O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 166 - 07.11.2008

De Santos à Baixa, 2 + 2 km

Mais um dia a dar formação na Rua de São Julião, bem no coração da Baixa Lisboeta.
Mais um vez, 3 andares com a bicicleta às costas.

Contudo, desta vez observei que o estacionamento para bicicletas, colocado recentemente junto à Câmara Municipal está mesmo em frente à entrada do Banco de Portugal, vigiada 24h por um agente da polícia.

Vou experimentar deixar lá a bicicleta. Estou convencido que não haverá problema.

Volto a apelar para a vossa participação na votação do orçamento participativo da C.M.L. Fica aqui o link:

http://www.cm-lisboa.pt/op

Paulo Santos
1663 km de bicicleta convencional em Lisboa

3 comentários:

Francisco Alem-Tejo disse...

Caro Paulo,

Parabens pela entrega da tese !!!

Quanto ao orçamento participativo, eu fui um dos que fiz propostas de ciclovias. A ver vamos se conseguimos alguma coisa.

Abraço,

Rui Sousa disse...

Os projectos relacionados com bicicletas são os seguintes:


***************************************
Espaço Público e Espaço Verde
***************************************


Descrição:

Construção de Pistas Cicláveis na Cidade de Lisboa

Dotar a cidade de pistas cicláveis que garantam a segurança do ciclista. Inserido no programa em curso dos percursos e corredores, pretende-se criar uma rede principal de pistas cicláveis que ligam espaços verdes e se sobrepõem ao Plano Verde. Parte desta rede tem financiamento assegurado e parte não será custeado com o orçamento de 2009 ao qual se refere esta consulta pública. Propõe-se assim que sejam votados apenas percursos complementares ao que está em curso, com aplicabilidade em 2009, designadamente: Parque Monsanto - Av. Calouste Gulbenkian (60.176 euros); Av. Calouste Gulbenkian - Parque Eduardo VII (650.000 Euros); Av. Calouste Gulbenkian/ Praça de Espanha (120.000 Euros); Pista Ribeirinha Belém - Cais do Sodré (325.000 Euros); Telheiras - Campo Grande (via Cidade Universitária) - 350.000,00EUR; Campo Grande - Vale de Chelas (via Av. Brasil) - 550.000,00EUR; Vale de Chelas - Parque das Nações (via Olivais) - 625.000,00EUR
Freguesias abrangidas:

Várias

Toda a cidade
Propostas que deram origem ao projecto:

84, 95, 202, 211, 225, 436 e 463
Custo estimado:
2. 680.176€
Prazo previsto de execução:
12 meses



-------------------------------------------------------


Descrição:

Requalificação da Envolvente da Cidade Universitária

Reperfilamento das vias de superficie das Alamedas da Cidade Universitária, supressão do estacionamento e optimização dos sistemas pedonal, ciclável e estrutura verde de recreio de toda a Cidade Universitária
Freguesias abrangidas:

Campo Grande
Propostas que deram origem ao projecto:

443
Custo estimado:
1.500.000€
Prazo previsto de execução:
24 meses





***************************************
Infraestruturas Viárias, Trânsito e Estacionamento
***************************************


Descrição:

Implementação de "Zonas 30" em Diversos Locais da Cidade

Limitar a velocidade a 30 km/h em várias zonas habitacionais e com poucas vias a controlar e a aceder a elas, como por exemplo Bairro Azul e outras zonas características da cidade. Com execução de sinalização própria e diversos arranjos urbanísticos
Freguesias abrangidas:

Várias
Propostas que deram origem ao projecto:

117 e 425
Custo estimado:
400.000€
Prazo previsto de execução:
10 meses


---------------------------------------------


Descrição:

Bike Boxes

Criação execução de caixas de paragens para bicicletas na frente dos semáforos "Bike Boxes" em zonas cicláveis de Lisboa
Freguesias abrangidas:

Várias
Propostas que deram origem ao projecto:

104, 148 e 409
Custo estimado:
100.000€
Prazo previsto de execução:
9 meses

------------------------------------------------


Descrição:

Acessibilidades para bicicletas

Intervenção em arruamentos para melhorar a acessibilidade/circulação de bicicletas.
Freguesias abrangidas:

Várias
Propostas que deram origem ao projecto:

70, 84, 107, 127, 134, 167, 211, 225, 436, 463, 558, 600
Custo estimado:
500.000 €
Prazo previsto de execução:
2009


-----------------------------------------------


Descrição:

Estacionamento para Bicicletas e Motociclos em Toda a Cidade

Colocação de estacionamento de bicicletas e de motociclos próximo de edifícios públicos, interfaces de transportes e edifícios municipais. Pretende-se colocar estacionamentos seguros. Prevê-se a colocação de 50 conjuntos para bicicletas e motociclos numa primeira fase e 30 conjuntos para bicicletas numa 2ª fase.
Freguesias abrangidas:

Várias
Propostas que deram origem ao projecto:

72, 104, 148, 436
Custo estimado:
125.000€
Prazo previsto de execução:
9 meses

Rui Sousa disse...

Quando se vota recebemos o seguinte e-mail:

Esta è a votação que escolheu:
Número de participação: 338

Area : Espaço Público e Espaço Verde
Item do projecto : 39208
Voto : 1

Area : Infraestruturas Viárias, Trânsito e Estacionamento Item do projecto : 39216 Voto : 2

Area : Infraestruturas Viárias, Trânsito e Estacionamento Item do projecto : 39231 Voto : 3



Câmara Municipal de Lisboa (2008-11-11)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.