O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 223 - 23.03.2009

APRESENTAÇÃO DA TESE: 07 de Abril 2009, 14:00h, ISEL
Master theses presentation: April 07th, 2009, 14:00h, ISEL

De Santos à Rua da Junqueira
Pela zona ribeirinha, 4.5 + 4.5km
From Santos to Junqueira Street
Around the river area, 4.5 + 4.5km


A preparar uma viagem de trabalho a Luanda, Angola (vou lá dar formação durante 6 semanas) fui ao Instituto de higiene e Medicina Tropical na Rua da Junqueira para a consulta do viajante e tomar as vacinas necessárias.
I am preparing my traveling to Luanda, Angola (I am going there to teach for 6 weeks), so I went to the Tropical Medicine and Hygiene Institute at Junqueira Street for the travellers advice and to take the vacines

De Santos ao instituto são 4.5 kms totalmente planos pela Av. 24 de Julho. Devido ao elevado tráfego e velocidade, bem como à sobrelargura inexistente nesta via, optei por circular pelo corredor BUS, separado fisicamente da avenida. Ilegalmente, pois o código da estrada português ainda está atrasado na forma como trata as bicicletas, mas fisicamente mais seguro, pois no corredor BUS o tráfego é reduzido, quando comparado com a av. principal.
From Santos to the Institute is 4.5 kms totally flat cycling in the 24 de Julho Avenue. Because of the high traffic and speed, and no extra width on this road, I chose to cycle in the BUS lane, physicaly separated from the main road. Illegally, as the portuguese traffic laws are still not up-to-date on what concerns about bicycles, but much more safe, as the traffic is lower than in the main avenue.

Demorei 22 minutos de porta-a-porta, ou seja, desde que fechei a porta de casa até que amarrei a bicicleta no Instituto.Na realidade percorri estes 4.5km em 17 minutos, ou seja, a uma média de 16 km/h. Recordo ter pedalado na Av. 24 de Julho a cerca de 22 km/h, em plano, sem grande esforço.
I took 22 minutes door-to-door, since I left my apartment and locked my bicycle in the Institute. Actually, I made this 4.5 kms in 17 minutes, at an average speed of 16 km/h. I remember cycling in the 24 de Julho Avenue at 22 km/h, without that much effort.

A bici amarrada a 4m da entrada para a consulta.
My bicycle locked 4m from the entrance of the doctors room.

Tal como anunciei em cima, já existe uma data para a defesa da tese. A defesa da tese é de acesso público, pelo que toda a gente pode aparecer. E se tiverem disponibilidade, APAREÇAM !!!
Like I said in the top, there is already a date for the master theses presentation. It is free access to everyone, so if you can, just join us.

Cumprimentos,
Best regards,

Paulo Guerra dos Santos
2071km (+ 405km de eléctrica) de bici em Lisboa, desde 01.01.2009
2071km (+405km with electrical bike) cycling in Lisbon, since 01.01.2008

6 comentários:

Francisco Alem-Tejo disse...

Que pena tenho eu, não vou estar em Lisboa no dia da a+resentação da tese...

Que tudo corra bem, e que muiita gente com biclas vá assistir!

Abraço,

Francisco

guerradossantos@gmail.com disse...

Obrigado Francisco.

Boas pedaladas para ti também,

Paulo Santos

António C. disse...

Paulo, estou curioso, o que acha desta iniciativa?

http://www.passeiolivre.blogspot.com/

guerradossantos@gmail.com disse...

António C., parece-me interessante denunciar tudo aquilo que se possa mudar para melhorar a nossa mobilidade, segurança e qualidade de vida.

Cumprimentos,
Paulo Santos

Toninho disse...

Parabêns. Devia haver uma iniciativa desse genero promovida por parte da camara municipal de lisboa e de outras localidades.
Sou de sines, uma cidade que nao tem muito movimento, mas mesmo assim nao troco a bicicleta por nada. É uma forma de fazer desporto, e poupar em ginasios.
Gostei da iniciativa.
Que tudo corra bem. E com poucos furos na roda.

guerradossantos@gmail.com disse...

Toninho, força aí nas pedaladas pela cidade de Sines.
Abraço.
Paulo

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.