O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 060 - 11/04/2008

SANTOS » RÊGO » PICOAS » BAIXA » SANTOS

Esta semana ainda não tinha andado de bicicleta, por causa do clima. Como não tenho protecção de chuva, optei por usar os transportes públicos da cidade por estes dias.

Estava a desesperar, confesso. Senão vejamos:

1º) Na passada terça-feira demorei 1:05h para ir de Santos ao Rêgo, quando de bicicleta costumo demorar 45 minutos. Desespero total :(
2º) Como não tenho feito exercício físico, sinto-me mais "pesado", algumas dores nas rótulas (que costumava sentir andas de iniciar este projecto) e musculos mais tensos.
3º) O nível de stress aumentou drasticamente. Sinto-o através de um aumento da tensão no músculo cardíaco, respiração forçada, maior irritabilidade em pequenas situações, dificuldade em adormecer à noite.
4º) A semana passada, apesar de ter pedalado por Barcelona, não o fiz com tanta intensidade como costumo fazer em Lisboa. Dá-me ideia que uma cidade completamente plana não tem o impacto físico e psicológico como pedalar por Lisboa. Até parece que subir e descer a cidade dá uma certa realização pessoal, maior que em qualquer outra cidade. Serão afinal as colinas uma grande vantagem ? :)

Hoje pela manhã, já quase em desespero total, saí de bicicleta. Percorri as ruas e avenidas do costume até chegar ao Rêgo. Apanhei um pouco de chuva miudinha, que só teve um impacto ainda maior no gozo de pedalar pela cidade, além de me ter ajudado a refrescar um pouco, permitindo-me suar um pouco menos que o costume. Quase nada, mesmo.

Depois, almoço na Cantina Velha e regresso a picoas para ceder uma entrevista para a RTP2 no Centro de Informação Urbana de Lisboa.

Regresso a casa ao final da tarde, com passagem pela Biclas.com, para descobrir que eles estão a vender mais bicicletas dobráveis que nunca. Estava naquele preciso momento a chegar uma nova remessa delas. Parece que há por aí cada vez mais gente com vontade de começar a melhorar a sua qualidade de vida e a contribuir para um ambiente melhor na cidade.

E assim recuperei de uns dias de stress sem pedalar, percorrendo 18 km em pouco mais de uma hora, em 4 troços. Só uma curiosidade: demorei, pela Av. 5 de Outubro, a um ritmo calmo, 12 minutos da Cidade Universitária a Picoas (Picoas Plaza). Fiquei bastante surpreendido com estes tempos, pois nunca os tinha contabilizado neste percurso. E apenas 3 km separam estes dois locais. Parece muito mais, quando se pensa nele. Afinal, a cidade não é assim tão grande para se andar de bicicleta.

Viva as bicicletas na cidade de Lisboa. Um brinde a isso.

Paulo Santos.

2 comentários:

rolone disse...

Olá!
Já há algum tempo não passava por aqui. A mim acontece-me o mesmo quando não ando de bicicleta durante alguns dias... E o tempo muito húmido e com muita chuva não ajuda. Parece que fico logo mais pesado.
Parabéns. A média parece estar a aumentar. Qualquer dia está nos 20 Km/h. E realmente, as nossas cidades não chegam a ser grandes demais para a bicicleta...
Um abraço,
João Santos

Frederico disse...

Brindemos pois!
Saúde e Bicicletas na cidade é o que nos faz falta ;)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.