O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 153 - 18.09.2008

De Santos ao Martinho da Arcada (Baixa) ... a pé
1700m

Hoje foi dia de estudos para a tese. Estudos comparativos de tempos: o mesmo percurso, a pé e de bicicleta convencional.

Depois de almoço fui tomar um café ao Martinho da Arcada, com um amigo. Fui a pé.
Ao final da tarde, fiz o mesmo percurso de bicicleta.

(O percurso, numa vista em fotografia aérea)

(A calçada e os carris do eléctrico - que já não assustam - na Rua do Arsenal)

Ficam os tempos, para este percurso de 1700m, a pé:
13:41h - Saída de casa (fecho da porta de casa)
13:43h - Saída da porta do prédio
13:45h - Largo do Conde de Barão
13:48h - Rua da Boavista
13:51h - Rua de São Paulo
13:54h - Travessa do Corpo Santo
13:54h - Rua Bernardino Costa
13:55h - Rua do Arsenal
13:58h - Praça do Município
13:59h - Praça do Comércio
14:01h - Martinho da Arcada

O mesmo percurso, agora de bicicleta:
19:00h - Saída de casa (fecho da porta de casa)
19:03h - Saída do portão da garagem
19:04h - Largo do Conde de Barão
19:06h - Rua da Boavista
19:06h - Rua da São Paulo
19:07h - Travessa do Corpo Santo
19:07h - Rua Bernardino Costa
19:08h - Rua do Arsenal
19:08h - Praça do Município
19:09h - Praça do Comércio
19:10h - Martinho da Arcada

Análise: Reparem que de bicicleta se reduz o tempo total de porta-a-porta de 20 minutos para 10. E se analisarmos apenas o tempo de utilização de bicicleta, este reduz-se ainda mais, para 07 minutos.

Médias: 5.1km/h a pé. 10.2km/h de bicicleta (incluido 3 minutos a pé dentro do prédio)

É comum ouvir colegas dizer " Eu demoro 30 minutos de carro, de casa ao trabalho". O que eles não dizem (porque nunca fizeram as contas), é quanto demoram da porta de casa ao carro, e do carro à porta do escritório. Sem esquecer com o tempo de procura de estacionamento. O que é curioso, é que eles, apesar de demorarem "30 minutos de carro", fecham a porta de casa 1 hora antes de "pegarem" ao trabalho. Curioso não é?

Paulo Santos
1614 km de bicicleta convencional em Lisboa, desde 01.01.2008

1 comentário:

Miguel Carvalho disse...

Bem apanhada essa da 1 hora! :)

É como o "já estou aí, vou só estacionar", o que no meu caso significa mesmo "já estou mesmo aí", mas no caso dos automobilistas significa "daqui 10, 15 minutos estou aí".

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.