O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dias 044 e 045 - 01 e 02/03/2008

DE SANTOS À FEIRA DA LADRA

Este sábado deu-me a moleza de manhã e acabei por não ir ao treino de futebol. Mas depois do almoço recebi um convite inédito: ir tomar um café para os lados da Feira da Ladra. Depois de me informar com amigos sobre a melhor forma de lá chegar, lá segui de Santos, Terreiro do Paço, Campo das Cebolas, Santa Apolónia (sempre pelas ruas interiores) e ... com a bike à mão, lá subi a Calçada do Cesteiros. É que ainda são uns bons 20% de inclinação :) Que bom foi reviver velhos tempos em que ía lá, não para comprar, mas para vender objectos usados e ganhar uns trocos. Já foi há uns bons 17 ou 18 anos. Percorri toda a feira com a bike na mão e não me faltaram propostas para a vender :) Ali compra-se e vende-se de tudo. Uma tarde bem passada.

Lá pelas 16:00h voltei para casa, passando pela Baixa e pela loja da Biclas. 9 km de percurso.



(Uma bike amarrada junto a um carro da polícia, na Feira da Ladra)

À noite, ao sábado, é o dia que eu tiro para andar (propositadamente) com o carro. Como não se mexe durante a semana, opto por fazer 15 ou 20 km com ele, pelo menos uma vez por semana. E em boa hora o fiz, pois cruzei-me em Entrecampos com o nosso companheiro de pedaladas, o Helder Carneiro, também ele de carro. E esta é a prova que o carro não é o inimigo público a abater. É um objecto de grande utilidade que, usado com moderação, nos permite deslocarmo-nos com rapidez e segurança, por exemplo, a um sábado à noite, pela cidade.

Só por curiosidade, a última vez que atestei o meu depósito foi no ano passado, no dia 30 de Dezembro. E ainda tem gasóleo para mais umas voltitas. Os 400 km que já percorri de bike desde 1 de Janeiro, são os mesmo que já poupei em combustível.


Hoje, domingo, resolvi armar-me em turista e fui almoçar à Baixa. Dei uma voltinha à procura de uma tasquinha com preços acessíveis (à boa maneira Portuguesa) e lá descobri uma em plena Rua Augusta, com doses a 4€ no interior, e 7€ na esplanada. Mas nada com um bom regateio para conseguir o preço de balcão, sentadinho na esplanada, no meio de dezenas de turistas e viradinho para o sol :) 2000 metros é a distância que separa a minha casa do Rossio, pelo que os percorri sem dificuldade com um livro debaixo do braço. O mesmo que li na esplanada até, por casualidade, passar por mim o Manuel Quental, meu ex-aluno do curso de AutoCAD na Ilha de São Miguel, Açores, e que por cá andava a passear. Uma boa e inesperada hora de conversa que partilhei com ele. Mais um encontro proporcionado, em parte, pela utilização da bicicleta como meio de deslocação diária. Mesmo ao fim-de-semana.



Um abraço a todos e obrigado pelos vossos testemunhos pessoais.

5 comentários:

Blackbelly disse...

O melhor caminho para a Feira da Ladra não é esse ;)

Já lhe consigo paresentar 3 alternativas cicláveis para lá :)

Boa continuação

BlackBelly

guerradossantos@gmail.com disse...

Fico a aguardar pelas suas sugestões, Blackbelly :)

António C. disse...

Indo pela Almirante Reis, Av Morais Soares, virar no Largo Paiva Couçeiro para a Genereal Roçadas e continuando sempre em frente até ao Largo da Graça e consequentemente a feira da Ladra.

Parece-me sem dúvida o melhor caminho e aprendi-o num dos passeios da Massa Critica, tendo vindo a repetir depois sozinho...

Passeio agradável e como chegar ao topo de Lisboa sem grande esforço.

carneiro disse...

Caro Paulo, Foi um gosto cumprimentá-lo em andamento.

Vinha do treino da patinagem dos meus filhos. Mas como viu o carrito é dos económicos. O grande está em casa sem sair há mais de um mês. Hoje já não teria comprado este. Mas eu fiz uma aprendizagem progressiva, de tipo empírico, experimentando alternativas e optando pelas mais viáveis.

E já cheguei a uma conclusão: quem quiser irradicar em absoluto o automóvel do transito citadino não sabe do que está a falar. A solução é a coexistência. Para já. Com o decorrer das experi~encias logo se verá o que é mais praticável. Agora, soluções de pacotilha...

Abraço e continuação de boas pedaladas.

António C. disse...

Caro Carneiro,

A solução passa sem dúvida pela co-existência. O problema é quando a existência de um modo de transporte motorizado, poluente e volumoso, segrega e ameaça a existência de outro de tracção humana, ecológico, e fácil de eatacionar/arrumar...

A bicicleta como meio de deslocação urbana não é uma panaceia e remédio para todas as deslocações, mas não é de todo, impossível, ou "só para alguns", como alguns o querem fazer crer...

Para uma grande parte das deslocações é acessível a qualquer pessoa minimamente saudável.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.