O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 139 - 24.09.2008

De Santos ao Rêgo e Cidade Universitária
Da cota 05 à cota 100m, 7 + 2 + 2 + 4 + 5 km

Hoje foi um dia de descobertas fantásticas com a eléctrica. No passado dia 131 deste projecto, coloquei o estudo dos tempos que demorei porta-a-porta, de casa ao trabalho, neste mesmo percurso, usando a minha "BH" convencional. Coloco agora aqui os dados de um dia semelhante, mas com a eléctrica:

08:05h - Saída de casa (porta de casa)
08:08h - Saída em bicicleta do portão da garagem
08:14h - Praça do Município
08:17h - Rossio
08:18h - Restauradores
08:23h - Marquês de Pombal
08:30h - Praça de Espanha
08:34h - Estacionamento no piso -2 do edíficio, no Rêgo
08:36h - Entrada no escritório

Caríssimos, 26 MINUTOS !!!!!! Um tempo excepcional para percorrer os 7 km que separam o portão da garagem do meu prédio do estacionamento subterrâneo do edifício de escritórios onde trabalho. Contra os cerca de 45 que demoro em média com a convencional.

16.2 km/h de média, para subir da cota 05m à cota 80m. ZERO suor. É curioso que hoje, no escritório, cumprimentei todos os (as) colegas, ainda antes de ir trocar de camisola à casa de banho. E nem precisei de passar a toalha pelo tronco.

Este é sem dúvida um veículo que permitirá a muita gente deslocar-se de bicicleta para o trabalho, sem ter a preocupação do suor. E os consumos? 1€ de electricidade, por cada 250 km percorridos :)

(A eléctrica, estacionada no piso -2, num edifício de escritórios no Rêgo)

Pelas 12:00h, aproveito a proximidade, para ir almoçar à Cantina I da Cidade Universitária. Vejam como 2km é "proximidade", quando se anda de bicicleta.

Regresso ao gabinete pelas 13:00h. 4 km ida e volta, que agora na eléctrica se fazem em metade do tempo.

Ao final da tarde, combinei com o Hugo van Zeller (outro utilizador de bicicleta) um café no Picoas Placa. 12 minutos bastaram para fazer o percurso do Rêgo até Picoas, passando pelo túnel do Rêgo, Gulbenkian e Saldanha.


(Eu e o Hugo, junto das nossas máquinas, nos estacionamentos para bicicleta do Picoas Plaza)

Pelas 20:00h, descida até casa, acompanhado pelo Hugo até à Baixa. A faixa do BUS, na Av. Fontes Pereira de Melo era "nossa", percorremos a Rotunda do Marquês na 2ª faixa da direita, praticamente à mesma velocidade que o restante tráfego, e descemos a Av. da Liberdade, ora por estrada, ora por passeio, que aqui é largo o suficiente e com muito pouco tráfego de peões.

Paulo Santos
93 km de bicicleta eléctrica por Lisboa, desde 19.09.2008

4 comentários:

Wasserluft disse...

Quando foram colocadas esses estacionamentos de Bikes ?

Rui Sousa disse...

Olá.

A propósito de bicicletas eléctricas, parece que vai haver boas novidades (uma nova bateria):

http://www.businesswire.com/portal/site/google/?ndmViewId=news_view&newsId=20080924006346&newsLang=pt


Rui Sousa

PedroH disse...

1 Euro por 250Km?!...
Já há dias li esta frase...
Em que se baseia este custo?
As baterias são carregadas com electricidade (rede 220V) ou são carregadas pelo próprio movimento dos pedais?
Questionando de outra forma, a bicicleta é autónoma? ou necessita de carga eléctrica fornecida pela rede?

guerradossantos@gmail.com disse...

Wasserluft, estes estacionamentos já foram colocados em Junho, em parceria com este projecto.

Rui, obrigado pelo link.

Pedroh, esta bateria consome 2kw no seu carregamento completo, ligado à corrente eléctrica, tendo depois uma autonomia de mais de 50km. Consome portante 10kw em 5 carregamentos completos, correspondente a 250km. O preço do kw/h em regime bi-horário não chega a 10 cêntimos. 10kw vezes 10 cêntimos = 1€.

Paulo Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.