tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post8053857312072591724..comments2023-10-17T03:51:02.375-07:00Comments on 100 dias de bicicleta em Lisboa: Dia 080 - 17/05/2008guerradossantos@gmail.comhttp://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-75085629751052673402008-05-20T17:52:00.000-07:002008-05-20T17:52:00.000-07:00Muito curioso, nesse Sábado fiz o mesmo percurso e...Muito curioso, nesse Sábado fiz o mesmo percurso e rpecisamente para os treinos de futebol mas durante a tarde. Gosto da 5 de Outubro ao fim-de-semana, poucos carros e passa-nos ao lado o gigantismo da Av. Républica.<BR/>Desde que comecei a andar de bike há um ano e meio com descolações médias de 3 vezes por semana que perdi 10Kg e tornei-me mais musculado também.<BR/><BR/>A minha bicicleta custou-me 54€ na sport zone e até ao momento apenas troquei as mudanças de punho por sequenciais e alterei o esticador.<BR/>Já andei milhares de quilómetros e ganhei anos de vida e de saúde com o valor de uma mensalidade de um ginásio Holmes Place!<BR/>Viva a Bicicleta!!Lss911https://www.blogger.com/profile/12183890785125388275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-90189297332167165022008-05-20T15:06:00.000-07:002008-05-20T15:06:00.000-07:00Claro, Paulo, e para saber de bicicletas e estacio...Claro, Paulo, e para saber de bicicletas e estacionamentos é preciso mais do que uma licenciatura em engenharia. ;-) Deve ser o mesmo "mais" que falta aos engenheiros que fazem as cidades portuguesas desta maneira...anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-87543764819962440092008-05-20T13:46:00.001-07:002008-05-20T13:46:00.001-07:00Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química ...Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química :) De qualquer forma, em conversa com o Engº Mário Alves apercebi-me que é sempre necessário dar voz a todos e quando as opiniões são contrárias à nossa, à que aprofundar sobre o assunto.<BR/>Ana, para se ser engenheiro/a é preciso muito mais do que saber de bicicletas e estacionaments ;)<BR/><BR/>Tugaonbike, o dom da oratória nem sempre é sinónimo de competência. Basta aliás olhar para a generalidade dos nosso políticos, que a falar são muito bons, mas a agir nem por isso. Não deixe de nos brindar com os seus comentários efusivos. Além disso, acho extremamente saudável esta pequena picardia entre si e a Ana.<BR/><BR/>E ajuda para a Neli, a Espanhola?<BR/><BR/>Abraço a todos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-25745018514228645772008-05-20T13:46:00.000-07:002008-05-20T13:46:00.000-07:00Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química ...Ana, no ISEL existe o curso de Engenharia Química :) De qualquer forma, em conversa com o Engº Mário Alves apercebi-me que é sempre necessário dar voz a todos e quando as opiniões são contrárias à nossa, à que aprofundar sobre o assunto.<BR/>Ana, para se ser engenheiro/a é preciso muito mais do que saber de bicicletas e estacionaments ;)<BR/><BR/>Tugaonbike, o dom da oratória nem sempre é sinónimo de competência. Basta aliás olhar para a generalidade dos nosso políticos, que a falar são muito bons, mas a agir nem por isso. Não de nos brindar com os seus comentários efusivos. Além disso, acho extremamente saudável esta pequena picardia entre si e a Ana.<BR/><BR/>E ajuda para a Neli, a Espanhola?<BR/><BR/>Abraço a todos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-71007241104078182402008-05-20T11:22:00.000-07:002008-05-20T11:22:00.000-07:00Carissim(a)osJurei, que não ia alimentar, mais, a ...Carissim(a)os<BR/>Jurei, que não ia alimentar, mais, a polémica dos estacionamentos,mas...<BR/><BR/>Eu não sou, nem engenheiro nem doutor, mas a minha idade e a experiência, que a vida me deu, não me deixa, ficar ressentido com nada, muito menos, com criticas construtivas, sobretudo vindas de jovens licenciados, porque, meus amigos,a vida é curta.