Santos » Praça do Chile » Santos
Da cota 05m À cota 65m, 10.5 km no total do dia.
Este dia foi muito semelhante ao dia 105, mas com uma diferença: pelas 09:00h, o meu termómetro marcava 21ºC na Av. Almirante Reis. E com uma leve brisa, cheguei à Praça do Chile quase sem suar, o que para mim foi algo completamente novo.
Para não vos maçar com um dia igual a outros, vou comentar a minha passagem pela cidade de Madrid, este fim-de-semana.
Foi com muito agrado que conheci uma cidade com algumas características muito semelhantes a Lisboa, e outras nem tanto:
- Não tem ciclovias ou corredores cicláveis definidos em toda a cidade
- O tráfego automóvel é intenso nas principais avenidas da cidade
- Tem algumas variações consideráveis em cota, semelhantes a muitas avenidas e ruas de Lisboa.
- O clima é extremamente quente e seco nesta altura, mais que em Lisboa
- A cidade é de dimensão considerável. Muitos pontos de atracção estão afastados por quilómetros.
Pontos onde a cidade de Madrid já está mais à frente da nossa:
- Os Madrilenos já deram o primeiro passo na utilização da bicicleta como meio de transporte, sendo já em maior número que em Lisboa, mas ainda inferior a cidades como Barcelona ou Sevilha.
- Vêem-se imensas bicicletas dobráveis. Talvez devido à dimensão da cidade, os Madrilenos optam por usar estas bicicletas, também nos transportes públicos.
- As senhoras estão a tomar a dianteira nesta cidade e a dar o exemplo, no que toca à utilização da bicicleta.
- Existem várias lojas para alugar bicicletas, o que estimula os turistas a utilizarem-nas, mesmo sem a existência de corredores para ciclistas.
- Existem ruas onde o espaço público é partilhado por automobilistas e peões, devidamente sinalizadas e limitadas a 20 km/h
(Na Finlandia e Alemanha vi muito este sinal, mas onde se podia ver também o desenho de uma bicicleta)É curioso de ver que, à semelhança de Lisboa, são os cidadãos que estão a tomar a iniciativa de utilizar cada vez mais a bicicleta como meio de transporte diário na cidade de Madrid. São cada vez mais, pelo que muito provavelmente em breve o Ayuntamiento de Madrid irá avançar com medidas no terreno para criar condições de segurança aos utilizadores deste tipo de veículos.
Vamos ver quem ganha esta corrida: se Lisboa ou Madrid.
Infelizmente, a minha esperança aqui não é muita. Com este executivo na Câmara de Lisboa, apenas acredito que mais uma vez as promessas ficarão por aí mesmo.
Paulo Santos
11668m de altitude e 1256 km percorridos de bike na cidade de Lisboa desde 01/Jan/2008
2 comentários:
Caro Paulo e todos os xiclistas.
Tenho acompanhado as opiniões deste blog e cheguei à conclusão que Lisboa não é plana :)) devo ser um ignorante porque só cheguei a esta conclusão agora.
Bom vamos ao que interessa e atão Madrid?
Essa cidade tb é plana?
Ouvi dizer que ir da Plaza de España à Plaza del Callao pela Gran Via é uma pista direita e cheia de «muchachas guapas»;).
Vou lá em Novembro para ver os "tansos" a andarem nos "chassos" da Madrid Bike Tour.
Até lá boas pedaladas e...MADRID ME MATA!!!!!
Vb
Caro Paulo,
Apesar de sem me manifestar, acompanhei o seu projecto desde o primeiro dia! Sou um enorme fã de bicicletas e da sua utilidade para lazer e meio de transporte.
Queria congratulá-lo pela sua iniciativa e dizer-lhe que aconteceu uma coisa curiosa: no dia do seu centésimo dia (supostamente dia da conclusão do seu projecto) a pedalar nasceu o meu primeiro filho (que só estava previsto para Julho)! Coincidências :D Abraço
Pedro
PS- por acaso passei por si ontem no topo da Av. das Forças Armadas, numa passadeira (eu ia numa Vespa preta)
Enviar um comentário