de ser complicado...

Frederico disse...

Paulo,

Este assunto - parqueamento de bicicletas - é tão consensual que eu só tinha comentado com o intuito de deixar um lembrete; mas pelos vistos era preciso explicar, coisa que a Ana já fez e muito bem!
Aproveito só para deixar alguns documentos que podem servir para futura referência.

Se fizer uma pesquisa no google (fiz isto agora mesmo: cycle parking "best practices") irá obter muita páginas como:
1 - http://www.vtpi.org/tdm/tdm85.htm - diz claramente: «What doesn't work: Old fashioned “wheelbender” racks that hold only the bicycle’s wheel, and are unsuitable for use with a U-shaped shackle lock. Experienced cyclists will not use them.»
2 - http://www.sfbike.org/?parking - tem um guia http://www.sfbike.org/download/Bike_Parking/bikepark.pdf - A set of recommendations from the Association of Pedestrian and Bicycle Professionals
3 - http://www.cityofchicago.org/ - Outro guia de "Best Practices"

Pode também ir ao sítio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e UTILIZADORES de Bicicleta e fazer uma simples pesquisa por "parqueamento" ou então fazer um simples telefonema e perguntar ao Caetano (presidente da FPCUB) o que ele acha!

Quanto ao facto deste parqueamento específico não empenar as rodas, o meu problema nem é um chegar lá e ver que tenho um raio ou dois dobrados, o meu problema é chegar lá e ver que alguém por azelhice (não costumo pensar logo em vândalos...) deu um encontrão à bicicleta e a roda ficou dobrada mesmo!
Calculo que já tenha visto algumas rodas assim quando esteve a trabalhar na Holanda, Finlândia e Alemanha; eu só passeei na Holanda e Alemanha e vi várias rodas dobradas! Infelizmente não tirei nenhuma fotografia senão mandava para que os visitantes que não tiveram oportunidade as possam ver!

Frederico

guerradossantos@gmail.com disse...

Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais este assunto, graças à vossa insistência. É isto que é ser engenheiro. É isto que é um tese de mestrado.

Repararam no comentário da Neli, Espanhola que nos vem visitar? Achei fabuloso alguém de fora preocupar-se também com estas questões. Como é que a poderemos ajudar?

Um abraço a todos e "Gracias" :)

Paulo Santos

anabananasplit disse...

«Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais este assunto, graças à vossa insistência. É isto que é ser engenheiro. É isto que é um tese de mestrado.»

Eheheh, bom, então já devo ser engenheira sem saber. :-P Devia arranjar uma bolsa de doutoramento para me pagar o meu "hobby". ;-) Embora uma licenciada em Química / Biotecnologia seja algo inusitado para um doutoramento em "engenharia"... ;-)

Tugaonbike disse...

Carissim(a)os
Jurei, que não ia alimentar, mais, a polémica dos estacionamentos,mas...

Eu não sou, nem engenheiro nem doutor, mas a minha idade e a experiência, que a vida me deu, não me deixa, ficar ressentido com nada, muito menos, com criticas construtivas, sobretudo vindas de jovens licenciados, porque, meus amigos,a vida é curta.

Findo, aqui a minha prosa, esperando, que fiquem todos bem.

Boas pedaladas.

(P.S.)- Frederico,aí se eu soubesse escrever !!!!!!!!!!!!

guerradossantos@gmail.com disse...

Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química :) De qualquer forma, em conversa com o Engº Mário Alves apercebi-me que é sempre necessário dar voz a todos e quando as opiniões são contrárias à nossa, à que aprofundar sobre o assunto.
Ana, para se ser engenheiro/a é preciso muito mais do que saber de bicicletas e estacionaments ;)

Tugaonbike, o dom da oratória nem sempre é sinónimo de competência. Basta aliás olhar para a generalidade dos nosso políticos, que a falar são muito bons, mas a agir nem por isso. Não de nos brindar com os seus comentários efusivos. Além disso, acho extremamente saudável esta pequena picardia entre si e a Ana.

E ajuda para a Neli, a Espanhola?

Abraço a todos.

guerradossantos@gmail.com disse...

Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química :) De qualquer forma, em conversa com o Engº Mário Alves apercebi-me que é sempre necessário dar voz a todos e quando as opiniões são contrárias à nossa, à que aprofundar sobre o assunto.
Ana, para se ser engenheiro/a é preciso muito mais do que saber de bicicletas e estacionaments ;)

Tugaonbike, o dom da oratória nem sempre é sinónimo de competência. Basta aliás olhar para a generalidade dos nosso políticos, que a falar são muito bons, mas a agir nem por isso. Não deixe de nos brindar com os seus comentários efusivos. Além disso, acho extremamente saudável esta pequena picardia entre si e a Ana.

E ajuda para a Neli, a Espanhola?

Abraço a todos.

anabananasplit disse...

Claro, Paulo, e para saber de bicicletas e estacionamentos é preciso mais do que uma licenciatura em engenharia. ;-) Deve ser o mesmo "mais" que falta aos engenheiros que fazem as cidades portuguesas desta maneira...

Lss911 disse...

Muito curioso, nesse Sábado fiz o mesmo percurso e rpecisamente para os treinos de futebol mas durante a tarde. Gosto da 5 de Outubro ao fim-de-semana, poucos carros e passa-nos ao lado o gigantismo da Av. Républica.
Desde que comecei a andar de bike há um ano e meio com descolações médias de 3 vezes por semana que perdi 10Kg e tornei-me mais musculado também.

A minha bicicleta custou-me 54€ na sport zone e até ao momento apenas troquei as mudanças de punho por sequenciais e alterei o esticador.
Já andei milhares de quilómetros e ganhei anos de vida e de saúde com o valor de uma mensalidade de um ginásio Holmes Place!
Viva a Bicicleta!!

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.