O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dias 053 e 054 - 17 e 18/03/2008

DE SANTOS A PICOAS

Esta segunda-feira fui convidado pela Câmara Municipal de Lisboa para falar um pouco sobre este projecto, num seminário sobre Modos Suaves de Transporte nas Cidades, no Picoas Plaza. Naturalmente que me desloquei até lá de bicicleta. Pelas ruas do costume: Ruas de São Paulo e do Arsenal (via do BUS) até à Praça do Município, Rua Augusta, Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade (pela lateral - menos tráfego e menores velocidades) e Av. fontes Pereira de Melo até Picoas. 5Km percorridos, sem stress. Um dia bem passado, junto de especialistas de Portugal, Espanha e Itália.

Na terça, desloquei-me depois do almoço à loja do cidadão nos Restauradores. Depois fiz as malas, pois na quarta fui passar a Páscoa junto da família, na Serra da Estrela. Meio de transporte até lá: o Intercidades da CP, que chega a Mangualde em 3:15h, praticamente o mesmo tempo que de automóvel, ou até mais rápido, nestas alturas de aperto. Vantagens: de longe mais barato que o automóvel; posso ir a trabalhar no portátil ou a ler; e até dá para ir tomar um cafézinho à carruagem-bar, sem ter de parar. Rápido e confortável.

Espero que tenha passado uma boa Páscoa. Os acontecimentos destas últimas semanas no que diz respeito à promoção deste meio de transporte na cidade de Lisboa, pela comunicação social, estão a aumentar a responsabilidade para com este projecto, pelo que a partir de hoje irei actualizar o blogue com maior regularidade e sempre que possível, com mais informação técnica detalhada.

Cumprimentos a todos.

5 comentários:

Vitor C. disse...

Paulo,

Fantástico projecto. Eu proprio sou estudante de engenharia, e há uns 8 meses que pedalo todos os dias aqui na holanda.
Sempre que vou a Lisboa e pego no meu carro é o pesadelo. Se já nao gostava de andar de carro por lisboa em dias de sol, agora muito menos.

Aproveito para divulgar estas magnificas creaturas: as Folding Bikes. Quando voltar de vez a lisboa é por isto que vou substituir o meu carro:

http://www.treehugger.com/Dahon-Speed.jpg

É como tu tanto divulgas: a articulação bicicleta/transportes publicos. Ora com as folding bikes, nenhum motorista da carris ou metro te pode impedir de a transportar.

Vitor C. disse...

para os mais cépticos, digam lá se nao é um mimo:

http://www.youtube.com/watch?v=bmYo9XL32Es

Vitor C. disse...

desculpa o spam.

http://www.youtube.com/watch?v=fQscBxx7wLE&feature=related

Gostava de ver algumas centenas destas por lisboa.

Anónimo disse...

O Governo quer proibir a importação, reprodução e criação de cães de sete raças consideradas perigosas. Se não concordas com estas medidas á uma PETIÇÃO ON-LINE para assinares.

guerradossantos@gmail.com disse...

Caro Aztec, iniciei o meu projecto precisamente com uma dobrável destas. Tem inúmeras vantagens.
Maiores cumprimentos aí para a Holanda.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.