Santos » Praça do Chile » Santos
Da cota 5m à cota 60m, 10.4 km no total do dia
Na maioria dos meus dias de trabalho, tenho forçosamente de passar por 3 ou 4 sítios diferentes: desde escolas e centros de formação onde sou professor, até gabinetes de engenharia onde sou coladorador. Mas hoje foi um dia diferente: excepcionalmente, estive o dia inteiro no mesmo sítio. De manhã, ao almoço e durante a tarde na Praça do Chile, a dar formação. Um trabalhador típico, eu diria. E que agradável foi. Apenas 10.4 km num dia. Tão fácil, que nem dá para acreditar.
De manhã, pelas 09:00h, em pleno mês de julho, com 23ºC (fresquissimo, pela manhã) saí de casa para me dirigir à Praça do Chile. O percurso repeti-o pela segunda vez: Ruas de São Paulo e do Arsenal pela via do BUS, Rua Augusta, Rossio, Martim Moniz. Av. Almirante Reis e Praça do Chile.
30 minutos de percurso, nas calmas, pois a subir o truque é nunca ter pressa. Ir com tempo, para pedalar mais devagar, reduzindo ao mínimo o esforço e consequentemente o suor. Mesmo assim, 5 km em 30 minutos dá uma média de 10 km/h. Muito bom, para pedaladas urbanas na cidade de Lisboa.
(de manhã, encontrei esta bike amarrada na Rua Carlos Mardel, mesmo ao lado do centro de formação onde me desloco para dar aulas)
(Ao almoço, encontrei esta amarrada na mesma rua)
Ao final do dia, pelas 17:00h, regresso a casa pelo mesmo percurso. Só com uma diferença: 20 minutos bastam para unir a Praça do Chile a Santos de bicicleta.
Curiosamente, ontem levei o meu automóvel. Ao regressar a casa, à mesma hora, pelo mesmo percurso que faço de bicicleta, levei 35 minutos da Praça do Chile à garagem do meu prédio em Santos. A hora de ponta na cidade não perdoa aos automobilistas.
De manhã, na subida, de carro, demoro 22 minutos e de bike 30.
Já não compensa mesmo andar de carro na cidade de Lisboa. Os custos, os tempos e a irritação são, em muito, mais elevados que andar de metro ou bicicleta.
VIVA AS BICICLETAS !!!
Por curiosidade, vejam o meu comentário no blog do programa "Sociedade Civil" da RTP2, na reportagem de hoje sobre "Transportes amigos do ambiente". O meu comentário é dos últimos, o 56º.
Paulo Santos
11435m de altitude e 1229 km percorridos de bike em Lisboa, desde 01/Jan/2008
1 comentário:
olá
muito legal seu blog
sou de Florianópolis,SC, Brasil e também uso bicicleta todos os dias para trabalhar e tudo mais.aqui temos uma ong que batalha pelos direitos dos não motorizados e já conseguimos algumas vitórias.
www.viaciclo.org.br
parabéns pela sua disposição e pelo trabalho de divulgação do uso da bicicleta.
um abraço
Enviar um comentário