<BR/><BR/>Findo, aqui a minha prosa, esperando, que fiquem todos bem.<BR/><BR/>Boas pedaladas.<BR/><BR/>(P.S.)- Frederico,aí se eu soubesse escrever !!!!!!!!!!!!Tugaonbikehttps://www.blogger.com/profile/05323123099639271338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-68976230322956039682008-05-20T09:12:00.000-07:002008-05-20T09:12:00.000-07:00«Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais ...«<EM>Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais este assunto, graças à vossa insistência. É isto que é ser engenheiro. É isto que é um tese de mestrado.</EM>»<BR/><BR/>Eheheh, bom, então já devo ser engenheira sem saber. :-P Devia arranjar uma bolsa de doutoramento para me pagar o meu "hobby". ;-) Embora uma licenciada em Química / Biotecnologia seja algo inusitado para um doutoramento em "engenharia"... ;-)anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-9759273353476800602008-05-20T08:36:00.000-07:002008-05-20T08:36:00.000-07:00Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais e...Ana e Frederico, vou mesmo aprofundar muito mais este assunto, graças à vossa insistência. É isto que é ser engenheiro. É isto que é um tese de mestrado.<BR/><BR/>Repararam no comentário da Neli, Espanhola que nos vem visitar? Achei fabuloso alguém de fora preocupar-se também com estas questões. Como é que a poderemos ajudar?<BR/><BR/>Um abraço a todos e "Gracias" :)<BR/><BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-23187791654189019582008-05-20T08:13:00.000-07:002008-05-20T08:13:00.000-07:00Paulo,Este assunto - parqueamento de bicicletas - ...Paulo,<BR/><BR/>Este assunto - parqueamento de bicicletas - é tão consensual que eu só tinha comentado com o intuito de deixar um lembrete; mas pelos vistos era preciso explicar, coisa que a Ana já fez e muito bem!<BR/>Aproveito só para deixar alguns documentos que podem servir para futura referência.<BR/><BR/>Se fizer uma pesquisa no google (fiz isto agora mesmo: cycle parking "best practices") irá obter muita páginas como:<BR/>1 - http://www.vtpi.org/tdm/tdm85.htm - diz claramente: «What doesn't work: Old fashioned “wheelbender” racks that hold only the bicycle’s wheel, and are unsuitable for use with a U-shaped shackle lock. Experienced cyclists will not use them.»<BR/>2 - http://www.sfbike.org/?parking - tem um guia http://www.sfbike.org/download/Bike_Parking/bikepark.pdf - A set of recommendations from the Association of Pedestrian and Bicycle Professionals<BR/>3 - http://www.cityofchicago.org/ - Outro guia de "Best Practices"<BR/><BR/>Pode também ir ao sítio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e UTILIZADORES de Bicicleta e fazer uma simples pesquisa por "parqueamento" ou então fazer um simples telefonema e perguntar ao Caetano (presidente da FPCUB) o que ele acha!<BR/><BR/>Quanto ao facto deste parqueamento específico não empenar as rodas, o meu problema nem é um chegar lá e ver que tenho um raio ou dois dobrados, o meu problema é chegar lá e ver que alguém por azelhice (não costumo pensar logo em vândalos...) deu um encontrão à bicicleta e a roda ficou dobrada mesmo!<BR/>Calculo que já tenha visto algumas rodas assim quando esteve a trabalhar na Holanda, Finlândia e Alemanha; eu só passeei na Holanda e Alemanha e vi várias rodas dobradas! Infelizmente não tirei nenhuma fotografia senão mandava para que os visitantes que não tiveram oportunidade as possam ver!