O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 105 - 02/07/2008

Santos » Praça do Chile » Santos
Da cota 5m à cota 60m, 10.4 km no total do dia

Na maioria dos meus dias de trabalho, tenho forçosamente de passar por 3 ou 4 sítios diferentes: desde escolas e centros de formação onde sou professor, até gabinetes de engenharia onde sou coladorador. Mas hoje foi um dia diferente: excepcionalmente, estive o dia inteiro no mesmo sítio. De manhã, ao almoço e durante a tarde na Praça do Chile, a dar formação. Um trabalhador típico, eu diria. E que agradável foi. Apenas 10.4 km num dia. Tão fácil, que nem dá para acreditar.

De manhã, pelas 09:00h, em pleno mês de julho, com 23ºC (fresquissimo, pela manhã) saí de casa para me dirigir à Praça do Chile. O percurso repeti-o pela segunda vez: Ruas de São Paulo e do Arsenal pela via do BUS, Rua Augusta, Rossio, Martim Moniz. Av. Almirante Reis e Praça do Chile.

30 minutos de percurso, nas calmas, pois a subir o truque é nunca ter pressa. Ir com tempo, para pedalar mais devagar, reduzindo ao mínimo o esforço e consequentemente o suor. Mesmo assim, 5 km em 30 minutos dá uma média de 10 km/h. Muito bom, para pedaladas urbanas na cidade de Lisboa.

(de manhã, encontrei esta bike amarrada na Rua Carlos Mardel, mesmo ao lado do centro de formação onde me desloco para dar aulas)

(Ao almoço, encontrei esta amarrada na mesma rua)

Ao final do dia, pelas 17:00h, regresso a casa pelo mesmo percurso. Só com uma diferença: 20 minutos bastam para unir a Praça do Chile a Santos de bicicleta.

Curiosamente, ontem levei o meu automóvel. Ao regressar a casa, à mesma hora, pelo mesmo percurso que faço de bicicleta, levei 35 minutos da Praça do Chile à garagem do meu prédio em Santos. A hora de ponta na cidade não perdoa aos automobilistas.

De manhã, na subida, de carro, demoro 22 minutos e de bike 30.

Já não compensa mesmo andar de carro na cidade de Lisboa. Os custos, os tempos e a irritação são, em muito, mais elevados que andar de metro ou bicicleta.

VIVA AS BICICLETAS !!!

Por curiosidade, vejam o meu comentário no blog do programa "Sociedade Civil" da RTP2, na reportagem de hoje sobre "Transportes amigos do ambiente". O meu comentário é dos últimos, o 56º.

Paulo Santos
11435m de altitude e 1229 km percorridos de bike em Lisboa, desde 01/Jan/2008

1 comentário:

hila disse...

olá
muito legal seu blog
sou de Florianópolis,SC, Brasil e também uso bicicleta todos os dias para trabalhar e tudo mais.aqui temos uma ong que batalha pelos direitos dos não motorizados e já conseguimos algumas vitórias.
www.viaciclo.org.br
parabéns pela sua disposição e pelo trabalho de divulgação do uso da bicicleta.
um abraço

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.