tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post6506503807271384187..comments2023-10-17T03:51:02.375-07:00Comments on 100 dias de bicicleta em Lisboa: Dia 079 - 12/05/2008guerradossantos@gmail.comhttp://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comBlogger24125tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-89767016051558342122008-05-19T15:21:00.000-07:002008-05-19T15:21:00.000-07:00Ó Paulo, mas o que é que interessa o que eu sei do...Ó Paulo, mas o que é que interessa o que eu sei dos alemães, dos finlandeses e dos holandeses? Vamos agora basear a discussão nisso ("ah a minha opinião é mais válida que a tua porque eu estive 5 dias e meio no país X e tu só estiveste 3 dias e 7 horas") em vez de usar argumentos objectivos?... <BR/><BR/><B>Nega os factos que eu enumerei para basear a minha classificação de "MEDÍOCRE" daquele tipo de suportes?</B><BR/><BR/>[<I>Não permite prender a bicicleta como é necessário, propicia o empenamento das rodas, não serve para bicicletas com travões de disco nem com pneus mais largos (como a do rapaz da cruiser no dia da reportagem...).</I>]<BR/><BR/>As pessoas que se deslocam ao centros comerciais de automóvel e de mota têm disponíveis infra-estruturas e serviços de estacionamento, muitos deles a título gratuito, a maior parte em zonas cobertas e a 2 passos das lojas. Por que raio não poderão as administrações desses centros comerciais servir igualmente os ciclistas, atendendo da melhor forma às necessidades específicas destes utentes?<BR/><BR/>Que fossem usadas aquelas estruturas naquele dia e para aquele propósito, aceito perfeitamente: são fáceis de transportar e a instalação consiste apenas em pousá-los no chão. Ok. Mas a jornalista não referiu o carácter excepcional e temporário daquela estrutura ali e da permissão de levar bicicletas para aquela praça interior, nem contextualizou a opção por aquela estrutura nas circunstâncias em causa. Quem visse a reportagem sem saber mais nada fica a pensar que o Picoas Plaza aceitou a instalação daqueles suportes após pedido do Paulo e que estes passarão a estar lá daqui em diante, e que foram a primeira opção em termos de tipo de estrutura. Nesse ponto específico não me pareceu bom jornalismo, independentemente da qualidade (reconhecida) da jornalista.anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-92223028968018201372008-05-19T11:51:00.000-07:002008-05-19T11:51:00.000-07:00Ana, mais uma vez obrigado pela sua visão. Já agor...Ana, mais uma vez obrigado pela sua visão. Já agora, o que é que conhece dos Holandeses, dos Alemães e dos Finlandeses? Eu, conheço-os muito bem pois já trabalhei com eles, na terra deles. Eu, sei do que estou a falar. E Ana, sabe?<BR/><BR/>Cumprimentos.<BR/><BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-79050459687715439472008-05-17T17:04:00.000-07:002008-05-17T17:04:00.000-07:00Paulo, a razão pela qual "a Holanda, Finlândia ou ...Paulo, a razão pela qual "a Holanda, Finlândia ou Alemanha são ricas e nós não" talvez tenha a ver com o facto de nós gostarmos de atirar dinheiro à rua mesmo quando temos os recursos para aprender com os erros dos outros e saltar assim uns quantos nossos... <BR/><BR/>Se eu sei que há uma solução melhor para um problema e se posso passar directamente de não ter resposta nenhuma a esse problema para ter uma solução eficaz para o mesmo, porque raio haverei de desperdiçar o meu (e o dos outros) tempo e dinheiro em algo que eu sei à partida que não serve?... Para quê gastar hoje 150 € em algo que não presta e que daqui a 1 ano precisarei de substituir por algo que funcione efectivamente, por 1500 €? Em vez de gastar 1650 € e mais uns trocos na substituição, e estar a oferecer durante esse ano um serviço medíocre, não será muito mais inteligente gastar apenas 1500 € e oferecer logo um bom serviço desde o início? Porquê insistir em cometer erros desnecessários se podemos passar à frente?