O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 246 - 01.10.2009

De Santos às Amoreiras
Da cota 09m à cota 110m, 3.0+2.0+3.5km

percurso 1 » de Santos à Rua de Artilharia I (Amoreiras)
percurso 2 » da Rua de Artilharia I à Rua Pinheiro Chagas (Saldanha)
percurso 3 » da Rua Pinheiro Chagas a Santos

Hoje reiniciei o ano lectivo na Escola Profissional de Ciências Geográfica (EPCG), onde sou professor, na Rua de Artilharia I, nas Amoreiras.

Não há percurso mais exigente, em termos de inclinação, que eu faça no meu dia-a-dia. À cota 110m de altitude, a EPCG é um dos pontos mais altos da zona central da cidade de Lisboa. E eu ... moro junto ao rio.

Hoje, saindo de casa em cima da hora, tive de pedalar bem. 19 minutos de Santos às Amoreiras, para percorrer 3 km.

Velocidade média: 9.5 km/h, sempre a subir.
Inclinação média: 3.4% (dificuldade média-média)
Inclinação máxima: 6% (dificuldade média-alta), na Rua de São Bento, durante 300m.

Naturalmente, a transpiração aparece.
Solução: 5 minutos de higiene rápida (*) na casa de banho da escola.

(*) Por higiene rápida entenda-se uma lavagem das axilas num qualquer lavatório de wc, desodorizante e troca de camisa :)
(Esta foi uma das adaptações e mudanças que tive de fazer quando comecei a utilizar a bici como meio de transporte na cidade de Lisboa)


A bici estacionada junta do portaria da EPCG

Este tipo de trajecto é aquele que considero em que uma bicicleta com apoio eléctrico na roda, poderá ser um solução bastante interessante para quem não se possa dar ao luxo de transpirar.

Contudo, é graças a este tipo de trajectos, que o meu peso e a minha percentagem de massa gorda são cada vez menores.

Depois das aulas, tive de me dirigir à Rua Pinheiro Chagas, ao Saldanha. Amarrei a bici mesmo em frente à loja da EMEL, e nem precisei de pagar estacionamento :)

A bici, na Pinheiro Chagas, mesmo em frente à loja da EMEL

O regresso a casa faz-se ... sempre a descer ;)
Boas pedaladas a todos.

Paulo Guerra dos Santos
2695km de deslocação de bici em Lisboa, desde 01.01.2008

2 comentários:

Viskonde disse...

não sabia que fazias esse percurso até aos amoreiras :o

sempre achei que os amoreiras era a unica grande zona de escritórios em Lx onde é quase impossível ir de bici diariamente, mas afinal ha quem vá eheh.

guerradossantos@gmail.com disse...

As Amoreiras são um dos pontos mais altos na zona central de Lisboa. Para quem vier da Baixa são 110m de altitude a vencer. Mas para quem vier do planalto central, a 80m, é bastante fácil.
E qual a percentagem de pessoas que moram na Baixa Lisboeta e se deslocam para as Amoreiras?

Muito poucas.

Eu, por acaso, sou uma delas :)
Abraço e boas pedaladas.

Paulo Guerra dos Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.