tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post6203683817813061740..comments2023-10-17T03:51:02.375-07:00Comments on 100 dias de bicicleta em Lisboa: Dia 058 - 05/04/2008guerradossantos@gmail.comhttp://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-6000550773761282902008-04-09T09:27:00.000-07:002008-04-09T09:27:00.000-07:00TugaonBike, a sua idea parece-me excepcional. Arra...TugaonBike, a sua idea parece-me excepcional. Arranjar um grupo de malta que começa a discutir e partilhar ideias sobre como tornar a cidade mais ciclável. Que me diz a arranjar um espacinho interior algures ali pelo Terreiro de Paço? ;) Tenho a certeza que com os seus contactos o conseguiria facilmente. Pelas 11:00 ou 11:30 da manhã efectivamente há sempre muita malta que passa por ali a pedalar, ao domingo.<BR/><BR/>Cumprimentos a todos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-33372064947807440002008-04-09T02:15:00.000-07:002008-04-09T02:15:00.000-07:00Caro PauloComo defensor da Baixa para todas as pes...Caro Paulo<BR/>Como defensor da Baixa para todas as pessoas e não só para as elites proponho que se faça este forum ao vivo aos domingos no Terreiro do Paço à volta da sua bandeira.<BR/>O que acham?<BR/>Digam alguma coisa.<BR/>Boas pedaladas<BR/>VBTugaonbikehttps://www.blogger.com/profile/05323123099639271338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-81336093320504249042008-04-09T02:11:00.000-07:002008-04-09T02:11:00.000-07:00como motorista na carris e utilizador de bicicleta...como motorista na carris e utilizador de bicicleta ao fim de semana, de uma forma desportiva de manutenção, acredito que a formula passa por mais corredores bus em que circularão bikes e autocarros em perfeita partilha do espaço.<BR/>A circulação pelo passeio não deve ser encorajada mas também não deveria ser proibida.<BR/>Depois é preciso facilitar a circulação das bicicletas na preferia da cidade, para que elas entrem na cidade em segurança,porque só assim poderemos vir a ter a cidade cheia de ciclistas e menos carros.Equipa de cicloturismo e btt da Carrishttps://www.blogger.com/profile/17750675808794823245noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-59721543641668490962008-04-09T02:07:00.000-07:002008-04-09T02:07:00.000-07:00acompanho a opinião de Hugo Jorge.Receita que uso ...acompanho a opinião de Hugo Jorge.<BR/>Receita que uso para mim próprio e que só a mim me vincula, obviamente.<BR/><BR/>Continuação de bom trabalho, Paulo.carneirohttps://www.blogger.com/profile/11108629211118748795noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-19640715973195126042008-04-08T16:18:00.000-07:002008-04-08T16:18:00.000-07:00Tenho um carro e uma bicicleta. Com ambos circulo ...Tenho um carro e uma bicicleta. Com ambos circulo pela estrada. Faço-o por várias razões: <BR/>- O meu carro e a minha bicicleta são veículos.<BR/>- O passeio é destinado para os peões. <BR/>- Quero efectuar as minhas deslocações de uma forma legal e segura.<BR/>- Na estrada vejo e sou visto. Adoptando uma série de medidas, a estrada é o local mais seguro para estar. <BR/>- Não quero incomodar os peões. <BR/>- É desconfortável andar a subir e a descer constantemente passeios. <BR/>- A calçada é escorregadia nos dias de chuva.<BR/>- A maior parte dos passeios são pequenos. Mesmo que fossem grande não o faria.<BR/>- Sinto-me confiante a andar pela estrada e ocupar o meu lugar, como qualquer outro veículo o faz.RHhttps://www.blogger.com/profile/00601502084024613934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-34243952771400919412008-04-08T05:54:00.000-07:002008-04-08T05:54:00.000-07:00Antes pelo contrário Blackbelly, é no estudo e com...Antes pelo contrário Blackbelly, é no estudo e comparação com os outros povos que nós poderemos melhorar. Em relação aos passeios, não caias na tentação de dizer "Lisboa tem passeios estreitos" como se Lisboa SÓ tivesse passeios estreitos, o que não é verdade. Há muitas zonas da cidade com passeios largos (mais de 3 metros) e alguns com muito pouca gente. De resto, à semelhança de outros cidades.<BR/>Mas dizer que será difícil copiar os bons exemplos de outras cidades (incluindo algumas portuguesas) é à partida um tanto ou quanto derrotista. Temos bons exemplos em diversas àreas do contrário.<BR/>Boas pedaladas.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-8197813838149248622008-04-08T03:40:00.000-07:002008-04-08T03:40:00.000-07:00Estou totalmente de acordo com o aumento do tamanh...Estou totalmente de acordo com o aumento do tamanho dos passeios mas não para a utilização de bicicletas. Primeiro para os peões e para os carrinhos de bébé e para as cadeiras de rodas e para o carrinho das compras! Se não há espaço para estes como pode haver espaço para uma bicicleta? E se a bicicleta é um veículo e um meio de transporte, então o seu lugar é na estrada. eu também não gosto de ver motos a circularem nos passeios. E em Lisboa, não há muito passeio que dê para as pessoas e quando há costuma ter um automóvel lá estacionado.