<BR/><BR/>Volto a reiterar, aquele tipo de estacionamento é MEDÍOCRE, não permite prender a bicicleta como é necessário, propicia o empenamento das rodas, não serve para bicicletas com travões de disco nem com pneus mais largos (como a do rapaz da cruiser no dia da reportagem...). <BR/><BR/>A Holanda, Finlândia e Alemanha são países completamente diferentes de Portugal no que concerne à cultura das bicicletas, à bicicleta na cultura, e à mentalidade em termos de urbanismo e planeamento para a mobilidade e acessibilidade (para além de características diferentes de orografia). As bicicletas usadas aqui e lá são diferentes, tal como a relação das pessoas com as mesmas.<BR/><BR/>Eu sei quanto custam diversos tipos de estacionamentos de bicicletas. Gostava é de saber quanto custa um único lugar de estacionamento para automóveis em qualquer centro comercial da capital (construir e manter, e qual o custo de oportunidade do mesmo em zonas de elevada pressão urbanística)... Quantos bons estacionamentos de bicicletas pagaria um desses lugares para automóveis?...<BR/><BR/>Volto a dizer, falta de visão, falta de valorização dos ciclistas... A primeira é problema deles, a segunda ofende-me. Se levar o carro sou uma "consumidora", se levar a bicicleta sou uma "pedinte", quiçá?...anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-54150373563399124292008-05-16T15:49:00.000-07:002008-05-16T15:49:00.000-07:00Olá Ana, mais uma vez obrigado pelo teu testemunho...Olá Ana, mais uma vez obrigado pelo teu testemunho caloroso. A experiência que tenho a trabalhar em países como a Holanda, Finlândia ou Alemanha, levaram-me a perceber algumas das razões porque estes países são ricos e nós não. É que eles não gastam dinheiro desnecessariamente. A sério !!!. De acordo até com os nossos "padrões", eles são mesmo uns agarrados ao dinheiro. Por isso têm mais e melhor que nós. É comum inclusivé, em portugal, quem não tem nada, queixar-se de querer tudo, e logo do bom e do melhor. Posso garantir-te que este tipo de estacionamento é mais que suficiente para estimular os utilizadores de bicicleta a frequentarem aquele espaço excepcional na cidade. Aliás, o importante nem é o estacionamento, mas a autorização para estacionarmos as bikes no interior do átrio. Fazes a mínima ideia de quanto custa um estacionamento desses que dizes nem existir em Portugal? E porquê comprar algo 10x mais caro, podendo, para começar, comprar algo que cumpre plenamente a sua função por uma fracção do dinheiro? <BR/><BR/>Para começar, está muito, mas mesmo muito bom. Se tiver sucesso, aí poderá pensar-se noutra solução mais dispendiosa. É assim que se cresce ... com pequenos passos. E um de cada vez.<BR/><BR/>Um grande abraço Ana.<BR/><BR/>Paulo santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-41534716910420698212008-05-16T15:17:00.000-07:002008-05-16T15:17:00.000-07:00Paulo, relativamente à sua resposta ao comentário ...Paulo, relativamente à sua resposta ao comentário do Frederico e às sugestões que lhe fez: cuidado com o "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"... ;-)<BR/><BR/>E a propósito, o tipo de estacionamento disponibilizado no dia da reportagem não presta, bem disse o Frederico. E qualquer ciclista experiente lhe saberá dizer porquê. Há muitas outras soluções no mercado (mesmo que não em PT) muito mais adequadas. Os ciclistas não devem contentar-se em serem tratados como cidadãos de segunda, regojizando-se com migalhas. O Picoas Plaza (e tantos outros locais) não é a mercearia da esquina, que pode não ter recursos financeiros para mais, é um centro comercial sofisticado, se não investe em infrastruturas decentes não é por falta de dinheiro, é por falta de visão, antes de tudo, e por falta de valorização dos clientes que optam por se deslocar de bicicleta e, simultaneamente, desse comportamento. Numa época de politicamente correcto em que a bicicleta já ganhou o seu lugar no marketing empresarial e institucional, há que reivindicar que os relatórios de sustentabilidade social e ambiental não sejam só blá blá blá e que as