O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 219 - 10.03.2009

De Santos a Chelas
Da cota 05m ao planalto central, 7+2+6+6+4km
From Santos to Chelas
From 05m altitude to central upland, 25 km total


Mais de 2000 km percorridos de bicicleta em Lisboa
More than 2000 km cycling in Lisbon

Hoje percorri aquilo que considero uma grande distância, quando feita de bicicleta na cidade de Lisboa: 25km.
Today I cycled what I consider a a big distance,when done with a bicycle in Lisbon: 25 km

Os Finlandeses chamam a este tipo de bicicleta (de cidade) a "Ten kilometers bike". Percursos de até 10kms, ida e volta 20km. Mas a Finlândia é plana. Totalmente plana. Lá, fazia 10 kms em pouco mais de 30 minutos, sem grande esforço. Por cá, em Lisboa, para quem more junto ao rio e tenha de se deslocar ao planalto central, reduzo essa distância para 6 a 7 km. É o que considero a distância de conforto, pois também sou um desses casos: moro em Santos, junto ao rio e estudo, trabalho e dou aulas no planalto central.
Finns use to cal to this kind of city byke the "Ten kilometers byke". Distances until 10 kms, 20 both ways. But Finland is a flat country. Totally flat. There, I used to do 10 kms in about 30 minutes, without effort. In Lisbon, for those who live in low areas and need to go to the upland, I reduce that distance to 6 or 7 kms. That is what I consider the confort distance, as I am one of those cases: I live in Santos, near the river and study, work and teach in the central upland of Lisbon.

Nos dias em que ultrapasso os 15km, confesso que me sinto um pouco cansado. No dia em que faço 25km, mesmo que em 4 ou 5 percursos distintos, estou definitivamente mais cansado, quando chego a casa ao final do dia. Naturalmente, refiro-me a um cansado "bom", de exercício físico.
When I make more then 15 kms in one day, I feel a bit tired. When I make more then 25 kms, even in 4 or 5 diferent travels, I am even more tired. Althought I feel good, of course.

De manhã saí de casa para ir até ao Rêgo, ao gabinete de engenharia - 7 km
Daí, fui até à cantina da Cidade Universitária - 2 km
Segui até ao ISEL, em Chelas - 6 km
Regressei à cantina da Cid. Universitária - 6 km
Voltei para casa de metro até ao Marquês e daí até Santos - 4 km
In the morning, I went to Rêgo, to the engineering office - 7 km
From there, I went to the cidade Universitária cantina - 2 km
then I went to ISEL, my politechnic in Chelas - 6 km
I went back to cantina - 6 km
Returned home using subway to Marquês and then cycled to Santos - 4 km


(A bici estacionada no piso -1 num edifício no Rêgo)
(My bici parked at -1 level, in Rêgo)


(Um caminho curioso a fazer lembrar uma ciclovia, no Jardim José Gomes Ferreira, bem no final da Av. do Brasil, junto da Rotunda do Relógio)
(A curious walking way, similar to a cycling way, in a garden near Relógio roundabout)

A minha ida ao ISEL deveu-se a um compromisso com um estudante na área da Imagem e Multimédia, em ceder-lhe algumas informações sobre os "100 dias" para um trabalho académico.
My travel to ISEL took place as a promissed to an Image and Multimedia student to give him some information about the "100 days" project.

(O André, estudante da Escola Profissional de Imagem e Comunicação)
(André, student at Image and Comunication Professional School)

E assim se ultrapassa a fasquia dos 2000km a pedalar pela cidade de Lisboa, como meio de deslocação. A estes, somam-se os 405km que pedalei numa bicicleta com o auxílio de um motor eléctrico.
And so, I overcomed the 2000 km cycling in Lisbon, as a transportation form. To these, we had the 405 km I've cycled using an electrical bicycle.

Paulo Guerra dos Santos
2019km (+ 405km de eléctrica) de bici em Lisboa, desde 01.01.2009
2019km (+405km with electrical bike) cycling in Lisbon, since 01.01.2008

2 comentários:

Tugaonbike disse...

Caro Paulo
Do fundo do meu já doente coração
desejo que faça mais 2000 Kms de bike em Lisboa e já agora que eu veja.
Estamos à espera da apresentação da tese para pudermos aplaudir.
Um abração
Boas pedaladas para todos.
VB

guerradossantos@gmail.com disse...

Doente, Tuga? Espero que nada de grave :)
Em princípio a defesa será em Abril.
Abraço.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.