O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Noites 113, 114 e 115 - 17, 18 e 19/07/2008

Santos » Baixa » Bairro Alto » Santos
Da cota 05m à cota 70m

Estas últimas noites têm estado excepcionais. Temperaturas a rondar os 30ºC estimulam qualquer um a sair de casa e fazer um programinha descontraído, por uma cidade "com uma simplicidade romântica genial", descrição feita por uma das participantes francesas no passeio Erasmus Bike Tour que organizei em Maio, em Lisboa

De minha casa ao Rossio são 2 km, totalmente planos. Rua de São Paulo, Rua do Arsenal e Rua Augusta fazem-se sem qualquer esforço, ainda para mais às 23:00h, hora a que que saio de casa para ir assistir aos concertos gratuitos na esplanada do Teatro D. Maria II. Aproveito aliás para dar os parabéns aos responsáveis do teatro e do instituto do turismo por esta iniciativa para animar as noites no Rossio.


Notem que estacionei ao meu veículo a cerca de 5 metros do "palco" do concerto, amarrando-o a um sinal de trânsito. Que outro veículo me daria este privilégio, a não ser um com 2 rodas?

Eu próprio estava sentado a 3 metros dos artistas de onde, de resto, conseguia ver a minha bike, o que me deixa bastante seguro e descontraído.

Aliás, no próprio Bairro Alto amarro a minha bike ao lado da porta do bar ou discoteca onde vou beber algo ou dançar um pouco. Em algumas situações, os próprios porteiros asseguram-me a vigilância da bike, o que é, mais uma vez, um privilégio praticamente exclusivo da bicicleta.

Desejo-vos umas excelentes noites de verão.

Paulo Santos
12755m de altitude e 1362 km percorridos de bike, como meio de transporte principal, na cidade de Lisboa, desde 01/Jan/2008

1 comentário:

Luís Marques disse...

Por falar no bairro... :) No outro dia fui para lá na bicicleta. Claro que cheguei em 5 minutos (moro em Campolide), e lugar para estacionar há sempre, basta haver um poste :) Como estacionei à porta da casa de uma amiga, fiquei descansado.

Estive à vontade no bairro, bebi umas cervejas... Bem, digamos que, embora não estivesse mal, certamente não seria responsável se fosse conduzir um automóvel! Mas bastou pegar na bicicleta, ir com ela devagarinho pelo passeio quando este era largo, e levá-la pela mão quando este era manifestamente pequeno para mim e para os peões, ou era a subir (quem conhece a rua das Amoreiras sabe que é bastante íngreme, e àquelas horas não me apeteceu armar-me em herói :) )

Cheguei a casa em 15 minutos. Não me incomodei com o trânsito, com o estacionamento, pude estar com os amigos e beber à vontade, e voltei para casa de forma rápida e cómoda.

Só vantagens, andar de bicicleta :)

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.