empresas "walk the talk"... Geralmente os poucos locais comerciais que vão disponibilizando zonas de estacionamento para bicicletas falham redondamente por 2 razões (interligadas): <BR/><BR/>a) desvalorização do próprio público que se propõem servir, e <BR/><BR/>b) atribuição da responsabilidade da escolha do local e da infrastrutura a uma pessoa que, basicamente, não anda de bicicleta no dia-a-dia e não sabe o que faz (algo como pôr alguém que não sabe conduzir e nunca sequer andou de carro ou estudou outros a andarem a desenhar um parque de estacionamento automóvel)... Lá está a desvalorização, "qualquer coisa serve", a mais barata, a mais à mão, e põe-se ali a um canto e já está.<BR/><BR/>E depois as pessoas que já iam de bicicleta continuam a estacioná-la onde o faziam antes, e não se ganham novos utilizadores. E entretanto eles já podem responder que "já há um estacionamento para bicicletas", independentemente deste ser desadequado. E gastou-se dinheiro e matéria-prima para acrescentar mais uma inutilidade em vez de se investir em algo válido.anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-69680426561268681552008-05-16T04:03:00.000-07:002008-05-16T04:03:00.000-07:00Caro Paulo,Pois foi com muito entusiasmo que vi on...Caro Paulo,<BR/><BR/>Pois foi com muito entusiasmo que vi ontem uma reportagem televisiva do projecto de tese de mestrado. Muito interessante e concerteza com uma importante vertente para a mudança de mentalidades e pressão política em Portugal. Só por isto os meus parabéns por tão nobre iniciativa e os meus sinceros votos de grande sucesso.<BR/><BR/>Vivo em Olhão, que é uma cidade relativamente pequena e plana, mas que também sofre dos problemas de tráfego das grandes cidades: horas de ponta e inerentes congestionamentos, ruas estreitas, falta de estacionamentos e carros em cima dos passeios, etc. Aqui em Olhão, como se calhar noutros pontos do país acho que há um problema que considero cultural: algumas das pessoas com baixos rendimentos andam de bicicleta, eventualmente em transporte público urbano; todos os outros andam de carro, talvez por ser um meio de transporte que demonstra supostamente estatuto social. Para o segundo tipo de pessoas, a bicicleta é vista como “um brinquedo de fim de semana” e não como um meio de transporte. A questão não parece demover muita gente, nem mesmo com o aumento do preço dos combustíveis ou a constante sensibilização mediática acerca da poluição por gases de estufa. Os portugueses podem até estar já algo sensibilizados para a questão, mas não parecem ponderar seriamente o seu comportamento e mudar a mentalidade na utilização dos meios de transporte do dia-a-dia.<BR/>Já vivi no Reino Unido (enquanto estudante de mestrado e doutoramento) e constatei que a existência de ciclovias urbanas e outras infraestruturas para bicicletas é um estímulo para a utilização deste veículo, mesmo com chuva e frio. Por exemplo, existem imensas pessoas pendulares (commuters) que usam a combinação de vários transportes entre casa e o emprego em Londres. Vão de casa até à estação de comboios de bicla onde a deixam num estacionamento para o efeito, seguem no comboio e pegam numa segunda bicla na estação de chegada, depois seguem de bicla até ao local de emprego que tem ciclo-estacionamento. Os ganhos por investir nestas infraestruturas e sensibilizar as pessoas para a sua utilização são muitos: menos congestionamento no tráfego, a pontualidade britânica não é posta em causa muito pelo contrário, as zonas comerciais completamente libertas de automóveis e estacionamentos só para bicicletas, menos poluição, as pessoas adquirem mais robustez física, etc. <BR/><BR/>Quando vi a reportagem comentei com a minha esposa, que se em Lisboa que é uma capital europeia vive alheada dessa mentalidade, não é de admirar que não hajam acessibilidades para inserir bicicletas como um meio de transporte alternativo em praticamente lado nenhum em Portugal.