<BR/><BR/>FredericoFredericohttps://www.blogger.com/profile/04136829372660486336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-44320888193959282792008-05-20T05:02:00.000-07:002008-05-20T05:02:00.000-07:00Ai Paulo,... eu já frequento, de vez em quando, um...Ai Paulo,... eu já frequento, de vez em quando, umas vezes (maior parte) com a minha bicicleta dobrável (que levo comigo, outras com a grande, que tenho deixado no parque subterrâneo. Se me deixassem levar a grande para dentro da praça, não usaria os wheel-benders, prendia-a a algum gradeamento (se os seguranças não viessem logo a correr a dizer que não podia), ou a si própria, se a mantivesse debaixo de vista. <BR/><BR/>Isto não é a Alemanha, aqui a maior parte do pessoal a começar a usar bicicleta compra BTTs, com pneus mais largos, e a maior parte nem instala o apoio de descanso - mesmo que instalasse, os suportes são mais do que para "suportar", são para prender a bicicleta de uma forma segura e eficiente. <BR/><BR/>O empenamento das rodas não teria a ver com a estrutura tocar nos raios, mas com a facilidade com que um toque ou empurrão na bicicleta entorta a jante. <BR/><BR/>Os wheel-benders não oferecem os dois pontos mínimos de apoio para suportar a bicicleta e oferecer uma maneira de prender facilmente o quadro (não dá para prendê-lo com um cadeado em U). <BR/><BR/>Quanto aos travões de disco, depende do tipo de wheel-bender, o cedido pelo seu patrocinador não deve oferecer problemas, mas o cedido pelo Vítor Branco já é capaz de ser complicado...anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-59188061737657397142008-05-20T04:57:00.000-07:002008-05-20T04:57:00.000-07:00OLÁ,tou a escrivir da espanha, perdón, por nâo con...OLÁ,<BR/>tou a escrivir da espanha, perdón, por nâo conhecer moito bem o seu idioma, eu gostaría saber, que coisas podería façer na fim de semana em lisboa, eu conheço bem a cidade na passagem do ano eu fiquei con saudades por nào ter unha bicicleta para pasear nas docas, eu vou lâ pasar o S. antonio e gostaría saber que mais podería façer ou visitar, donde aparcar sen perigo de ficar sem ela e coisas asim. Os meus parabems polo blog do cual gustei moito. <BR/>No Cp podo façer a viagem e tambem no metropolitano no fim de semana. Obrigada pola resposta.<BR/>neli<BR/>andocomohormiguitas.blogspot.comnelihttps://www.blogger.com/profile/15646956380030351020noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-68628903137304426912008-05-20T02:27:00.000-07:002008-05-20T02:27:00.000-07:00Olá Ana.[Não permite prender a bicicleta como é ne...Olá Ana.<BR/><BR/>[Não permite prender a bicicleta como é necessário, propicia o empenamento das rodas, não serve para bicicletas com travões de disco nem com pneus mais largos (como a do rapaz da cruiser no dia da reportagem...).]<BR/><BR/>Vou comentar item a item.<BR/>O tipo de estacionamento que o Picoas Plaza vai, gentilmente, colcar no átrio interior permite prender a bicicleta com qualquer tipo de corrente. O empeno das rodas acontece quanto existe pressão lateral sobre o raios, o que não acontece com este tipo de estacionamento, que salvaguarda os mesmos. Os travões de disco estão salvaguardados, pois este tipo de estrutura não toca nos mesmos. Tem toda a razão em relação a pneus mais largos. Contudo, em termos urbanos, o mais comum é usar-se um pneu liso e mais fino. Certamente que nem toda a gente andará pela cidade em cruisers, com o Hugo (que de resto nem se queixou, pois a bike dele tem descanso).<BR/><BR/>Ainda a hei-de ver a frequentar aquele espaço excepcional :) com a sua bike lá estacionada.<BR/><BR/>Um grande abraço Ana.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-24867621700214992152008-05-19T15:45:00.000-07:002008-05-19T15:45:00.000-07:00Caro Vítor, a não ser que o Paulo planeie comprar ...Caro Vítor, a não ser que o Paulo planeie comprar suportes de estacionamento de bicicletas, não estou a ver por que a Cenas a Pedal lhe haveria de apresentar proposta alguma nessa vertente... <BR/><BR/>Vejo que ficou ressentido da opinião que tenho expressado acerca dos suportes disponibilizados no dia da reportagem. Louvo-lhe a iniciativa e a gentileza de contribuir com uma das estruturas. Disse que era um homem de acção e aquela foi boa, sem dúvida. :-) Isso não invalida que faça críticas construtivas à opção feita em termos de tipo de suporte, num contexto não de excepção (como foi o dia da reportagem) mas num cenário de adopção pela administração do centro comercial (ou qualquer outra entidade) de suportes daquele tipo, num carácter permanente.anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-46533877099973125642008-05-19T11:47:00.000-07:002008-05-19T11:47:00.000-07:00João, obrigado pelo apoio.VB, fica o apontamento s...João, obrigado pelo apoio.