De Santos às Amoreiras, de bicicleta eléctrica
Da cota 05m à cota 110m, 3.5 + 3.5 + 2 + 5 + 3 + 2 + 7 km
Já perceberam que hoje, com a eléctrica, andei de um lado para o outro, pela cidade de Lisboa. E pelas 08:00h bati mais um record: 12 minutos de bicicleta, de Santos às Amoreiras (Rua de Artilharia I, na EPCG). O tempo com a convencional era de 35 minutos. Menos de um terço do tempo. Como é possível?
Em primeiro lugar, a volta que dava com a convencional era maior. Cerca de 5 km passando pela Baixa, para tornar as inclinações mais suaves. Com a eléctrica, segui directamente pela Rua de São Bento, Rato, Castilho e Artilharia I. Uma volta mais curta em 30%. E assim reduzi um percurso de 35 para 12 minutos, reduzindo 1.5 km de distância.
Em segundo lugar, com o apoio do motor eléctrico, a velocidade média é maior: 14 km/h a subir a Rua de São Bento, contra os 08 km/h na convencional. E o suor: ZERO.
 (A eléctrica estacionada na Escola Profisional de Ciências Geográficas, EPCG, onde dou aulas. Notem que a escola fica num dos pontos mais altos da cidade, a 110m de altitude)
(A eléctrica estacionada na Escola Profisional de Ciências Geográficas, EPCG, onde dou aulas. Notem que a escola fica num dos pontos mais altos da cidade, a 110m de altitude)
Ficam aqui os meus restantes destinos a pedalar pela cidade:
09:30h - Rêgo, a 3.5 km
12:00h - Cantina da Cidade Universitária, a 2km
14:00h - Regresso às Amoreiras, à EPCG, para uma reunião, a 5km
15:00h - Regresso ao Rêgo, ao gabinete de engenharia, a 3.5km
19:10h - Cantina da Cidade Universitária, a 2km
20:30h - Regresso a Santos, a 7km 
Não há dúvida que esta bicicleta me dá uma liberdade muito maior em termos de mobilidade. Permite-me fazer maiores distâncias, em menos tempo e com um esforço físico muito reduzido.
A ver vamos quando a tiver de devolver .... :(
Paulo Santos
144 km de bicicleta eléctrica, em Lisboa, desde 19.09.2009
 
 

 (Um trabalhador da C.M. Lisboa, a testar a eléctrica, enquanto falava ao telemóvel)
(Um trabalhador da C.M. Lisboa, a testar a eléctrica, enquanto falava ao telemóvel) (A eléctrica, no alto da Av. das Forças Armadas. Notem o trânsito parado, ao fundo da foto)
(A eléctrica, no alto da Av. das Forças Armadas. Notem o trânsito parado, ao fundo da foto) (Na Baixa, à noite)
(Na Baixa, à noite) (Curiosidade: esta bicicleta amarrada, no Rêgo, era novinha em folha. Acabadinha de comprar. Tinha até 2 cadeados, por segurança. Conclusão: alguém começou agora a usar a bicicleta como meio de deslocação para o trabalho. Mais um bom exemplo a juntar-se aos muitos que já o fazem)
 (Curiosidade: esta bicicleta amarrada, no Rêgo, era novinha em folha. Acabadinha de comprar. Tinha até 2 cadeados, por segurança. Conclusão: alguém começou agora a usar a bicicleta como meio de deslocação para o trabalho. Mais um bom exemplo a juntar-se aos muitos que já o fazem) 

 (A eléctrica estacionada e trancada na Rua dos Correeiros, na Baixa, junto às Finanças)
 (A eléctrica estacionada e trancada na Rua dos Correeiros, na Baixa, junto às Finanças)
 (A equipa de reportagem da TVI, a Raquel e o Filipe, a definirem a estratégia para as filmagens, no Saldanha)
(A equipa de reportagem da TVI, a Raquel e o Filipe, a definirem a estratégia para as filmagens, no Saldanha) (A minha bicicleta, no alto da Av. das Forças Armadas, a caminho da cantina I, na Cidade Universitária)
(A minha bicicleta, no alto da Av. das Forças Armadas, a caminho da cantina I, na Cidade Universitária)


 (A minha bicicleta, em frente ao cinema Londres e na Av. de Roma, bastante calma ao sábado)
(A minha bicicleta, em frente ao cinema Londres e na Av. de Roma, bastante calma ao sábado) (A minha bike amarrada junto à entrada sul daquele centro comercial)
(A minha bike amarrada junto à entrada sul daquele centro comercial) (A minha máquina no Largo do Camões. Reparem nos reflectores deste tipo de pneus, que "devolvem" a luz do flash. Excelentes para circular à noite, pois os automobilistas vêem-me melhor. Para além é claro, das luzes à frente e a trás)
 (A minha máquina no Largo do Camões. Reparem nos reflectores deste tipo de pneus, que "devolvem" a luz do flash. Excelentes para circular à noite, pois os automobilistas vêem-me melhor. Para além é claro, das luzes à frente e a trás) 
 (Podem ver aqui a inclinação da rua, pois a máquina fotográfica estava na horizontal. Uns bons 20%)
(Podem ver aqui a inclinação da rua, pois a máquina fotográfica estava na horizontal. Uns bons 20%)

 Ao final da tarde, passeio pela Baixa da cidade, Rossio e zonas circundantes.
Ao final da tarde, passeio pela Baixa da cidade, Rossio e zonas circundantes. (Bicicleta amarrada em Picoas, pelas 19:00h)
(Bicicleta amarrada em Picoas, pelas 19:00h)

 (bicicleta assistida electricamente, junto ao Palácio Nacional de Sintra)
(bicicleta assistida electricamente, junto ao Palácio Nacional de Sintra) (outra perspectiva da bicicleta assistida electricamente)
(outra perspectiva da bicicleta assistida electricamente)
 
 