<BR/><BR/>Mesmo aqui no Algarve, que é um destino tradicionalmente turístico, tirando talvez Vilamoura (Loulé), não há um plano concertado de ciclovias urbanas. Existe na www uma dita ciclovia que liga todo o Algarve. Mas se formos ao terreno, verificamos que para além de Tavira (que conheço) e Lagoa (que ainda desconheço), os ditos percursos da ciclovia ainda não existem. <BR/>Mesmo nos percursos existentes há um problema cultural. Isto é, em certos troços da ciclovia podemo-nos deparar com automóveis que não deviam lá circular tal como não vamos de bicicleta para a autoestrada, eixo norte-sul ou grande circular.Jorge Ramoshttps://www.blogger.com/profile/03934992443821222878noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-30373599395352682772008-05-15T20:12:00.000-07:002008-05-15T20:12:00.000-07:00Já há algum tempo que não comento aqui no Blog, ma...Já há algum tempo que não comento aqui no Blog, mas não é por isso que deixei de o seguir, sempre, com muita atenção. <BR/>E é com bastante satisfação que vejo , mais uma vez, o "problema" das bicicletas em Lx ser discutido, desta vez numa reportagem da SIC. <BR/>É bastante importante haver uma discussão, desta forma as pessoas começam a pensar nos assuntos e a ponderar os benefícios. <BR/>Acredito que as mentalidades estão a mudar, prova disso é o número crescente de bicicletas que se vêem por Lx, e acredito que não vai parar de subir.<BR/>Apesar de não morar em Lx, sou do concelho de Oeiras, ultimamente tenho utilizado a bicicleta para as minhas deslocações pela cidade e não só, utilizando os transportes publicos que permitem o seu transporte, hoje por exemplo fui para a Trafaria de bicicleta, futuramente estou a considerar levar a bicicleta para as minhas deslocações para o Feijó! Utilizando claro os transportes colectivos...<BR/><BR/>Mais uma vez todo o meu apoio para o projecto... <BR/><BR/>sempre a ciclar....<BR/><BR/>PS: Vi hoje a reportagem no Jornal da Noite, foi bastante interessante.Filipehttps://www.blogger.com/profile/17635190663101251435noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-7467883947370699002008-05-15T15:19:00.000-07:002008-05-15T15:19:00.000-07:00Caro BatFrog, porque não faz como eu? Levo uma cam...Caro BatFrog, porque não faz como eu? Levo uma camisa lavada no alforge, e quando chego ao escritório, vou ao lavatório da casa de banho, passo uma água pelo tronco, um sabonete por baixo dos braços e depois de me secar com uma toalha que também transporto comigo, passo um desodorizante pelo corpo. Quem trabalha comigo diz que não nota que sou "ciclista" :)<BR/><BR/>Um grande abraço.<BR/><BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-90804745605667400472008-05-15T14:12:00.000-07:002008-05-15T14:12:00.000-07:00Já experimentei ir de bicicleta para o trabalho, t...Já experimentei ir de bicicleta para o trabalho, trajecto Odivelas-Picoas.<BR/>Demoro cerca de 30 minutos à ida, pois tenho que subir a C.Carriche. Quando volto a casa demoro entre 20 e 22 minutos.<BR/>É bastante agradável e vale sobretudo pelo exercício. O problema é que chego ao trabalho todo suado, o que é mau particularmente complicado quando não há um sítio onde tomar banho, trocar de roupa, etc.Batfroghttps://www.blogger.com/profile/05224222728061124573noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-73607134694074684982008-05-15T14:02:00.000-07:002008-05-15T14:02:00.000-07:00Boa Noite!Caros amigos ciclistas, quero deixar aqu...Boa Noite!<BR/>Caros amigos ciclistas, quero deixar aqui o testemunho que me faz continuar a pensar que falta muito pouco para começarmos a ver muitas bicicletas por ai (Lisboa) e tambem por outras cidades Portuguesas.<BR/>Quanto ao adiar as rubricas da SIC teremos de pensar no prisma positivo e constatar que em 4 canais a SIC detem 90% das entrevistas televisivas relacionadas com o tema.<BR/>Parabéns ao Paulo, Terra Alerta e a todos os presentes.<BR/>Quero também pedir aos presentes no Picoas Plaza para que continuem a implementar o incentivo pelo modo de vida CICLAR. <BR/>Deixo assim o meu mail caso necessitem de alguma ajuda:<BR/>geral@pedalnature.com <BR/>Força, gostei bastante.