O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dias 168 e 169 - 10 e 11.11.2008

De Santos à Baixa e à Rua da Emenda
Da cota 05m à cota 40m, 2 + 1 + 1km

Estes dois dias, fui dar formação ao centro de tecnologias CAD na Baixa, até às 20:30h.

A particularidade é que também estou a fazer formação pedagógica, no Intituto do Emprego, na Rua da Emenda, mesmo ao lado do Largo do Camões.

Depois de dar formação na Baixa, pedalei da Rua Augusta até à Rua da Emenda, passando sem grandes estresses pelas Ruas do Carmo e Garrett.

(A bici amarrada ao um sinal de trânsito, numa esquina da Rua da Emenda)

O que me deixava confiante, é que a bicicleta estava visível da portaria do I.E.F.P, de onde o segurança a conseguia avistar. À noite, todo o cuidado é pouco.

Paulo Santos
1667 km de bicicleta convencional em Lisboa, desde 01.01.2008

6 comentários:

António C. disse...

Neste caso concreto parece-me que o abuso em estacionar o carro em cima do passeio não é pior do que fazê-lo com a bicicleta. Em ambos os casos o peão é enviado para a estrada. Desilude-me que tenha estacionado assim a bicicleta. Acredito que tivesse sido fácil encontrar um local menos incómodo para os peões. Mesmo que perdesse de vista a adorada bicicleta.

Já agora, uma pergunta. Quantos cadeados usa para trancar a bicicleta em segurança? Na Holanda é comum usarem-se dois, um mais forte para ligar a roda da frente ao quadro e ao suporte, e um pequeno que está sempre instalado na roda de trás... o facto de a bicicleta ter dois cadeados é um grande dissuasor dos amigos do alheio...

guerradossantos@gmail.com disse...

Sem dúvida António. De qualquer forma, não existem sinais de trânsito em cima das estradas (felizmente). Todos os sinais de trânsito são no passeio. Mesmo que procurasse um mais distante, este estaria tanbém no passeio. A única forma de estacionar a bicicleta na estrada, é quando existirem estruturas de estacionamento para bicicletas, fora dos passeios, ou em locais que não incomodem os peões (eu também sou um, quando não ando de bicicleta). Só quem anda diariamente de bicicleta pela cidade de Lisboa sabe as dificuldades e obstáculos que tem de enfrentar e superar.

Paulo Santos

guerradossantos@gmail.com disse...

Em todo o caso, seria óptimo ver milhares de bicicletas amarradas desta forma nos sinais de trânsito dos passeios desta cidade fantástica. Certamente que isso iría pressionar as entidades competententes a agirem rapidamente e a criarem a estrutura ciclável em Lisboa. Corredores bici e estacionamentos para bicicletas. Foi assim com os automóveis. Quantos mais iam aparecendo, mas estacionamentos e estradas se iam criando. Com as bicicletas poderá acontecer o mesmo. Venham mais como nós a usar a bicicleta e a amarrá-la nos postes, sinais de trânsito e árvores e as coisas começarão a acontecer

Paulo Santos

guerradossantos@gmail.com disse...

Ainda mais uma curiosidade: um automóvel ocupa basicamente 10 m2 no estacionamento ou no passeio. Um bicicleta ocupa 0,5 m2. Venham mais bicicletas para esta cidade, e muitos problemas causados pelos automóveis se minimizarão.

Paulo Santos

Rui Sousa disse...

Depois do comentário do António voltei a ver a foto...

A bicicleta está a obrigar o peão e meter um pé na estrada! O automóvel obriga a seguir pelo meio da estrada!

guerradossantos@gmail.com disse...

Começa a existir um novo conceito de urbanismo nas cidades: a partilha do espaço público. Em cidades Holandesas e Dinamarquesas é comum vermos ruas sem passeios ... nem estradas. O espaço é democraticamente partilhado por todos: peões, ciclistas e automobilistas. Peões a circular no meio da rua, bicicletas amarradas a postes e automóveis a circular a baixas velocidades. Existem imensas ruas em Lisboa onde isso poderá vir a ser uma realidade.

Paulo Santos

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.