O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 119 - 25.08.2008

De Santos ao Bairro Alto (outra vez :))
Da cota 5m à cota 65m, 5.3km

Confesso que desde que cheguei de férias, as circunstâncias ainda não se proporcionaram para fazer grandes deslocações de bicicleta peola cidade de Lisboa, nomeadamente a ida até ao planalto central da cidade. Também confesso que ainda não entrei num ritmo de trabalho regular.

Por isso mesmo, vou usando a bicicleta em pequenas deslocações (menos de 3 km) nas proximidades de casa, como que a habituar o corpo e a prepará-lo . O Bairro Alto é uma delas. Apesar de ter de vencer um desnível de 60m, do rio à colina, a proximidade estimula-me a usar a bicicleta, mesmo à noite.

Para não ter de subir a Calçada do Combro, dou sempre uma volta maior indo até à Baixa, subindo posteriormente as Ruas do Carmo e Garrett até ao Chiado, em mudança leve e a ritmo descansado. Daí, é só mais um pulinho até ao Bairro Alto.

O regresso a casa faz-se sempre com o vento a bater na cara, e com a satisfação de utilizar um meio de transporte económico, 100% ecológico, ZERO emissões de CO2, saudável e rápido, pelo meio do trânsito caótico e das multidões que sempre existem por aquelas ruas.

(A minha bike amarrada nas grades do café "O Estádio", na Rua de São Pedro de Alcântara)

NOTA: hoje (27.08.2008) ao regressar a Lisboa, de automóvel, deparei-me com uma imagem inédita: um utilizador de bicicleta a transportar um criança na cadeirinha sobre o porta-bagagens. Não seria notícia, se isto não se passasse na Rotunda do Marquês de Pombal, em plena hora de ponta (19:30h).

Duas considerações: (i) Parece-me demasiado arriscado uma pessoa transportar uma criança de bicicleta, em plena hora de ponta, misturando-se com o trânsito automóvel, numa fase em que ainda não se instituiu ou educou as pessoas para o uso da bicicleta na cidade de Lisboa. Contudo (ii), apercebi-me que, devido ao espanto generalizado por esta ocorrência, todos os condutores, repito, todos os condutores (inclusivé eu) reduziram a sua velocidade e prestavam uma atenção redobrada àquele veículo que lhes seguia à frente. Nota positiva aqui, a demonstrar que a bicicleta é sem dúvida um importante interveniente na gestão da mobilidade urbana, e dissuasor de atitudes agressivas na condução.

Maiores cumprimentos.

Paulo Santos
1385 km percorridos de bike na cidade de Lisboa, como meio de transporte, desde 01.01.2008

1 comentário:

RH disse...

Olá Paulo,

Espero que as férias tenham sido boas. E que bom teres voltado a publicar no blog. Gostei da descrição do que aconteceu no marquês de pombal. Aspecto importante e que me chamou a atenção: todos os automobilistas souberam exactamente o que fazer. Nenhum deles teve uma formação específica para lidar com ciclistas, mas todos souberam exactamente como reagir. Concordo que ainda pode ser um pouco perigoso, mas na verdade pode deixar de o ser se mais pessoas fizessem o que esse pai fez com o seu filho. É como demonstram todos os estudos... Quanto maior for o número de peões e ciclistas mais convivência há entre estes e automobilistas e menos acidentes ocorrem. Um abraço desde Moçambique,

Hugo
http://mozambiquebikeculture.blogspot.com/

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.