O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 120 - 28.08.2008

De Santos ao Planalto Central
Da cota 05m à cota 85m, 7+7km

Ora aqui está o dia pelo qual eu esperava, desde que cheguei de férias: o regresso às pedaladas até ao planalto central da cidade de Lisboa.

Já regressei a Lisboa há uma semana mas ainda não tinha tido oportunidade de voltar à rotina diária de pedalar do Rio à Cidade Universitária, percurso habitual num dia comum de trabalho, ao longo do ano.

Santos, Rua de São Paulo e Arsenal (corredor BUS), Baixa (passeio) , Rossio e Restauradores (pela via), Av. da liberdade (pela lateral), Marquês de Pombal (pela lateral, em contramão), Av. Fontes Pereira de Melo (corredor BUS). Aqui desviei até ao Picoas Plaza para ir tomar um café com um amigo.

Relembro que aquele espaço é "Amigo das Bicicletas", existindo inclusivé 8 lugares de estacionamento para bikes, no átrio interior, ao cimo da rampa de entrada.

(A minha bike no estacionamento do Picoas Plaza, juntamente com mais outras duas, a atestar o sucesso da iniciativa da administração em permitir o acesso e estacionamento de bicicletas no interior deste espaço comercial.)

Penso que este é o primeiro espaço comercial, na zona central de Lisboa, com uma frequência diária regular de utilizadores de bicicleta. Tem todas as condições para isso, principalmente desde a colocação dos estacionamentos, em Junho passado.

Depois de uma cervejinha, segui caminho para a cantina de Faculdade de Ciências, no Campo Grande. Pela Av. 5 de Outubro, é sempre a descer, suavemente, até Entrecampos. Ainda para mais com companhia. "Apanhei" a meio do percurso um jovem arquitecto, que seguia na sua bike até casa, no Lumiar, vindo de Campolide, onde tem o ateliê.

Assim se vê o número crescente de utilizadores de bicicleta na cidade de Lisboa, mesmo sem corredores para ciclistas, a provar que a coexistência com os automobilistas não é de todo problemática. Este utilizador confessou-me que começou há 2 semanas nestas andanças, incentivado por um colega que também o faz.

Haja mais destes exemplos, e dentro em pouco, Lisboa será mesmo uma cidade onde se pode dizer que se anda de bicicleta. Só assim poderemos evoluir dos míseros 35 km que, em média, cada português faz montado na sua bicicleta, o que nos coloca em penúltimo lugar, na tabela dos países da U.E. a 15, no que respeita ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Em Entrecampos, apanhámos a ciclovia do Campo Grande, que está lá, há 10 anos, para quem a quiser usar. Agradável, separada do resto do trânsito, junto a um jardim, com pavimento próprio. Pena ser tão curta.

Depois do jantar, segui pelo percurso inverso até casa. Desta vez, do Planalto Central, com uma cota média a rondar os 85m de altitude, para o Rio, à cota 05m

(Curiosidade: bicicletas amarradas no interior de um vão de escada, num prédio na Av. D. Carlos I, onde existe um espaço cultural no R/C)

Maiores cumprimentos

Paulo Santos
1399km percorridos de bicicleta, como meio de transporte, na cidade de Lisboa, desde 01.01.2008

Sem comentários:

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.