O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 045 - 04/02/2008

DE SANTOS AO CAMPO GRANDE

Ontem, segunda-feira, fui dar aulas, pela primeira vez, a um Centro de Formação no Campo Grande. Naturalmente, não levei a bicicleta. Porquê? Porque não conhecia bem o local, nem que condições tinha para estacionar e amarrar a bike, etc ... Claro que dei uma volta pelo sítio para perceber como poderia levar a máquina. Rapidamente, conversando com a portaria, descobri que o edifício tinha estacionamento subterrâneo. Foi-me concedida autorização imediata para entrar com a bike pelo estacionamento e amarrá-la no piso -1. É este tipo de treino mental que temos de ter para procurar formas de podermos utilizar a bicicleta, e estacioná-la em segurança. O mais fácil, era disistir logo à primeira, e não levar a bike porque não se tem, à partida, condições para o fazer. É muito fácil inventar desculpas como "Não tenho onde deixar a bicicleta". Eu também não tinha ontem, mas hoje, por iniciativa própria, já tenho. Procurei, informei-me, pedi autorizações. Qualquer um consegue fazer isto.

Hoje saía de casa (Santos) às 10:00h, pois tinha combinado com o Psicólogo Hugo Jorge, um encontro na Cidade Universitária, às 11:00h, para conversarmos sobre as vantagens de utilizarmos a bicicleta. Ele próprio, é um utilizador assíduo da bicicleta. E vem da Amadora !!!
Uma conversa excepcional de 2 horas. Este profissional consegue justificar tecnicamente, as emoções que eu só empiricamente me apercebo. Vou contar com o apoio dele, no que respeita a
dar a sua opinião de especialista nesta matérias da mente. Um contributo excepcional para este projecto.

Depois, às 13:30h, ida para o centro de formação no Campo Grande, a 7 minutos da cantina. Desci ao -1, amarrei a bike, e às 13:50h já estava na sala a ligar os computadores, para começar a aula às 14:00h.

Às 18:00h, regresso a casa, pela lateral da Av. da República, Saldanha (a partir daqui é sempre a descer até casa :)), Marquês, Rua Braancamp, Rato e mais uma vez, o privilégio de descer a Rua de São Bento quase a transgredir o código da estrada, no que diz respeito à velocidade máxima naquela via.

16 km percorridos, em 3 troços. 1:15h de tempo total gasto com deslocações. ZERO Euros de custos directos. Mais exercício físico, que tem contribuído para os 3,5 Kg que já perdi de peso desde o dia 01 de Janeiro. Quilos que tinha a mais :), claro!

Um abraço.

1 comentário:

RH disse...

A psicologia ambiental é o estudo do comportamento humano na relação com o meio ambiente ordenado e definido pelo homem. É um campo relativamente novo da psicologia, mas já desde 1960 que há estudos e trabalhos nesta área da psicologia. A maioria destes trabalhos teve origem no reconhecimento dos problemas ambientais, como a poluição, que começou a ter relevo nas representações colectivas.

Ler mais em:
http://hugo-jorge.blogs.sapo.pt/

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.