<BR/><BR/>Eu reclamo o meu espaço na estrada. é verdade que cometo algumas infracções ao código da estrada e embora não tenha desculpa pois é uma infracção, faço-o para reclamar melhor o meu espaço. O meu direito ao meu quinhão de alcatrão.<BR/><BR/>Acredito que nos será dificil copiar os exemplos de outros países ou cidade pois não temos a mentalidade desses povos.Blackbellyhttps://www.blogger.com/profile/05097788809443177958noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-8046129253439128832008-04-07T02:22:00.000-07:002008-04-07T02:22:00.000-07:00Na minha opinião neste caso das bicicletas no pass...Na minha opinião neste caso das bicicletas no passeio o melhor ainda é ignorar a questão. Ao estilo da imitação do professor Marcelo, é proibido, mas pode-se fazer!<BR/><BR/>Ou seja, andar de bicicleta no passeio, deve ser proibido? Sim. Mas pode-se fazer? Pode!<BR/><BR/>Quando um ciclista vai num passeio lentamente, sem incomodar ninguém, deve ser multado? Não me parece. Mas vi acontecer isso na Holanda… e sei que mesmo em Barcelona existem movimentos cívicos de peões contra os ciclistas nos passeios.<BR/><BR/>Quando um ciclista se apressa em pleno passeio para peões e se torna uma ameaça deve ser multado… mas, qual a barreira a definir? 10km/h, 12km/h, quem controla?<BR/><BR/>No entanto, por vezes a não existência de uma lei específica ainda é a melhor solução. Tecnicamente penso ser errado sugerir o passeio como alternativa, no entanto, intuitivamente e principalmente para os utilizadores de bicicleta em fase de experimentação a deslocação pelo passeio é importante para ganhar confiança.<BR/><BR/>Escrever leis só para ter o prazer de não as cumprir parece-me idiota e desenhar uma ciclovia numa calçada à portuguesa parece-me também vergonhoso.<BR/><BR/>Falando em calçada, lembremo-nos que em Portugal os passeios são muito menos confortáveis para o uso da bicicleta que o são em Barcelona ou nas mais variadas grandes cidades Europeias. Onde se usam grandes lajes de cimento o conforto é superior que numa bonita, mas irregular calçada à portuguesa. Outro factor é a largura dos passeios, que em média será certamente inferior em Lisboa, quando comparada com Barcelona. <BR/><BR/>Reduza-se o estacionamento à superfície, para desenhar vias dedicadas, agora limitar o espaço aos peões… não obrigado.António C.https://www.blogger.com/profile/14394161998524599964noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-88893125209609853262008-04-06T10:17:00.000-07:002008-04-06T10:17:00.000-07:00Pois, a foto não é muito boa. Mas para a esquerda ...Pois, a foto não é muito boa. Mas para a esquerda da foto havia um muro, e a estrada à direita tinha 3 ou 4 faixas (foi tirada em Roma).Miguel Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/10258543636382787768noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-81887696260673758912008-04-06T10:06:00.000-07:002008-04-06T10:06:00.000-07:00Já agora, em Barcelona não se "rouba" espaço ao pe...Já agora, em Barcelona não se "rouba" espaço ao peão. Apenas existe um filosofia de partilha do espaço público, do tipo "há que chegue para todos". Penso que em Lisboa muitas das situações a desenvolver na cidade passarão por aí: Partilha do espaço público, por todos, sejam automobilistas, peões ou utilizadores de bicicleta.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-12915959112010914002008-04-06T10:03:00.000-07:002008-04-06T10:03:00.000-07:00Também vi situações destas na Alemanha. Mas a foto...Também vi situações destas na Alemanha. Mas a foto é limitativa, pois não dá para ver o restante contexto da rua. Muitas vezes existe mais espaço para os peões, para lá das zonas verdes. Miguel, por que não me envias o teu testemunho como utilizador diário de bicicleta em Lisboa? Poderia colocá-lo no item "relatos ..." deste blogue. Um grande abraço e obrigado pelos comentários. São esles que me fazem não sentir só, nesta cidade, ao andar de bicicleta.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-13629555197370625012008-04-06T09:50:00.000-07:002008-04-06T09:50:00.000-07:00Caro Paulo,há 15 anos que uso a bicicleta como tra...Caro Paulo,<BR/>há 15 anos que uso a bicicleta como transporte em Lisboa, e já andei em cidades italianas, alemãs e holandesas e dinamarquesas. ;) (ainda agora acabei de fazer 5km... não de passeio)<BR/><BR/>Só me custa é ver que o espaço dedicado às bicicletas é roubado aos peões, em vez de o ser ao automóvel. Como aliás é feito em todas as cidades onde se optou por uma segregação da bicicleta.