O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 205 - 12.01.2009

De Santos à Baixa e ao Chiado
4 km de bicicleta ao final da tarde

Hoje foi um dia interessante em termos de mobilidade na capital: utilizei 5 meios de transporte diferentes.

1 - de manhã fui dar aulas fora de Lisboa e utilizei o meu automóvel para me fazer deslocar .
2 - de regresso a casa depois do almoço, fui à Baixa de bicicleta, na tentativa de experimentar um novo modelo de máquina fotográfica digital que pretendo adquirir. Também passei pelos Armazéns do Chiado.
3 - ao jantar fui à cantina da cidade universitária, e utilizei o autocarro e o metropolitano.
4 - ao final da noite, passei pelo Bairro Alto e de regresso a casa apanhei o eléctrico 28.

Um dia de mobilidade pela cidade (e fora da cidade) a provar que a bicicleta é uma excelente opção em determinadas situações, mesmo para quem utiliza o seu veículo particular e/ou os transportes públicos.

A bicicleta tem de ser encarada politicamente como MAIS uma opção a dar às pessoas, na escolha da forma como se fazem deslocar de/na/para a capital. Para isso, é necessário criar os corredores bici ao longo dos principais eixos de fluxo de pessoas na cidade de Lisboa, para que quem QUER (e pode) o possa fazer em maior segurança. Os estacionamentos para bicicletas em pontos estratégicos também serão um forte incentivo a uma cidade mais sustentável.

Paulo Santos
1893km de bicicleta convencional em Lisboa, desde 01.01.2008

8 comentários:

Catarina disse...

A minha questão é porque não utilizar transportes públicos para fora da cidade de Lisboa? Não sei para que fora de Lisboa vais mas diariamente as pessoas deslocam-se para fora de Lisboa e de fora para a Capital de comboio, autocarro, barco...

Boas pedaladas e menos utilizacao do automóvel ;)
Catarina

guerradossantos@gmail.com disse...

Sem dúvida que sim, Catarina. Contudo, certamente que também tu, pontualmente, andas de automóvel: no teu, no de um amigo, no de familiares, ou de taxi. O automóvel não é um inimigo a abater, mas sim um veículo que deve ser utilizado com moderação e racionalidade, e adaptado às necessidades de um determinado instante. A relação custo/tempo/distância deve ser estudada caso a caso. É isso que eu faço, e neste dia o automóvel foi a melhor solução, mesmo não o querendo.

Maiores cumprimentos aí para Copenhaga (que inveja :))

Paulo

Jorgex disse...

Eu moro em Almada City, e para ir a Oeiras é eléctrico/cacilheiro/comboio/2km a pé para chegar ao local de labuta...

Catarina disse...

Aqui em Copenhaga nunca entrei num automóvel, conta o BUS? É impressionante como a primeira pessoa que conheço que tem um carro em Copenhaga é Português. Quando um Português trás o carro para Copenhaga eu começo a perder a Esperança pela juventude do nosso país.
Como adepta incondicional dos veículos sustentáveis e transportes públicos e não querer gastar tempo em sustentar outras "bocas" que não a minha, não possuo automóvel. Os únicos transportes que possuo são: Bicicleta, patins em linha e bilhete de transporte ;)

Lembro-me que na maioria das vezes que me deslocava de automóvel em Lisboa era porque se tal não fizesse iria sozinha na minha deslocação menos poluente e mais demorada enquanto ía ali um carro com um lugar a mais disponível, claro que concordo que Muito Pontualmente dá jeito, apesar de eu já ter andado com a casa às costas (sem aspas) três vezes e dessas vezes terem sido com Comboio, BUS ou meia hora de caminhada, com muitas idas e vindas.

Não invejes Copenhaga que está um frio que não se pode e uma chuva miudinha molha parvos que não pára. Quero a amena temperatura e Sol alfacinha. Quero subidas abruptas para esquecer o frio e descidas suaves para descansar as pernas.

Ui às vezes acho que escrevo demais... sorry!
Cumprimentos.

guerradossantos@gmail.com disse...

Jorgex, porque não experimentas uma dobrável por uns dias? Os 2 kms que fazes a pé em Oeiras demorarão uns 15 a 20 minutos. De bici, demorariam uns 4 ou 5. E se calhar até o percurso de eléctrico é facilmente substituível por bici. Poupas o tempo de espera pelo eléctrico e o tempo de deslocação até à paragem.

Catarina, volto a repetir: que inveja :). Que inveja de não viver numa cidade onde o automóvel está totalmente relegado para 2º plano. A saúde, a poupança, a diversão fazem-me ficar doido para conhecer Copenhaga.

Abraço a todos.

Paulo

Jorgex disse...

Dobrável?!

É melhor não.


O motivo é muito simples. A minha aparelhagem pifou há 5 anos atrás.
A minha PSone ligada ao amplificador pifou à 3 anos atrás...
Esta série de eventos obrigou-me a comprar um walkman e só oiço musica quando vou à pé ou ando em transportes ou quando estudo na FCT mas nunca, repito, nunca ouço musica quando pedalo, logo, dou imenso valor ao tempo que passo nos transportes/idas a pé para ir do ponto A ao ponto B.

Dantes apanhava o autocarro para o cacilheiro ou para a faculdade mas agora com o eléctrico, levo menos tempo para a faculdade e levo mais tempo para o cacilheiro, o que me obriga a descer Almada a pé.
Sempre é mais tempo com o meu walkman. :)


Como sou pesadote (110kg) já ponderei muitas vezes comprar uma Decathlon muita barata para ir para a faculdade no verão. Tirava as mudanças e convertia-a para uma SS (singlespeed), uns pneus slick e um cestilho à frente para levar livros.


P.S. - No meio disto tudo, o meu carro não tem rádio.

guerradossantos@gmail.com disse...

Nos primeiros 2 meses deste projecto perdi 6 kg. Em Maio já tinha reduzido de 19.5% para 15% de massa gorda, o IMC está fantástico, o colesterol nem sei quanto é, as maquinas apenas indicam que está abaixo do limite mínimo de precisão das mesmas. Com 110 kg, eu trocava já o walkman por duas valentes rodas.

Um grande abraço :)

Paulo

Jorgex disse...

O chato é que este ano fiz poucos kilómetros. Parti o braço, apanhei um outono gelado... O que reduziu o pedalanço para 5 meses. Mesmo assim, sempre foram 3000km de qualidade.


Vou ver se recomeço a pedalar pois os objectivos para 2009 serão penosos.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.