O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 158 - 24.10.008

De Santos às Amoreiras, Xabregas, Saldanha, Rêgo e Cidade Universitária
28 km de bicicleta eléctrica.

De Santos às Amoreiras: 3.5 km em 12 minutos
Das Amoreiras a Xabregas: 7.5 km em 22 minutos
De Xabregas ao Saldanha: 6 km em 25 minutos
Do Saldanha ao Rêgo: 2 km em 6 minutos
Do Rêgo à Cidade Universitária: 2 km em 5 minutos
Da Cidade Universitária a Santos: 7 km em 25 minutos

28 km pela cidade, em 85 minutos. Uns fantásticos 19.8 km/h de média !!!!! Relembro que no centro de cidades como Lisboa, a média de um automóvel é inferior a 20 km/h.

Hoje tive companhia feminina, nas pedaladas por Lisboa. Quando de manhã ía a subir a Rua Castilho, "apanhei" uma investigadora Belga, que desenvolve o seu trabalho na Faculdade de Ciências, no Campo Grande. Utiliza a sua bicicleta, todos os dias, do Rato ao Campo Grande, na sua bicicleta convencional. Mais uma estrangeira a "ensinar" às portuguesas que o automóvel não é sinónimo de estatuto, e que fica bem também às senhoras dar o exemplo.

Fui almoçar com uma amiga a Xabregas. Das Amoreiras desci à Baixa, e segui pelas ruas interiores, paralelas à Av. Infante D. Henrique. Passei pelas traseiras da estação de comboios de Santa Apolónia e sequi até à Rua de Xabregas.



(Esta bici estava estacionada junto a uma mercearia na Rua de Xabregas, a provar que as bicis são também viáveis muito para além da zona história ou do planalto central da cidade)


(A eléctrica estacionada no interior do IEFP de Xabregas)

Depois de almoço, subida da marginal até ao Alto de São João, pela Av. Afonso III. Uma rua íngreme, que exige algum esforço nos troços com 10% de inclinação. A eléctrica aqui é sem dúvida uma opção perfeitamente viável, para quem necessite de fazer esta subida todos os dias.

Depois de jantar na Cantina da Cidade Universitária, o regresso a casa fez-se com um acto insólito na Rua Braancamp, enquanto estava parado num semáforo: uma senhora saiu do seu carro, aproximou-se de mim e perguntou onde se vendem destas bicicletas :) Sugeri-lhe que pesquisasse na internet por "bicicletas eléctricas".

Hoje poupei mais de 5€ (combustível, parquímetro e desgaste do carro), comparativamente a quem utiliza o seu carro diariamente.

E assim se faz mais um dia a pedalar por Lisboa.

Paulo Santos
355 km de bicicleta eléctrica em Lisboa, desde 19.09.2008

2 comentários:

Viskonde disse...

ja agora, nao tens medo de deixar a bicicleta na rua?

PlanetaLima – Outdoor Adventure disse...

Tudo seria mais calmo e pacífico se se generalizasse o uso da bicicleta. O problema é a falta de respeito e responsabilidade dos automobilistas em relação aos ciclistas. Continua a ser muito engraçado ” dar umas buzinadelas quando se passa por um ciclista pra lhe dar um sustuzinho”. Espero que a lenta mudança de mentalidade se torne rápida.

João Pereira, http://blogplanetalima.blogspot.com/

http://www.planetalima.com

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.