<BR/>Rui Luis Pratas<BR/><BR/>www.pedalnature.comRui Luis Pratashttps://www.blogger.com/profile/03727881717594105310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-34357356561450236442008-05-15T06:13:00.000-07:002008-05-15T06:13:00.000-07:00O importante é que a reportagem passe, e o apoio d...O importante é que a reportagem passe, e o apoio da SIC e do Terra Alerta se concretize mais vezes na promoção da utilização da bicicleta na cidade. Para além disso, isto pode significar que esta reportagem é mais longa do que o normal. O que é muito positivo.<BR/><BR/>Cumprimentos.<BR/><BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-14205259267032821772008-05-15T05:59:00.000-07:002008-05-15T05:59:00.000-07:00O Nuno, é capaz de ter razão!Não me parece que ten...O Nuno, é capaz de ter razão!<BR/><BR/>Não me parece que tenha havido ali qualquer problema técnico. <BR/><BR/>O tema dos novos carregadores de telemóveis, é uma notícia de reduzida validade e ten que ser dada "just in time".<BR/><BR/>O tema das bicicletas, o ter dado ontem, hoje ou no próximo ano, pouco altera infelizmente.<BR/><BR/>Outra coisa, é o respeito que o canal de televisão deverá ter para com os espectadores...deltahttps://www.blogger.com/profile/15510695008638668514noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-52770186952555551352008-05-15T05:44:00.000-07:002008-05-15T05:44:00.000-07:00Caro Paulo,A reportagem não passou mas devido a cr...Caro Paulo,<BR/>A reportagem não passou mas devido a critérios editoriais infelizmente... <BR/><BR/>Segundo tais critérios é considerado mais importante o sutiã japonês que serve de telemóvel ou carregador ou lá o que era (a última reportagem apresentada), o Benfica (até me surpreendo não terem passado o Benfica à frente da notícia do terramoto na China), que a reportagem Terra Alerta.<BR/><BR/>Enfim é por estas e por outras que continua toda a gente mais interessada neste tipo de temas do que na defesa do planeta e da qualidade de vida nas cidades...<BR/><BR/>Ah ainda me esquecia, os quase 20 minutos de anúncios a tudo e mais alguma coisa, alguns deles repetidos 3 vezes também não ajudaram... Por isso é que além de quase não andar de carro deixei também de vêr TV - também este meio provoca poluição, neste caso mental e perda de tempo....Nunohttps://www.blogger.com/profile/07353944611545232776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-82316580579197870402008-05-15T03:26:00.000-07:002008-05-15T03:26:00.000-07:00Caríssimos, por questões técnicas não foi possível...Caríssimos, por questões técnicas não foi possível à SIC apresentar ontem a reportagem sobre as bicicletas na cidade de Lisboa. Ficou prometido para hoje. Não percam.<BR/>Paulo Santosguerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-49336941181653619052008-05-14T05:46:00.000-07:002008-05-14T05:46:00.000-07:00Frederico, estás a esquecer-te de algumas coisas n...Frederico, estás a esquecer-te de algumas coisas nesses teus "mas":<BR/>1ª) Aquele tipo de estacionamento (o da biclas) agarra no aro da jante da bicicleta sem tocar nos raios (esse sim, o verdadeiro problema no empeno de rodas)<BR/>2º) Aquele espaço é vigiado 24h por dia. Não faz qualquer sentido, neste caso em particular, falar de vandalismo. Ainda para mais, se estiveres na esplanada daquele espaço excepcional consegues ver a bike o tempo todo.<BR/>3ª) Assim sendo, basta amarrar uma roda ao estacionamento.<BR/>4º) Muitas bicicletas (como a minha) têm descanso, pelo que poderão nem sequer ter de ser encaixadas naqueles suportes.<BR/><BR/>Sugestões:<BR/>1º) Pensar primeiro a fundo nas questões, e falar depois. Não podemos ver um determinado assunto apenas numa perspectiva nem sequer limitarmo-nos a falar em termos gerais. É preciso aprofundar no conhecimento. SEMPRE.