O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 128 - 13.09.2008

De Santos a Santa Apolónia, Av. de Roma e Entrecampos
Da cota 05m às cotas 20m, 80m e 100m, 20 km no total

Hoje é sábado, mas nem por isso é um dia em que dou descanso à bicicleta.

Pelas 14:30h saí de casa para ir tomar um café com um amigo, à Tasca da Rosa, na Calçada dos Cesteiros, bem por trás da estação de comboios da Santa Apolónia. É uma das ruas mais íngremes da cidade de Lisboa. A Tasca fica a meio da rua, mas nem assim me arrisco a pedalar até lá. No início da rua, apeio, e levo-a à mão.

Pelas 16:30h fui até à Av. de Roma, também para me encontrar com um outro amigo. De Santa Apolónia sigo até à Baixa, Rossio, Restauradores, Marquês, Saldanha, Instituto Superior Técnico e Praça de Londres. Da cota 05m à cota 80m. A cerca de 10 km/h, pois que é a subir.

(A minha bicicleta, em frente ao cinema Londres e na Av. de Roma, bastante calma ao sábado)

Às 19:00h, sigo até à Cantina II da Universidade de Lisboa, ao cima da Av. das Forças Armadas, que subo pelo passeio largo, num dia calmo praticamente sem peões.

Depois do jantar, regresso pela Av. 5 de Outubro (já com a luz de trás ligada, a da frente anda sempre acesa), uma via com inclinação bastante suave.

Passagem pelo Saldanha Residence, para ir até à Valentim de Carvalho, tomar um café e ler os jornais do dia.

(A minha bike amarrada junto à entrada sul daquele centro comercial)

Hoje aventurei-me a "fazer" a Rotunda do Marquês, que normalmente faço pelas ruas e passeios laterais, e desta vez a 43 km/h senti-me um verdadeiro veículo. Com todos os cuidados e sempre avisando os automobilistas das minhas intenções, quer para me manter na rotunda, quer para sair dela em direcção à Rua Braancamp e seguir até ao Rato.

E hoje bati um record pessoal: 51.3 km/h a descer a Rua de São Bento.

É graças às descidas de Lisboa que a minha velocidade média de circulação de bicicleta é de quase 14 km/h, pouco inferior à de um veículo automóvel que circule pelo centro da cidade em hora de ponta (15 a 20 km/h), e que compensam a velocidade de subida, cerca de 10 km/h.

Nas subidas anda-se mais devagar para minimizar o suor e o cansaço, mas nas descidas compensa-se. E que bom que é sentir o vento na cara, nas descidas de Lisboa.

Paulo Santos

1494 km de bicicleta em Lisboa, desde 01.01.2008

2 comentários:

RH disse...

Eh pá, grande velocidade por Lisboa e sobretudo a caminho de São Bento! Faço força para que a promoção da bicicleta, as alterações no CE e o número de pessoas possa também ganhar essa velocidade.

Hugo
http://mozambiquebikeculture.blogspot.com/

PedroH disse...

Tenho acompanhado o seu blog desde há uns meses atrás quando o descobri.
Practicamente não faço comentários. E da primeira vez que comentei o seu blog foi exactamente por causa da velocidade e do uso de capacete.

40Km/h .. 50 Km/h são na minha opinião velocidades muito elevadas para quem anda de bicicleta na cidade (e não em competição).

Em Junho sofri um acidente de bicicleta na zona Expo.
Um peão distraído com a conversa não me viu e não me ouviu (apesar da campaínha insistente e da minha voz).
Aquilo que segundos antes me parecia impossível de acontecer, aconteceu. O peão atravessou-se à minha frente de repente, batemos ombro com ombro e fui projectado para o chão. Instantes antes circulava a 21Km/h.
A esta velocidade o meu embate no chão foi muito violento, valeu-me ter "enrolado" bem.
Naquele dia "comprei muito barato".
Um braço esfolado (queimado), um joelho a doer durante 2 a 3 dias, umas costelas com dores durante duas semanas (felizmente nada partido), e ainda hoje (22/Set)tenho dores em dois dedos de uma das mãos.
A 40 Km/h ou mais teria ido para o Hospital quase de certeza.

Uso sempre capacete, e na cabeça não sofri nada.

Acho que o capacete deveria ser obrigatório, tal como nas motos.
Afinal 40 Km/h de bicicleta ou de moto... são 40 Km/h.
Quase ninguém o usa quando utiliza a bicicleta exceppto para fins desportivos ou de lazer...

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.