O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Defesa da Tese - 07.04.2009

E finalmente apresentei a defesa da tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana".
And finally I present the master theses " Bicycle contribution for the urban mobily management"

Após 5 meses de espera, desde que entreguei a tese, defendi-a com unhas e dentes perante uma geração de professores que começa agora a sensibilizar-se e a prestar mais atenção a este meio de transporte citadino.
After 5 months of waiting, since I delivered the theses, today I defended it with strength in front of a generation of professors who is now starting to be aware of this transportation form advantages.

Eu e a Kristi no ISEL, momentos antes da defesa da tese.
Me and Kristi in ISEL, moments before the presentation.


Uma foto às escondidas, em plena defesa
An ilegal photo, during presentation.

Eu e algumas das pessoas que assistiram à defesa, enquanto aguardávamos o veredicto final.
Me and some of the people whot watched the presentation, while we were waiting for the final veredict.

A defesa foi aceite, e o trabalho ficará concluído assim que fizer algumas alterações e correcções a pedido do juri. Fica o "suficiente", com 13 valores, a mostrar que esta temática ainda tem um longo caminho a percorrer, antes de atingir a maduridade.
The theses was accepted, and it will be concluded as soon as I make some changings ordered by the juri. I got a rate of 13 (on a 20 scale), showing that this thematic still has a long way to go before it reaches majority, in Portugal.

Algumas conclusões:
Some of the conclusions:

- Metade da área urbana da cidade é praticamente plana.
- Quase 2/3 da área urbana da cidade têm inclinações boas para se pedalar.
- Em lisboa, existem muitas vias com capacidade para receber corredores BICI.
- Em Lisboa, existem muitos bairros residenciais com capacidade para terem vias partilhadas entre automobilistas e ciclistas, e garantir a segurança de todos os utentes.
- Em 365 dias por ano, Lisboa tem pouco mais de 100 dias de chuva.
- A bicicleta é um veículo económico, ecológico, saudável, rápido em muitas situações, e divertido.
- Em algumas vias de Lisboa, na hora de ponta os veículos automóveis circulam a menos de 15 km/h de velocidade média.
- A velocidade média, nos meus "100 dias de bicicleta em Lisboa" foi de 14 km/h.

Um grande abraço a todos.

Paulo Guerra dos Santos
2096km (+ 405km de eléctrica) de bici em Lisboa, desde 01.01.2008
2096km (+405km with electrical bike) cycling in Lisbon, since 01.01.2008

4 comentários:

Ranger Bob disse...

Muitos parabéns! Adorei a comparação das velocidades médias.

Lx Suicide City disse...

Parabens! Agora que a tese está entregue espero que o projecto e o blog continuem activos. Tem sido um bom apoio e influência para muita gente.
vemo-nos por ai. As subidas são para fazer a descer.
Abraço.

Troca Letras disse...

O nome do blogue vai ter que ser agora alterado para - Um Doutor de bicicleta em Lisboa
Parabéns – o teu passo para a defesa da bicicleta como um maio de transporte em Lisboa, vai ter brevemente muitos seguidores de certeza

guerradossantos@gmail.com disse...

Obrigado a todos pelo apoio demonstrado ao longo destes 16 meses.

Espero que este trabalho chegue também à classe política, que começa agora a despertar para estas temáticas. Entretanto, teremos de ser nós a mostrar que queremos, fazendo.

Boas pedaladas.
Paulo Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.