<BR/><BR/>2º) Falar primeiro com outras pessoas e pedir-lhes a opinião antes de emitir a nossa. Desta forma teremos certamente mais informação específica, não nos limitando a ficar apenas com a informação genérica e a repetir vezes sem conta aquilo que ouvimos.<BR/><BR/>Frederíco, os meus mais sinceros agradecimentos pela tua participação neste projecto. A tua opinião, bem como a de todos os outros utilizadores de bicicleta é fundamental para a promoção da utilização da bicicleta na cidade de Lisboa. Não pares de nos enviar esses teus "mas". ´Muitos deles, certamente, serão válidos e úteis.<BR/><BR/>Saudações.<BR/><BR/>Paulo Santos (940 km de bike em 2008, na cidade de Lx)guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-49723555742014459132008-05-14T02:39:00.000-07:002008-05-14T02:39:00.000-07:00Para além de que há muitas pessoas que prefira não...Para além de que há muitas pessoas que prefira não os utilizar e continuem a utilizar um qualquer poste!Fredericohttps://www.blogger.com/profile/04136829372660486336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-75785632791546260812008-05-14T02:38:00.000-07:002008-05-14T02:38:00.000-07:00Caríssimo,Parabéns portudo o que tens vndo a fazer...Caríssimo,<BR/><BR/>Parabéns portudo o que tens vndo a fazer, mas (lá vem o malfadado mas) não consegues falar com os gajos da Biclas e do Picoas para substituir essa 'porcaria' de parqeamento?<BR/><BR/>Esses parqueamentos dão cabo das rodas!<BR/>E fica muito mis difícil prender o quadro e ambas as rodas, pelo que é bem possível que comecem a aparecer rodas soltas ou binas sem uma das ditas rodas...Fredericohttps://www.blogger.com/profile/04136829372660486336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-23624706120447284312008-05-13T15:42:00.000-07:002008-05-13T15:42:00.000-07:00Caríssimos, obrigado pelo vosso apoio. Já enviei e...Caríssimos, obrigado pelo vosso apoio. Já enviei e-mails de agradecimento a tudo e todos. Espero tão ansioso como vós pela reportagem de amanhã. Tenho a certeza que a Carla Castelo e toda a equipa do Terra Alerta da SIC farão um excelente trabalho.<BR/>Maiores cumprimentos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-50717738720448847252008-05-13T10:23:00.000-07:002008-05-13T10:23:00.000-07:00Descobri esta página depois de ter percorrido vári...Descobri esta página depois de ter percorrido várias hoje, sempre à procura de coisas relacionadas com as bicicletas. Foi com surpresa que constatei que parece haver cada vez mais gente a circular em Lisboa de bicicleta, embora raramente encontre alguém a pedalar quando necessito de por lá me deslocar. Utilizei a bicicleta regularmente entre 1987 e 1991, para o trabalho, para a escola, para fazer compras, ir para a praia, etc, nos Açores e no Continente. Fiz uns milhares de quilómetros, (actualmente faço cerca de 11 mil por ano) mas um acidente impediu-me de utilizar a ginga por alguns anos. Recomecei em 2001, com a mesma utilização que fazia antes, e só uso o carro quando não tenho mesmo outra hipótese, pois além das razões económicas por ti referidas detesto conduzir.<BR/>Moro no deserto da margem sul, e aqui trabalho. 90% das minhas deslocações eram de bicicleta. O meu grande problema era que, sempre que precisava de ir a Lisboa (excepto quando vou para treinar, vou por Vila Franca, faz parte do treino), tinha de utilizar o carro. O transporte público não compensa para um utilizador ocasional como eu, economicamente e em relação ao tempo gasto. E, se queria ir de ginga, gastava mais dinheiro só no transporte da dita no barco que utilizando o carro, já com a portagem da ponte incluída. Agora, felizmente, o transporte de bicicletas na Transtejo é de borla. Passei a fazer mais de 95% de deslocações na ginga. Demos graças a quem teve tal iniciativa. Agora não há desculpas. Mas será mesmo assim? Este ano já fiz várias deslocações a Lisboa de bicicleta, e ainda não tive o prazer de partilhar a "viagem ciclista" no barco com qualquer outro ciclista (barco do Montijo). E quanto a ciclistas na baixa da cidade... Nem vê-los. E quem anda na cidade de bicicleta sabe que ainda falta muito para que isso suceda. Nessa cidade ou em qualquer cidade. É perigoso circular de bicicleta (mesmo quem circula a pé não está muito seguro) porque toda a cidade, nos últimos trinta anos, foi desenhada a pensar no automóvel. E alguns automobilistas ficam fo***** quando um ciclista os ultrapassa, normalmente quando estão parados num engarrafamento, e tudo fazem para não nos deixarem passar. E basta um para provocar uma desgraça. E os que nos ultrapassam pela esquerda, e os que nos ultrapassam para virar logo à nossa frente à direita...