2 Grandes eventos:
1º Ida pela primeira vez ao Prior Velho de bike. A 15 km de distância de casa, totalmente percorridos de bike.
2º Abertura às bicicletas do Picoas Plaza. Já é permitido o estacionamento das nossas máquinas no interior do átrio das esplanadas deste espaço.
Santos » Cidade Universitária » Prior Velho » Picoas » Santos
Da cota 05m à cota 85m, 29 km percorridos no total do dia
Pela primeira vez decidi ir dar aulas ao Prior Velho, deslocando-me de bike. Mas não fiz a viagem directa. Passei primeiro pela cantina da Cid. Univ. para almoçar e pelas 12:30h lá arranquei pela Av. do Brasil até ao Relógio, percurso que já conhecia, das minhas idas ao ISEL, em Chelas. Mas desta vez cortei para o Aeroporto. (imediatamente a seguir ao Relógio, há uma zona pedonal que , como vêm, tem pouco uso por parte de peões. Segui por lá para testar. Notem na zona verde com cerca de 2 metros de largura que separa a via do passeio. Na Finlândia circulei por muitas zonas semelhantes, antes de entrar no centro da cidade. É extremamente agradável, confortável e seguro circular em zonas separadas da estrada por uma faixa verde)
As vias que passam pelo aeroporto são de tráfego moderado e velocidades moderadas. Têm largura suficiente para permitir a um ciclista andar com relativa segurança, e as inclinações são suaves (inferiores a 3%) e em muitos casos muito suaves ou planas (inferiores a 1%).
Mais à frente apanhei uma ciclovia. Perdão, uma trolleyvia :). Foi criada para facilitar aos funcionários de bordo dos aviões deslocarem-se com as suas malas de viagem com rodas.
(Uma autêntica ciclovia, mas infelizmente não foi criada para ciclistas)
(continuação. Notem a faixa verde que a separa do arruamento)
Uns metros mais à frente, entrei na via principal que permite o acesso à cidade aeroportuária. 2 vias de circulação em cada sentido, com lombas e bandas sonoras que promovem a redução da velocidade dos veículos e tornam mais segura esta via para ciclistas. Para além disso, uma das vias é um corredor BUS. E por ali circulam muito poucos táxis ou autocarros.
Podem notar pelas fotos, tiradas por volta das 12:50h que o tráfego nesta via é muito reduzido a esta hora. E vai dar direitinha ao Prior Velho.
Extremamente fácil pedalar do Relógio ao Prior Velho. Uma boa surpresa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB-EsA6kxUEnX5C4dEYYv6VWNLatO45N8ii1hB5C0VeuYjWV7T-AraBS7A5aT0pbJppLcwe7lMdrrjp3kaQDDv7mt52lQ-841lDWYvTUGEMSfGld05-7UwvqHaV4pinPujrBsWxzRCpBe9/s320/Img044.jpg)
O regresso foi feito pelo mesmo percurso, seguindo pela Avenida do Brasil até à Cid. Universitária.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqgS5JKXAQMbTQpk8VHzbKOgl_a7jKiBCvEFqI4c_wDaEa7MT_jVszlb0Lpxw00G-E7N1Pge7P2OPZuKtcWpiCEhkS4dDrJU4rG0v8fszD4qBmhHS6Bfv83hQnLtpzLI3hNuyXgj6CUJK6/s320/Img000.jpg)
(Início da Avenida do Brasil, lado nascente. Desde o relógio até ao topo, esta avenida tem uma zona pedonal de cada lado, com reduzido tráfego de peões)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw8DNqgMf-mAsQQ2aiL9Zcvl7XBmaccJtlqg4NEmHjAdzyKXpi6NcwfFdT9oThzP0I3p2jbtRjniM3D6l5M_ISdZbs7TUIB8HXxw3OJqdNXWQxSu2zHykulY-d3sYBc32snggOOm2IurWs/s320/Img006.jpg)
Passagem pelo Centro Comercial Picoas Plaza, para participar na abertura oficial daquele espaço às bicicletas, bem como a colocação de estacionamentos para as mesmas. 3 utilizadores tiveram o privilégio de hoje, pela primeira vez, usufruirem deste espaço fantástico, deslocando-se até lá de bike: eu, o Filipe e a Joana.
Tempo ainda para reencontrar por lá outra cara conhecida que, apesar de não ser utilizadora diária de bicicleta na cidade, é grande apaixonada pela cidade, pela qualidade de vida e pelos passeios a pé.
Conclusões: foi com grande satisfação que descobri mais um percurso facilmente ciclável, mesmo com as condições existentes. Tráfego moderado, 2 vias de circulação em cada sentido, bandas sonoras e lombas para redução da velocidade, corredor BUS, largura para ciclistas.
Nota negativa: a falta de semáforos para peões em algumas das entradas e saídas da Rotunda do Relógio, que dificulta a mobilidade com rapidez e segurança de quem passa por ali a pé ou de bicicleta.
Penso que numa primeira fase da empreitada "tornar Lisboa ciclável", a câmara poderá definir, ainda que temporariamente, zonas cicláveis em infraestruturas existentes na cidade, nomeadamente zonas pedonais de reduzido tráfego de peões.
Durante o período de execução destas zonas cicláveis pela cidade, que estimo demorar cerca de 4 a 6 anos a ser materializado, a opção passa por estudar caso-a-caso, sendo que as várias soluções a adoptar passam pela criação de corredores para ciclistas nas bermas das vias, pelo alargamento de corredores BUS para 4m e respectiva permissão de utilização por parte de bicicletas, ou até mesmo zonas partilhadas por automóveis-bicis ou peões-bicis. Depende da zona em análise. Haja vontade política.
Paulo Santos
10147m de altitude e 1117km percorridos de bike em Lisboa desde 01/Jan/2008
2 comentários:
Oi.
Sou a Joana, que conheceste no Picoas Plaza.
Gostei de conhecer o projecto! Continua!
Boas pedaladas!
Baci,
Joana
já lá deixei a minha "pasteleira-futurista" no picoas plaza durante o almoço de hoje!
Enviar um comentário