O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 217 - 07.03.2009

De Santos a Santa Apolónia e Marquês de Pombal
Pela zona riberinha até à cota 60m, 7 + 5km
From Santos to Santa Apolónia and Marquês de Pombal
Cycling in river area to 60m altitude, 7 + 5km



Fui Almoçar à Tasca da Rosa em Santa Apolónia, e pelo caminho, na zona junto ao rio, passei pela Rua Bernardino Costa, mesmo no início da Rua do Arsenal. Reparei que a berma foi repavimentada, e lembro-me que realmente estava a precisar de uma intervenção. Só não percebi porque removeram a calçada, mais barata e durável, por betuminoso, mais caro e já a dar sinais de deformação.
I went for lunch at Tasca da Rosa in Santa Apolónia, and on the way, nearby the river, I cycle thrue Bernardino Costa Street, in the bigining of Arsenal Street. I notice here that the berm of the road was renovated, and I remember it was being necessary. I just didn't understand why didn't they use the rock cubes.


Na foto em cima, à esquerda, a repavimentação da berma na Rua Bernardino Costa. À direita, um exemplo do que poderia ter sido feito, se existisse no terreno uma política de mobilidade para bicicletas. A interrupção do corredor bici deve-se á presença da paragem de autocarros, permitindo a estes encostarem junto ao passeio e impedindo os ciclistas de ultrapassar o autocarro pela direita, enquanto os passageiros entram e saiem. Claro que isto pressupõe a adequação do código da estrada à permissão da utilização do corredor BUS por parte das bicicletas.
In this photo, on the left, the renovation of Bernardino Street. On the right, an example of what it could have been done, if the City Hall was putting efforts to build cycling ways.

À noite, fui jantar com amigos à Rua Braancamp, junto ao Marquês de Pombal. Fui até ao Chiado, apanhei o metropolitano e saí no Marquês.
At night, I went for dinner with some friends, at Braancamp Street, near Marquês de Pombal Square. This time I cycled to Chiado, and used the subway.

(A minha Bici no metropolitano de Lisboa)
(My bici at lisbon's subway)


A bici amarrada na Rua Braancamp, de onde se via do restaurante.
(my bici locked at Braamcamp Street, where I could see it from the restaurant)

O regresso a casa fez-me pelo Largo do Rato, Príncipe Real, Bairro Alto e Santos.
I returned home by Largo do Rato, Principe Real, Bairro Alto and Santos.

Paulo Santos
1986km (+ 405km de eléctrica) de bici em Lisboa, desde 01.01.2009
1986km (+405km with electrical bike) cycling in Lisbon, since 01.01.2008

3 comentários:

Jorgex disse...

Nunca andei no Metro com a bicicleta.

Só de pensar que tinha de subir as escadas na Baixa/Rossio... =P

Tugaonbike disse...

Jorgex
Atão e os elevadores são para que?
Bem grandes por sinal dão para levar bikes à vontade.
Boas pedaladas
VB

guerradossantos@gmail.com disse...

Por vezes, por questões tão variadas como o cansaço, o frio, ou até doença subita, "encurtar" caminho no regresso a casa pode compensar o ter de subir uns degraus com a bici "à mão".

Paulo Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.