O projecto dos "100 dias"

01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3


1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues


Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»

Dia 009 - 12/01/2008

Ora aqui está um belo dia de Sábado. Dia de prática desportiva no Estádio da Cidade Universitária. Saída de casa pela 09:20, subida até ao Rato para entrar no metro, mas o elevador pregou-me um partida: estava fora de serviço. Não me estava a apetecer muito descer aquela escadaria enorme com a bina às costas. Solução: avançar até ao Marquês de Pombal, a pouco mais de um minuto de bina e lá, com muito menos degraus, apanhar o metro até à cidade universitária.





Vejam como a rapaziada está a aderir cada vez mais à bicicleta, talvez estimulada pelos que dão o exemplo: 4 binas, só na minha aula, lá no estádio.

Depois, às 12:30, almoço na cantina da Av. das Forças Armadas, e regresso a casa pelas 13:45. Desta vez, apesar de me sentir um pouco cansado do futebol, decidi pedalar. Mas pedalar ao ritmo a que eu chamo de "urbano". Pedalar sem esforço, ao ritmo natural do corpo (entenda-se, das pernas) pela Av. 5 de outubro. Surpresa: não só não me ressenti do esforço dedicado durante hora e meio à pratica de futebol 11, como não me cansei rigorosamente nada. Nem suor. Foi bom este teste, em que resolvi pedalar ao ritmo a que já tinha feito na Holanda, Finlandia e Alemanha. Senti pela primeira vez que pedalar em Lisboa pode ser tão simples como noutras cidades Europeias.

Depois, perto de casa, fui tomar um café com o Pedro, um jovem que me contactou para me falar da sua tese de mestrado em Design Industrial, onde está a estudar a implementação em Lisboa de um sistema de aluguer de bicicletas semelhante aos que existem em Paris ou na Alemanha. Mais uma voz que se junta a tantas outras. Estimo que não faltará assim tanto para ver Lisboa com zonas ciclaveis definitas por aí, agora que foi considerada como o 3º melhor lugar no mundo para visitar durante o ano de 2008. A responsabilidade é cada vez maior. Temos de tornar esta cidade cada vez mais urbana e Europeia. E nós temos a responsabilidade de dar o exemplo. Pedalem meus caros, e verão que aos poucos, as infraestruras irão aparecendo. Um grande abraço.

2 comentários:

Frederico disse...

Boas,

«agora que foi considerada como o 3º melhor lugar no mundo para visitar durante o ano de 2008»

Podes indicar um link para a notícia?

delta disse...

Olá,

Concordo plenamente consigo. Cada vez se vê mais pessoal a ciclar.
Também lá estive no Estádio Universitário, passei várias vezes junto à sua bina, pelos vistos, sem contúdo me aperceber da bandeirinha.
Estava um lindo dia de Sol, muito bem aproveitado por dezenas de ciclistas, a pedalar isoladamente, aos pares, etc.
É um local agradável e seguro, para dar umas pedaladas.
Espero que não tenhamos que esperar muitos anos, para podermos fazer o mesmo em muitas ruas de Lisboa, com a mesma segurança.
Domingo, lá estarei também....
Até lá, força!

Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............

São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »

Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes

Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media

FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................

O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente

C.V. resumido


Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com

Dados Pessoais
Nascido em 1973

Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.

Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.

Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.

Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.

Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.

Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.

Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.

Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:

- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).

Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.