O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 203 - 10.01.209

De Santos a Santa Apolónia
10 km em plano

Depois de almoço fui à loja do cidadão nos Restauradores, para levantar o novo passaporte electrónico, que o velho já tinha caducado. Apesar dos 8ºC que se faziam sentir a esta hora, nada como pedalar para manter o corpo quente. Luvas, uns bons sapatos e gola do blusão subida reduzem a superfície de pele exposta ao frio.

O percurso, esse, já é um velho conhecido.

Desde que comecei a utilizar a bicicleta como meio de transporte, quase sempre sigo pela zona plana ribeirinha até ao Rossio. A minha casa fica próximo do Largo do Conde Barão (quem não se lembra dos famosos armazéns?), e daí sigo pelas ruas da Boavista e de São Paulo, pela faixa do BUS. A Rua do Arsenal é logo a seguir e na Praça do Comércio viro para a Rua Augusta que, apesar de ser proibida a veículos, é fantástica de percorrer, e até hoje nunca nenhum peão se queixou. Confesso que aqui, por respeito, circulo sempre a uma velocidade quase igual à dos peões.

(A bici estacionada junto à loja do cidadão)


(À falta de estacionamento próprio, o suporte de um caixote do lixo serve para amarrar a bicicleta, a 3m da entrada)

Ao sábado a Loja do Cidadão costuma ser calma, pelo que me despachei em pouco mais de 4 minutos. Daí segui até Santa Apolónia, em direcção à Tasca da Rosa, que já é um ponto de encontro de gente de todo o lado, que ali se delicía com os grelhados do Fernando. Eu fui lá apenas tomar um café com os amigos e discutir sobre um pouco de tudo, até com gente que nem conheço: política, história, cinema, cultura, psicologia.

Desço de novo à Praça do Comércio, e sigo pela Rua da Alfândega até à Calçada dos Cesteiros. Ao fim-de-semana o trânsito é reduzido e calmo, nestas vias. Durante 2 dias em 7 da semana, não há a desculpa do tráfego nem da poluição. Curioso que me cruzo com 3 ou 4 outros utilizadores de bicicleta como meio de transporte, que se identificam pela sua roupa "normal". Ciclistas, esses são mais que muitos pelas ruas da capital ao fim-de-semana, com as suas roupas desportivas.

(A bici estacionada ao lado da Tasca da Rosa, na Calçada dos Cesteiros)

(Perspectiva oposta, com a estação de comboios e o Tejo em fundo)

O regresso faz-se de novo pela zona plana até Santos

Paulo Santos
1884km de bici convencional em Lisboa, desde 01.01.2008

2 comentários:

Francisco Alem-Tejo disse...

Viva Paulo,

Tenho de fazer o mesmo ao meu passaporte.. Que material é necessário para renovar o dito cujo ? Alguma fotografia?

guerradossantos@gmail.com disse...

Nada. Basta apareceres lá. Agora é tudo electrónico. Eles tiram-te a fotografia, a impressão digital e a assinatura. Tudo por computador :)

E o nosso cafezinho, como é?

Um abraço. Paulo

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.