<BR/><BR/>Já agora fica aqui uma fotografia de um caso extremo do que eu acho que não deve ser feito. Numa rua com 3 faixas, fez-se a ciclovia no passeio que já era estreito. Na prática tirou-se as bicicletas que estavam a atrapalhar os automóveis, e passaram a atrapalhar os peões:<BR/><A HREF="http://fotos.sapo.pt/0SGLkoJjEIItpZECLUE6/" REL="nofollow">fotos.sapo.pt/menos1carro</A><BR/><BR/>abraços<BR/>MiguelMiguel Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/10258543636382787768noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-88534572342178357902008-04-06T09:31:00.000-07:002008-04-06T09:31:00.000-07:00Caro Miguel, já alguma vez pedalou por outras cida...Caro Miguel, já alguma vez pedalou por outras cidades Europeias? O Miguel utiliza a sua bicicleta como meio de transporte diário na cidade, ou apenas ao fim-de-semana?<BR/>A utilização diária da bicicleta como meio de transporte não tem nada a ver com os passeios de bicicleta ao fim-de-semana, em que por vezes queremos andar a velocidades mais elevadas. Aí, claro, teremos sempre a estrada. Mas ... e as pessoas que querem (ou não se importam) de andar mais devagar, mesmo no meio das multidões? Pessoas que mesmo a um ritmo urbano (10 a 12 km/h), gastam o mesmo tempo em desclocações de bicicleta, que de carro e transportes públicos? E a segurança é de longe muito maior em zonas fisicamente separadas da estrada e dos automóveis. <BR/><BR/>Quando se faz um estudo de engenharia como este, não podemos olhar apenas para o nosso umbigo, e querer as coisas adaptadas exclusivamente a nós próprios. Temos de pensar as coisas para satisfazer a maioria dos cidadãos, crianças, adultos e idosos.<BR/><BR/>É assim a vida em democracia. E é esta a forma de ver o copo por inteiro, e não só a metade que nos convém. Obrigado pelo testemunho Miguel.<BR/><BR/>Cara "bruxinha", que me diz se a cidade tivesse zonas cicláveis para quem o pode fazer? Claro que existirá sempre gente para quem a bicicleta é inviável como meio de deslocação diária. Mas ... e os outros? Aqueles que moram nos olivais e vão para a Cidade Universitária? Aqueles que moram em Belém e trabalham na Baixa. Os milhares de estudantes de Erasmus em Lisboa que habitam geralmente a poucos kms da sua universidade de acolhimento? Os estudantes do secundário, que habitam geralmente a menos de 1,5 kms da sua escola? E os que apenas precisam de ir ao supermercado fazer umas comprinhas? E os que querem apenas passear pela cidade? E os quase 2 milhões de turistas que nos visitam anualmente, vindos na sua maioria de cidades adaptadas à bicicleta?<BR/><BR/>Já agora, conheço muito bem S. João da Talha. Morei lá 20 anos, e durante esse período, pedalei com frequência na E.N 10 até Lisboa ou Vila Franca de Xira. Mesmo durante a semana. Há sempre alternativas, desde que tenhamos a coragem e a audácia de querer fazer. Quando não queremos, não vale a pena inventar desculpas. Só nos fica mal. Mais vale admitir que não se quer ... e pronto.<BR/><BR/>Em todo o caso, obrigado pela crítica às opções do inquérito. Tenho recebido várias nesse sentido. Infelizmente, o blogspot não me deixa alterar as opções depois do inquérito ter sido inaugurado. Senão, certamente que já teria acrescentado outras opções, nomeadamente esta: "NÃO, porque gosto de inventar desculpas para não andar de bicicleta em Lisboa" :) Maiores cumprimentos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-91233685630809892622008-04-05T19:58:00.000-07:002008-04-05T19:58:00.000-07:00não consigo votar. Penso que embora podessem ter m...não consigo votar. Penso que embora podessem ter mais vias para as bicicletes e mais acessos, como o meu estílo de vida é quase burro de carga, não se compadece com uma biciclete. Depois temos um monte que tenho que descer(o que não é mau) e a calçada de carriche que teria que subir. Isto nos dias em que apenas trabalho em Lisboa. Já para não falar nos dias em que tenho que fazer Odivelas-São joão da Talha-Lisboa e apenas tenho 30 para fazer o útimo percurso e Lisboa é centro de Lisboa.<BR/>Com isto tudo apenas quis dizer que devia existir uma outra opção no inquérito. Eu não andaria de biciclete porque não dá com o meu estílo de vida. Uso o carro para vir para Lisboa e uso o metro ou ando a pé dentro de Lisboa.<BR/><BR/>Boa sorte com o estudo<BR/><BR/>BruxinhaElisabete Fonseca-Salgueirohttps://www.blogger.com/profile/15964406076674985760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-11338142332001487642008-04-05T15:30:00.000-07:002008-04-05T15:30:00.000-07:00bicicletas no passeio :(por mais respeito que haja...bicicletas no passeio :(<BR/><BR/>por mais respeito que haja obrigam os ciclistas a andar bem mais devagar, obriga-os a travar e acelerar constantemente, causa conflitos entre peões e bicicletas, reforça a ideia que a bicicleta não é um transporte... <BR/>O espaço para a bicicleta a ser tirado a alguém deve ser ao alcatrão. <BR/><BR/>Lá estou eu a ver o copo meio vazio...Miguel Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/10258543636382787768noreply@blogger.com