tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post3898074448035477818..comments2023-10-17T03:51:02.375-07:00Comments on 100 dias de bicicleta em Lisboa: Dia 004 - 05/01/2007guerradossantos@gmail.comhttp://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-64709195162853522182008-01-08T06:08:00.000-08:002008-01-08T06:08:00.000-08:00Aproveite e convença o seu colega a ir consigo no ...Aproveite e convença o seu colega a ir consigo no comboio (com as binas) ao invés de irem os 2 de carro.<BR/><BR/>É que se andar de bicicleta é bom, andar com companhia ainda é melhor!Fredericohttps://www.blogger.com/profile/04136829372660486336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-33520701884892999752008-01-07T07:39:00.000-08:002008-01-07T07:39:00.000-08:00Caríssimos, mais uma vez obrigado pelo vosso forte...Caríssimos, mais uma vez obrigado pelo vosso forte apoio. Todas as opiniões, sugestões e críticas são fundamentais para o sucesso deste projecto. Não tive realmente problemas com o elevador da estação de metro do Rato. Na cidade universitária este não existe, mas a estação é muito pouco profunda, pelo que são apenas alguns degraus a vencer.<BR/>Em relação ao passeio pela marginal até Cascais usando a bicicleta, não tenho a menor dúvida da sua beleza, mas nesta situação, limitei-me a aproveitar a boleia de um outro colega que faz esse percurso de automóvel. Em todo o caso, sempre foi uma carro com 2 passageiros, em vez de 1, como é usual. Mas sem dúvida que vou testar essa intermodalidade com a CP. Até porque faz parte do estudo. Um abraço a todos.guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-80602710528525436472008-01-07T03:46:00.000-08:002008-01-07T03:46:00.000-08:00Hélder,entretanto o Frederico já disse algo que at...Hélder,entretanto o Frederico já disse algo que até me tinha esquecido, que é a inexistência de infrastruturas adequadas ao transporte de bicicletas no Metro - quer as carruagens não preparadas, quer a proibição de usar os acessos (não me estou a ver a conseguir carregar facilmente a minha bicicleta normal de 20 kg escadas acima e escadas abaixo, ou pelo menos a alguma vez querer depois repetir a experiência!)... <BR/><BR/>Esta situação também acontece nos comboios, mas é, geralmente, menos grave porque as estações estão ao nível da rua.<BR/><BR/>Não acho que devamos ir incomodar os outros passageiros dos TP com as nossas bicicletas, o que acho é que seria sinal de inteligência e planeamento estratégico, os operadores de TP (apoiados e/ou incentivados pelo Estado) criarem extras para acomodarem mais utentes. Com bicicletas (e outros acessórios de mobilidade). Carruagens adaptadas (que dão para TODOS os tipos de passageiros, acessos adequados, parques de estacionamento, etc. Ganhavam clientes, as pessoas ganhavam alternativas de mobilidade, talvez houvesse menos carros a circular, menos poluição, menos trânsito motorizado privado,...<BR/><BR/>Nota: quando levo a bicicleta dobrável dobrada não considero que esteja a invadir o espaço de ninguém, se os outros podem levar os sacos do ginásio, os sacos de viagem, os trólleys das compras, os carrinhos de bebé, etc, eu também tenho direito a um pouco de bagagem. Claro que as bicicletas grandes normais é diferente, e aí a minha opinião é a de cima.anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-36636720391908108532008-01-07T03:25:00.000-08:002008-01-07T03:25:00.000-08:00E os seguranças até estão 'certos', pois os senhor...E os seguranças até estão 'certos', pois os senhores do Metro têm uma norma estúpida (é essa a palavra) que proibe o transporte de bicicletas nas escadas rolantes e elevadores:<BR/>«É proibido o transporte de bicicletas nas escadas mecânicas, tapetes rolantes e elevadores existentes nas estações e acessos;»<BR/>http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=735Fredericohttps://www.blogger.com/profile/04136829372660486336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-48358595991985327562008-01-06T07:25:00.000-08:002008-01-06T07:25:00.000-08:00Ana, no metro encosta-se a bicicleta na contra-por...Ana, no metro encosta-se a bicicleta na contra-porta.<BR/>Tem razão com os elevadores. Na gare Oriente e Alameda já encontrei seguranças que impediram o uso do elevador com bicicleta.<BR/>(quando chove, é assim que venho para casa)<BR/><BR/>Força, Paulo. Poderia ter aproveitado para fazer a marginal a um domingo de manhã. O passeio é lindo. E quando estivesse cansado, metia-se no comboio.<BR/><BR/>Aliás, interessa-me muito as deslocações aos locais em redor de Lisboa.<BR/><BR/>Por outro lado, a multimodalidade é uma valência importante como diz a Ana. Mas se começamos a invadir o metro e a carris com as bicicletas, acabamos por entupir um serviço em especial para passageiros.<BR/><BR/>A bicicleta tem que conquistar um lugar próprio, como alternativa autónoma, autosuficiente na estrutura viária, constante, eficaz e viável. E não podemos incomodar os habituais passageiros do metro. Eles não têm que levar sistematicamente com as bicicletas. Digo eu ...carneirohttps://www.blogger.com/profile/11108629211118748795noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6056363881023341759.post-31960734185309831472008-01-06T05:19:00.000-08:002008-01-06T05:19:00.000-08:00Paulo, para Cascais pode continuar a opção pela mu...Paulo, para Cascais pode continuar a opção pela multimodalidade levando a bicicleta no comboio, que, aos fins-de-semana e feriados além de gratuito não tem restrições de horário.<BR/><BR/>Quanto ao Metro e os elevadores, deve ter tido sorte com as estações que usou até agora, porque a maior parte das estações, parece-me que ou não têm elevadores, ou têm-nos mal sinalizados ou são pequenos para uma bicicleta normal. Estas dificuldades afectam também as pessoas com mobilidade condicionada e todos os utentes que transportem bagagem mais pesada , carrinhos-de-bebé, etc.<BR/><BR/>Já agora, onde é que encosta a bicicleta, nas carruagens? Nunca usei o metro com a bicicleta grande, mas presumo que ofereça os mesmos problemas que o comboio (ex. da linha de Cascais).anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.com