<BR/>VB, fica o apontamento sobre os estacionamentos. <BR/><BR/>Obrigado a todos.<BR/><BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-75232297082579229062008-05-19T02:38:00.000-07:002008-05-19T02:38:00.000-07:00Caro PauloComo é do teu conhecimento neste fim de ...Caro Paulo<BR/>Como é do teu conhecimento neste fim de semana não pedalei pois estive a colaborar na organização da Corrida do (Glorioso) Benfica.<BR/><BR/>Por este facto não vim ao blog e hoje fiquei espantado ao ver as fantásticas "prosas" do dia 079 algumas de fino recorte "poético" em especial a da AnaBananaSplit.<BR/><BR/>Como já repararam eu não sei escrever especialmente no que toca há falta de pontuação mas a falar e a agir ninguem me agarra.<BR/><BR/>Por isso só deixo aqui uma sugestão á Ana... como proprietária da Cenasapedal apresente ao Paulo uma proposta de estacionamentos para "bikes" que sejam económicos do primeiro mundo e que não estraguem as nossas "carissimas"(?) bicicletas.<BR/><BR/>Desculpem qualquer coisinha.<BR/><BR/>Boas pedaladas.<BR/>VBTugaonbikehttps://www.blogger.com/profile/05323123099639271338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-21201630628818328962008-05-18T16:12:00.000-07:002008-05-18T16:12:00.000-07:00Parabéns por esta sua iniciativa.Brevemente farei ...Parabéns por esta sua iniciativa.<BR/>Brevemente farei um destaque no meu blogue Bioterra.<BR/>A força da razão move montanhas de preguiça (risos)<BR/>Um abraço pedalente.João Soareshttps://www.blogger.com/profile/18231398342414182116noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-32865880326073828882008-05-18T06:28:00.000-07:002008-05-18T06:28:00.000-07:00Bessa, qual é o seu percurso diário? De onde para ...Bessa, qual é o seu percurso diário? De onde para onde se desloca? Talvez o possa ajudar a escolher o melhor percurso. Um grande abraço. <BR/>Paulo Santos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-5495269595116297362008-05-17T16:09:00.000-07:002008-05-17T16:09:00.000-07:00Excelente trabalho. Os meus parabéns pela atenção ...Excelente trabalho. Os meus parabéns pela atenção que está a conseguir para esta causa. Eu sou utilizador diário de uma scooter e até já vendi o carro. Actualmente faço um percurso de diário de 15km x2 e só não vou de bicicleta porque achei que seria demasiado perigoso. Estou a começar a mudar de ideia... <BR/>Um abraço. <BR/><BR/>M. Bessa<BR/><A HREF="http://www.scooterlog.blogspot.com" REL="nofollow">Scooter Log</A>Bessahttps://www.blogger.com/profile/01544628827577680231noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-20327711808043620652008-05-17T14:52:00.000-07:002008-05-17T14:52:00.000-07:00A bicicleta é sem dúvida um excelente meio de mant...A bicicleta é sem dúvida um excelente meio de manter a forma física. Para gente de qualquer idade. Entre mim e o delta existe uma geração de diferença, mas um coisa em comum: a paixão por uma vida saudável.<BR/>Maiores cumprimentos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-85377983282197767242008-05-17T14:13:00.000-07:002008-05-17T14:13:00.000-07:00Olá desde esta manhâ,Afinal eu tinha razão, ou sej...Olá desde esta manhâ,<BR/>Afinal eu tinha razão, ou seja, está mais magro. Perdão, menos gordo!<BR/>Os seus valores estão bons, mas os meus, para um rapaz de fifty five, não ficam atrás, graças aos kms que faço de bike quase diariamente.<BR/>Os meus são:<BR/>T.A. 127 / 77<BR/>Col. 185<BR/>IMC 23,6<BR/>MG 25,7<BR/>74 kgs<BR/>1,77 m<BR/><BR/>E viva a bicicleta...deltahttps://www.blogger.com/profile/15510695008638668514noreply@blogger.com