O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


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5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 055 - 25/03/2008

DE SANTOS A CHELAS

Hoje de manhã fui dar um entrevista para a Rádio Antena 1 (podem ouvi-la amanhã entre as 13:15h e as 14:00h), com a jornalista Paula Carvalho, ela também uma pessoa com experiência a pedalar em meio urbano, mas na Alemanha. Saí de casa em Santos e segui pela zona plana da cidade, nas cotas mais baixas. mas em vez de seguir pela marginal, resolvi pedalar pelas ruas interiores: Rua de São Paulo, Rua do Arsenal. Campo das Cebolas, Santa Apolónia, Xabregas, Poço do Bispo. 7.5 kms planos, a 20 km/h sem esforço. Aqui virei para cima, para Chelas, para a RTP. 2.5 km a subir até à cota 85m. Aqui naturalmente reduzi a velocidade, para uns 10 km/h. Dos 40 minutos que demorei de casa à RTP, em 25 minutos fiz 7.5 km e os restantes 2.5 (a subir) fiz em 15 minutos. Média total de 16 km/h para um percurso de 10 km, em 40 minutos. As ruas interiores da marginal de Lisboa têm tráfego e velocidades muito mais reduzidas comparadas com a Av. Infante D. Henrique. Mais uma vez, taxistas e motoristas da Carris foram excepcionais na sua condução em ultrapassagem a um ciclista.

Depois da entrevista, mais 6 km até à Cantina de Entrecampos, seguindo pela Marechal Gomes da Costa até ao Relógio (pelo passeio que não tinha rigorosamente nenhum peão), Av. do Brasil pela estrada, que a descer atinjo os 35 a 40 km/h, Cidade Universitária e Av. Forças Armadas.

Depois de almoço, mais 1 km até ao Bairro do Rêgo, para trabalhar em Engenharia até às 17:00h.

Ao final da tarde, descida até à Baixa (6 km) para trabalhar com outro cliente na área do projecto de estradas atá às 20h. Percurso pela Praça de Espanha, Ant. Aug. de Aguiar, Marquês e Av. da Liberdade pela lateral poente, que num pequeno troço estava cortada ao trânsito, mas não para mim, pois o polícia autorizou-me a avançar :)

Depois, 1.5 km até casa.

24.5 km percorridos em 5 troços distintos. 1:40h gastos com estas deslocações. Velocidade média de 15 km/h. Relembro que a velocidade média de um automóvel em centros urbanos não ultrapassa os 20 km/h.

Hoje circulei por zonas que ainda não tinha explorado de bicicleta. Ruas secundárias, com menos trânsito e velocidades reduzidas.

Estive em dois gabinetes de engenharia diferentes, dei uma entrevista à Radio Antena 1, e ainda almocei com os amigos. Pelo meio, fiz desporto, sem gastar um único tostão, e ao ar livre.

Cumprimentos a todos.

3 comentários:

LMVenâncio disse...

Venho por este meio dar os parabéns pela bela iniciativa, espero que corra tudo da melhor maneira e que contribua de forma significativa para o curso e mais propriamete para a vida profissional.
Sou apaixonado do ciclismo mais especificamente pelo BTT e apoio estas experiências publicando no meu blog. (www.gangdamontanha.blogspot.com) Abraços e felicidades.

guerradossantos@gmail.com disse...

Venâncio, já visitei o seu blogue. Parabéns pelo gosto pelo ar livre e pelas pedaladas, em zonas bem mais acidentadas que Lisboa :)
Obrigado pelo apoio a este projecto. O grande objectivo é o de promover o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Lisboa. Maiores cumprimentos.

Lss911 disse...

Caro colega,

Utilizo a bicicleta cerca de 3 vezes por semana para me deslocar para o emprego e não só.
Normalmente faço percurso do Rato até aos Anjos: MarquÊs de Pombal, subo até ao Saldanha entro até ao Arco do Cego, Estefênia, Portugália e desço até ao Banco de Portugal. Demoro 25 minutos a uma média de 15 ou 16 Km/h.
Poderia fazê-lo em menos tempo (menos 7 minutos), mas gosto de seguir o caminho que me dê mais prazer.
Já atingi velocidades superiores a 60Km/h na cidade mas pelos meu ano e meio de experiência de bicicleta por toda a cidade de Lisboa (conheço-a como a palma da mão) a velocidade média a que é possível andar na cidade está num intervalo de 14 a 18 Km/h.

Fazem imensa falta ciclovias como as que vi em Paris que era em todo o lado.
O ciclista não existe para ninguém em Lisboa...até quando?


Parabéns pelo projecto, espero que possa impulsionar a utilização da bicicleta em Lisboa!

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.