<BR/>Um só exemplo: quem sobe a Avenida da Liberdade e pretende seguir para a Praça de Espanha tem grandes dificuldades na Praça do Marquês de Pombal, pois se quiser cumprir as regras tem de se sujeitar a ser atropelado para seguir correctamente na Avenida Fontes Pereira de Melo e depois virar à esquerda para a Avenida António Augusto de Aguiar. Fizeram os acessos para o tal túnel do Marquês e não se preocuparam com os ciclistas. (nem com as motos, mas esses são um pouco mais rápidos, safam-se um pouco melhor. Mas não muito.) E não me falem em ciclovias (que não há - e porque razão as bicicletas devem ser segregadas do resto do trânsito?) ou em caminhos alternativos para fazer esse trajecto: as vias de comunicação deviam ser pensadas tendo em conta todos os meios de transporte. Principalmente os de locomoção animal... Já o dizia o arquitecto Teles.<BR/>E os semáforos? Se respeitarem todos os semáforos existentes só na Avenida da Liberdade (alguns não há outro remédio), estão sempre a parar. A não ser que circulem a velocidades próximas do pelotão da Volta, coisa que me parece inadequada a quem se desloca "em serviço"...<BR/>Bom, era só um exemplo, e já dei dois. Tenho a certeza que quem pedala regularmente na cidade grande tem muitos mais exemplos para dar. É que estes exemplos desencorajam muitos potenciais ciclistas da estrada. E só os mais afoitos, corajosos ou loucos continuam a atrever-se a fazer tal coisa, que lesa de maneira considerável as companhias petrolíferas. (não me refiro aos eventuais obstáculos físicos, pois como deves ter percebido, para mim, tirando a subida de Alcântara para a Praça de Espanha, Lisboa é plana)<BR/>Tenho um conhecido que é contra a utilização de bicicletas na via pública porque estas não pagam imposto de circulação. Considera que não têm esse direito. Não é anedota, ele fala a sério.<BR/>E há outros que devem pensar como ele. Sei que há escolas, para os lados de Alverca e Póvoa, que não permitem o estacionamento das bicicletas dentro dos seus espaços. Já nem me refiro ao impedimento de circular pelos Campus. Isto foi-me comunicado por um camarada que mora em Alverca e cujo filho lá estuda. Seria bom que alguém (os pais de outros alunos, por exemplo) confirmassem isso e o denunciassem, caso fosse verdade. Afinal, onde está o sentido ecológico dessas escolas?<BR/>18 pessoas fazem o mesmo que eu, utilizam a ginga na cidade como outras utilizam o carro. Parece-me muito pouco. Mesmo somando os que não leram isto, ainda é insuficiente. Pelo menos eu não os vejo (é verdade que eles também não me devem ver...) De qualquer maneira, parabéns pela iniciativa, já estás a fazer mais pelas gingas que eu, que pelos vistos ando distraído. Não vi tal reportagem na TV, mas a culpa é minha, hoje em dia na TV já só vejo os programas tipo National Geographic, o resto só serve para ir amansando este povo à beira-mar espantado. E mesmo a National...<BR/>Um abraço e boas pedaladas. <BR/>Desculpa o comentário tão longo.<BR/>Paulo.maisumpontodevistahttps://www.blogger.com/profile/16265643944000094309noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-7111357771091678922008-05-13T05:06:00.000-07:002008-05-13T05:06:00.000-07:00Muito boa a iniciativa.Posso dizer,"EU ESTIVE LÀ"....Muito boa a iniciativa.<BR/><BR/>Posso dizer,"EU ESTIVE LÀ".<BR/><BR/>Espero puder,continuar a apoiar outras iniciativas.<BR/>Que tal no dia 31,a partida ser do Martinho,na "minha" Baixa.