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Da cota 05m à cota 110m, 26 km no total do dia
Com já tinha dito estou a terminar uns projectos de engenharia antes de ir de férias, no próximo domingo, no gabinete de engenharia do Rêgo. O percurso de casa até lá é sempre o mesmo, pela fresca da manhã (24ºC):
Santos
Rua de São Paulo e Rua do Arsenal (via do BUS)
Rua Augusta (passeio)
Rossio e restauradores (junto à berma da faixa de rodagem)
Av. da Liberdade (pela lateral nascente, na faixa de rodagem)
Marquês de Pombal (contornado pelo passeio)
Av. fontes Pereira de Melo (pelo passeio da faixa contrária, até à Av. A.A.A)
Av. António Augusto de Aguiar ((junto à berma e estacionamento da faixa de rodagem)
Praça de Espanha (Passeio)
Rêgo
45 minutos de percurso, para fazer 8.0 km. A média é de 10.6 km/h. Pode parecer pouco, mas lembrem-se que é sempre a subir (ou quase), da cota 05m à cota 100m. E lembrem-se que a esta hora da manhã (09:00h), o tráfego em hora de ponta não ultrapassa os 15-20 km/h de velocidade média.
Ao almoço, deslocação até à cantina. É aqui que começo a ganhar tempo nas minhas deslocações. Ir e voltar do Rêgo à Cantina da cidade Universitária são cerca de 3.5 km. A pé, demoraria cerca de 17+14 minutos. De bike demoro 8+6 minutos (para lá é a subir um pouco). Mesmo que tivesse carro, o tempo seria superior devido à volta a dar e ao tempo perdido a arranjar estacionamento. Relembro que já cheguei a demorar 8 minutos até encontrar um lugar gratuito para estacionar nesta zona. Quase 20 minutos poupados.
Tempo ainda ao final da tarde para ir praticar Kickboxing no Pavilhão de Desportos de Combate da Cidade Universitária.
(A minha bike amarrada junto do pavilhão, na espaço magnífico que é o do Estádio Universitário)
Ao final do dia, regresso a casa. E aqui volto a sentir as vantagens de andar de bicicleta pela cidade: 22 minutos do Rêgo a Santos, pelo mesmo percurso (no sentido inverso) da manhã. De carro, a esta hora, demoro 30 a 35 minutos. Os 7.5 km, de carro, fazem-se portanto a uma velocidade média inferior a 15 km/h. De bike: quase 22 km/h. Mais 10 minutos ganhos em tempo.Total do dia: 20 km percorridos em 81 minutos » 15 km/h de média. Pouco menos que a média de um automóvel no centro da cidade. Com a vantagem dos custos directos: ZERO. De automóvel teria gasto cerca de 1.5 litros de gasóleo: 2.10€
Mais uma vantagem de andar de bicicleta em Lisboa:
à noite telefonou-me um amigo a convidar-me para ir beber um ginjinha ao Rossio. De carro era impensável ir até lá. Àquela hora já não tinha eléctrico. Os autocarros têm frequências mais reduzidas e a pé seriam 20 minutos. Solução: BIKE. 7 minutos de minha casa ao Rossio, sempre planos :)
(A minha bike no Rossio)
Surpresa agradável: começou hoje uma série de concertos gratuitos no passeio em frente ao Teatro D. Maria II. Todas as noites, de 3ª a Sábado, apartir das 23:30h.
(A minha bike junto ao Teatro D. Maria II)
Regresso pela Rua do Carmo, Rua Garrett, Largo de Camões e descida da Calçada do Combro até chegar a casa.
Boas pedaladasPaulo Santos
12520m de altitude e 1328 km percorridos de bike em Lisboa, desde 01/Jan/2008
3 comentários:
Neste mm dia (16) a Claúdia Semedo, nas manhãs da antena 3, mencionou este projecto. Ela reteve a questão do "grande planalto". Assim se afere a importância q projecto já vai tendo ;)
Olá Paulo,
sabido que faz a Rua do Arsenal (Via BUS), eu pergunto se alguma vez se deparou com algum eléctrico no trajecto do seu mesmo sentido? Isto porque a via de rodagem não tem berma suficiente.
Saudações pedalistas
BB, obrigado pelos comentários sobre o "planalto Central". É curioso que já ouvi pessoas, em comentários de café a dizerem "Ah, e tal ... afinal parece que Lisboa não são 7 colinas, mas sim um grande planalto". A informação à população é o melhor veículo de promoção seja do que for.
Rui, a maioria das vezes que me cruzo ali com um eléctrico, o guarda-freios faz-me sinal para ultrapassar, pois a minha velocidade ali é superior à dele :). Em plano faço 20 km/h sem grande esforço. além disso ele tem de parar nas paragens, o que reduz ainda mais a velocidade média do eléctrico.
cumprimentos.
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