O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 163 - 02.11.2008

De Santos ao Campo Pequeno
Da cota 05m à cota 85m, 6 + 5 km

Este último dia para terminar a tese serviu para consolidar algumas ideias e aperceber-me que ainda não tinha todos os elementos necessários para propor algumas soluções para a criação de corredores bici, nas Avenidas da Liberdade, Fontes Pereira de Melo e República, momeadamente fotos e larguras das vias.

Lá fui eu então pelas 15:00h, na convencional (que me dá sem dúvida mais liberdade de movimentos) até ao planalto central (do Saldanha para a frente) tirar uma medidas com uma fita métrica de 20m, enquanto o trânsito parava nos semáforos. A curiosidade das pessoas era muita, na medida em que viam uma bicicleta, um tipo com uma barba de 3 semanas, e uma fita métrica a atravessar de uma ponta à outra a Av. Fontes Pereira de Melo.

(A convencional num dos muitos refúgios para peões da Av. Fontes Pereira de Melo)

No regresso passei por um dos centros comerciais daquela zona, para descontrair um pouco.

(A bici amarrada junto à entrada sul do Saldanha Residence)

Deixo aqui uma foto(montagem) de um dos troços da lateral ascendente da Av. da Liberdade. Quanto tempo faltará ainda para que seja realmente assim, por toda a cidade ?!


Paulo Santos
1650 km de bicicleta convencional em Lisboa, desde 01.01.2008


3 comentários:

Rui S. disse...

Olhando para essa aprazível montagem agrada dizer – "I Have a Dream".
Embora não seja perceptível, parece que a ciclovia venha a contemplar alguma barreira física, afim de evitar a sua ocupação por parte dos automóveis, em jeito de cargas e descargas ou o clássico “é só um instantinho” .

Vamos acreditar que sim - Yes we can! :-)

Cumprimentos

pedro disse...

Como talvez não saibam, está a decorrer o processo para o orçamento
participativo na CML, para o qual, oficialmente, estão reservados 5
milhões de euros. Já houve uma primeira fase, em que os cidadãos
interessados puderam propor ideias para usar essa quantia. Entretanto,
a CML tem estado a analisar as propostas e, no site deles, dizem que
dia 8 de Novembro (ou seja, hoje; sem bem que me parece previsível que
haja atraso de pelo menos um dia) irão publicar uma lista "filtrada"
com propostas viáveis. Essas propostas serão depois votadas pelos
cidadãos *que se tiverem inscrito até antes de as propostas finais
serem apresentadas* (o que pode acontecer hoje, se o prazo que refiro
acima fôr verificado; mas também pode haver atraso, digo eu).

Eu fui uma das pessoas que propôs algo relacionado com melhoramento
das condições cicláveis em Lisboa, mas vi que havia, de entre as
propostas de outros cidadãos, mais propostas nesse sentido.

Ora, daí parece-me provável que haja, nas propostas aceites para serem
votadas, algumas na direcção de melhores condições cicláveis em
Lisboa.

O que poucos sabem:
- É que para votar não é nem preciso estar recenseado em Lisboa, basta ter com endereço de email (e ser um cidadão interessado)
- É que para votar é necessário fazer a inscrição aqui: http://www.cm-lisboa.pt/index.php?action=3 antes que a lista de propostas para votação seja publicada (o que deverá acontecer *hoje, dia 8 Nov.*). Ou seja, a inscrição terá de ser feita até hoje.

Lembrei-me de te enviar este email para este forum porque sei que as pessoas que o leem podem ser um
importante veículo mobilisador de um grande número de pessoas que
partilha os nossos interesses por Lisboa com melhores condições para
bicicletas.
Por isso, divulguem por favor: "As pessoas
podem votar para condições melhores para bicicletas em Lisboa, desde que
se inscrevam quanto antes, aqui: http://www.cm-lisboa.pt/index.php?action=3"

João Barreto

A.lourenço disse...

Magnifica miragem, era bom que Lisboa fosse assim.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.