<BR/><BR/>Quanto ao colóquio,com a presença do Manuel Salgado,todos sabemos o que ele quer e pensa mas ...<BR/>Sabiam,que uma empresa privada e outra pública,pagam,uma ciclovia de Algés ao Trancão,mas para isso estamos,à espera há mais de mês de uma reunião,com o executivo camarário.<BR/>Mas deixemos as coisas tristes,Força Paulo.<BR/>Boas pedaladas.<BR/>VBTugaonbikehttps://www.blogger.com/profile/05323123099639271338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-23501264155420089762008-05-13T04:33:00.000-07:002008-05-13T04:33:00.000-07:00Uma excelente iniciativa como foi dito!!! Os meus ...Uma excelente iniciativa como foi dito!!! Os meus parabens ao Paulo pela coragem e capacidades demonstradas. Espero que no futuro ainda se possam mobilizar mais pessoas, e que a visibilidade da iniciativa possa colocar alguma pressão junto dos decisores políticos e planeadores de urbanismo. <BR/><BR/>É possível haver crescimento económico e melhoria de qualidade de vida nas cidades, ao mesmo tempo que poupamos recursos energéticos e ambientais. <BR/><BR/>Não é uma utopia, mas infelizmente quase toda a nossa população tem que ser convencida disso - é com iniciativas destas que se atinge esse objectivo.<BR/><BR/>Parabéns Paulo!!Nunohttps://www.blogger.com/profile/07353944611545232776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-32494922460485764602008-05-13T01:11:00.000-07:002008-05-13T01:11:00.000-07:00e que tal enviarmos um e-mail de agradecimento ao ...e que tal enviarmos um e-mail de agradecimento ao picoas plaza? parece-me importante demonstrar o apreço pela abertura deles. e já agora pedíamos que colocassem parqueamentos definitos para bicicletas<BR/><BR/>E-mail:<BR/>geral@dolcevita.ptRHhttps://www.blogger.com/profile/00601502084024613934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-14143762885676254132008-05-13T01:06:00.000-07:002008-05-13T01:06:00.000-07:00Fantástica iniciativa!O Paulo está a contribuir de...Fantástica iniciativa!<BR/>O Paulo está a contribuir de uma forma espectacular para o grande arranque na alteração de mentalidades.<BR/>Não sendo eu um utilizador da bicicleta na minha actividade profissional, faço uso da mesma sempre que posso (neste momento quase diariamente), na vertente de terapia física e mental.<BR/>Na zona do Campo Grande, é notório o crescendo de bikes de dia para dia.<BR/>Vejo numa das fotografias, o amigo Arnaldo, com os seus 67 anos e antigo imigrante na Alemanha, com muita experiência do uso da bicicleta no meio da confusão dos carros aqui e maior liberdade da "sua" cidade de Berlim, a quem peço desculpa pela minha falta de comparência, depois de certa forma, o ter influênciado a ir a esse "bike meeting".<BR/>Quais são os planos para dia 31 de Maio?<BR/>Para esse dia, tenho já alguns planos. Todavia, se me for possível, gostaria de participar.<BR/>Um abraço e mais que força no pedal, força mental para continuar a alterar mentalidades.<BR/>PS: No Sábado passado, estive num colóquio, onde um dos participantes foi o arqº. Manuel Salgado, vereador da CML.<BR/>Gostei muito do que ele disse sobre o que quer para Lisboa, ou seja, menos construção, mais espaços verdes, colocação de estacionamentos de bicicletas junto das estações do metro, dando a primasia a este meio de transporte, etc.deltahttps://www.blogger.com/profile/15510695008638668514noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-35326703551701546732008-05-13T00:53:00.000-07:002008-05-13T00:53:00.000-07:00parece que correu muito bem. foi mais uma excelent...parece que correu muito bem. foi mais uma excelente iniciativa que promoveu o uso da bicicleta em diversos níveis/dimensões. <BR/><BR/>juntou os utilizadores (socialização), possibilitou que um espaço comercial possa vir a colocar parqueamentos (mudança na visão empresarial e possível concretização). <BR/><BR/>e mais o programa terra alerta de amanhã (divulgação de massas). <BR/><BR/>não poderia ter sido melhor.RHhttps://www.blogger.com/profile/00601502084024613934noreply@blogger.com