O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 208 - 21.01.2009

De Santos às Amoreiras e Alcântara
Da cota 05m à cota 110m, e descida ao Vale de Alcântara

Hoje fui dar formação pelas 14:00h à Escola Profissional de Ciências Geográficas, nas Amoreiras.

De Santos sigo pelas ruas interiores à Av. 24 de Julho até à Praça do Comércio, depois viro pela Rua Augusta (ilicitamente, mas não inconscientemente), Rossio, Restauradores, Av. da Liberdade.

Como tenho pedalado um pouco menos por estes dias chuvosos, no Marquês optei por experimentar subir apeado da bicicleta, até ao topo do Parque Eduardo VII, aproveitando para estudar os tempos. 600m de distância e 45m de altitude em 8 minutos, nas calmas. O esforço de andar a pé com uma bicicleta ao lado não é muito superior ao de andar só pé.

4.5 km/h de média. Mais lento que se fosse a pedalar, mas uma grande vantagem: menos cansaço, logo menos transpiração.

Lembro que noutros países é comum ver as pessoas apeadas da bicicleta em subidas de maior inclinação.

Pelas 16:00h, fui a Alcântara trocar impressões com um professor sobre assuntos relacionados com mobilidade.

O caminho: Casal Ventoso

A estrada tem uma vista magnífica, sobre Monsanto e o Vale de Alcântara, mas foi percorrida a 30-35 km/h, porque estava com pressa :). 9 minutos das Amoreiras lá abaixo.

(A bici na Rua dos Lusíadas, em Alcântara)

O regresso a casa já foi de noite, pelas 18:30h, utilizando o corredor BUS da Av. 24 de Julho até Santos. Curiosidade: nenhum autocarro ou eléctrico me ultrapassou neste percurso, que fiz a um pouco mais de 20 km/h. Só os táxis andavam mais depressa.

15 km percorridos no total do dia, em 3 troços.

Boas pedaladas a todos.

Paulo Santos
1930km de bici convencional em Lisboa, desde 01.01.2008

4 comentários:

Francisco Alem-Tejo disse...

Uau Paulo, o corredor BUS da 24 de Julho, isso é de Homem!..

Parece-me sempre tão tentadora essa faixa BUS, mas alqueles eléctricos compridos e rápidos metem-me medo :-)

Abraço

guerradossantos@gmail.com disse...

Por acaso tinha isso em mente. Se viesse um (o que deve acontecer a cada 10 ou 15 minutos), parava, subia o passeio, deixava-o passar e depois retomava a marcha, porque ali, quem tem prioridade são os transportes públicos e à que respeitar isso :)

Um grande abraço Francisco

Paulo Santos

Miguel Carvalho disse...

ainda hoje vi aqui na holanda uma mulher a empurrar a bicicleta numa subida (era uma passagem subterrânea por baixo de uma avenida larga)

guerradossantos@gmail.com disse...

Nas cidades ditas planas, é comum as pessoas apearem da bicicleta à mais pequena inclinação, mesmo em distâncias pequenas, pois não estão acostumadas a subidas. É uma das vantagens de Lisboa :): o que não faltam são subidas, e respectivas descidas.

Paulo Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.