O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 117 - 23.08.2008

À NOITE, PELAS RUAS DO BAIRRO ALTO
Da cota 5m à cota 60m, 7 km de volta

Temperatura: 21ºC; hora de saída: 22:00h; hora de regresso: 01:30h

De volta a Lisboa, após umas férias pela Beira Alta e mais de 250 km percorridos de bike pelas matas e aldeias da zona, resolvi aproveitar esta noite de sábado para voltar às pedaladas nesta cidade, apesar de já ter regressado há uns dias. E a surpresa foi boa. Após um mês fora da cidade foi agradável encontrar bicicletas amarradas pelos postes da cidade.




Estas estavam amarradas na Cidade Universitária, junto á Cantina da Faculdade de Ciências.


Esta original bike, amarrada mesmo em frente à estação de comboios de Santa Apolónia, serve como painél publicitário a uma pensão, localizada ali perto.

Mas voltando aos "100 dias", entre Santos e o Bairro Alto existe a Calçada do Combro, uma das vias mais inclinadas nesta zona da cidade: mais de 10% de inclinação para uma distância de 200m. Para a evitar, no percurso até ao Bairro Alto, dou uma volta um pouco maior, mas muito mais suave e igualmente agradável: sigo pelas ruas de São Paulo e Arsenal até à Baixa, daí até ao Rossio e depois subo calmamente pelas ruas do Carmo e Garrett até ao chiado, onde gosto de ficar um pouco a ouvir os artistas de rua.

Aqui acabei por conhecer um casal Espanhol, de Sevilha, de férias pela primeira vez na cidade. Naturalmente troquei imensas impressões com eles sobre o novo sistema de bicicletas partilhadas daquela cidade, o Sevibici, onde descobri que é elevado núnero de utilizadores atestando o sucesso da medida, mas onde ainda existem aspectos a melhorar.


Esta dobrável estava amarrada na Rua Garret, esta noite, junto aos Armazéns do Chiado. Curiosamente tenho visto cada vez mais bikes amarradas nesta zona.

Após uma cerveja na taberna "O Estádio", ainda percorri algumas das ruas do Bairro Alto com a bicicleta "à mão", mesmo pelo meio daquelas multidões nas ruas. É curioso observar a reacção das pessoas, ao verem uma bicicleta passar-lhes á frente. Em poucos anos, espero, vai passar a ser comum.
O regresso a casa faz-se a descer pela Calçada do Combro. 4 minutos até casa, sempre, mas sempre a descer :)

Paulo Santos
1373 km percorridos de bicicleta na cidade de lisboa, como meio principal de transporte, desde 01.01.2008

2 comentários:

anabananasplit disse...

Mais umas quantas na FCUL aqui. Fotografar bicicletas estacionadas (e não só) é um hobby. :-)

guerradossantos@gmail.com disse...

Obrigado pelos links, Ana.
Cumprimentos.

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.