O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 107 - 07/07/2008

Santos » Praça do Chile » Santos

Da cota 05m À cota 65m, 10.5 km no total do dia.

Este dia foi muito semelhante ao dia 105, mas com uma diferença: pelas 09:00h, o meu termómetro marcava 21ºC na Av. Almirante Reis. E com uma leve brisa, cheguei à Praça do Chile quase sem suar, o que para mim foi algo completamente novo.
Para não vos maçar com um dia igual a outros, vou comentar a minha passagem pela cidade de Madrid, este fim-de-semana.

Foi com muito agrado que conheci uma cidade com algumas características muito semelhantes a Lisboa, e outras nem tanto:

- Não tem ciclovias ou corredores cicláveis definidos em toda a cidade
- O tráfego automóvel é intenso nas principais avenidas da cidade
- Tem algumas variações consideráveis em cota, semelhantes a muitas avenidas e ruas de Lisboa.
- O clima é extremamente quente e seco nesta altura, mais que em Lisboa
- A cidade é de dimensão considerável. Muitos pontos de atracção estão afastados por quilómetros.

Pontos onde a cidade de Madrid já está mais à frente da nossa:

- Os Madrilenos já deram o primeiro passo na utilização da bicicleta como meio de transporte, sendo já em maior número que em Lisboa, mas ainda inferior a cidades como Barcelona ou Sevilha.
- Vêem-se imensas bicicletas dobráveis. Talvez devido à dimensão da cidade, os Madrilenos optam por usar estas bicicletas, também nos transportes públicos.
- As senhoras estão a tomar a dianteira nesta cidade e a dar o exemplo, no que toca à utilização da bicicleta.
- Existem várias lojas para alugar bicicletas, o que estimula os turistas a utilizarem-nas, mesmo sem a existência de corredores para ciclistas.
- Existem ruas onde o espaço público é partilhado por automobilistas e peões, devidamente sinalizadas e limitadas a 20 km/h

(Na Finlandia e Alemanha vi muito este sinal, mas onde se podia ver também o desenho de uma bicicleta)

É curioso de ver que, à semelhança de Lisboa, são os cidadãos que estão a tomar a iniciativa de utilizar cada vez mais a bicicleta como meio de transporte diário na cidade de Madrid. São cada vez mais, pelo que muito provavelmente em breve o Ayuntamiento de Madrid irá avançar com medidas no terreno para criar condições de segurança aos utilizadores deste tipo de veículos.

Vamos ver quem ganha esta corrida: se Lisboa ou Madrid.

Infelizmente, a minha esperança aqui não é muita. Com este executivo na Câmara de Lisboa, apenas acredito que mais uma vez as promessas ficarão por aí mesmo.

Paulo Santos
11668m de altitude e 1256 km percorridos de bike na cidade de Lisboa desde 01/Jan/2008

2 comentários:

Tugaonbike disse...

Caro Paulo e todos os xiclistas.
Tenho acompanhado as opiniões deste blog e cheguei à conclusão que Lisboa não é plana :)) devo ser um ignorante porque só cheguei a esta conclusão agora.
Bom vamos ao que interessa e atão Madrid?
Essa cidade tb é plana?
Ouvi dizer que ir da Plaza de España à Plaza del Callao pela Gran Via é uma pista direita e cheia de «muchachas guapas»;).
Vou lá em Novembro para ver os "tansos" a andarem nos "chassos" da Madrid Bike Tour.
Até lá boas pedaladas e...MADRID ME MATA!!!!!
Vb

Hertz 19 disse...

Caro Paulo,

Apesar de sem me manifestar, acompanhei o seu projecto desde o primeiro dia! Sou um enorme fã de bicicletas e da sua utilidade para lazer e meio de transporte.

Queria congratulá-lo pela sua iniciativa e dizer-lhe que aconteceu uma coisa curiosa: no dia do seu centésimo dia (supostamente dia da conclusão do seu projecto) a pedalar nasceu o meu primeiro filho (que só estava previsto para Julho)! Coincidências :D Abraço

Pedro

PS- por acaso passei por si ontem no topo da Av. das Forças Armadas, numa passadeira (eu ia numa Vespa preta)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.